Em especial as grandes empresas enfrentam grandes dificuldades em tudo que se refira a inovação e criatividade. À medida que as empresas crescem, e obtém sucesso com seus primeiros produtos, existe a tendência natural do surgimento de uma estrutura burocrática, que é o que há de mais contrario a qualquer tentativa de inovação. A acomodação é um efeito natural e praticamente irresistível, derivado de qualquer resultado bem sucedido. As pessoas se acomodam com muita facilidade, bem como todas as organizações.
Diante deste quadro as empresas precisam organizar e sistematizar o esforço criativo. Toda organização precisa reconhecer que precisa de elementos que toquem aquilo que já existe, porem necessita mais ainda de elementos inovadores e não conformistas.
O aspecto mais difícil que as empresas de sucesso precisam enfrentar é o fracasso de eventuais novos produtos e serviços. Se houver um risco razoável de que as pessoas envolvidas com este produto mal sucedido sejam punidas ou demitidas, naturalmente serão poucas as pessoas dispostas a assumir este risco. Com isto a organização fica engessada e cada vez mais acomodada. O atual quadro das montadoras norte americanas é bastante ilustrativo.
A Unilever teve um grande fracasso recentemente com um novo produto chamado persil power, porém o principal responsável por este fracasso não sofreu qualquer punição, e veio a ser o presidente de uma empresa de atuação mundial.
Algumas ferramentas para estimular a inovação dentro da empresa:
● Permitir certa liberdade de horário ao pessoal de pesquisa e desenvolvimento;
● Permitir que essas pessoas atuem em projetos informais e ainda não reconhecidos pela estrutura;
● Fazer com que parte da remuneração seja ligada a atividades inovadoras;
● Evitar medidas restritivas, como diversos programas de economia que se mostram inúteis, e apenas tolem a capacidade de iniciativa;