Algumas dicas para preparar Apresentações:
1) Preparar-se com antecedência para cada evento, reunindo o máximo possível de informações. É importante informar-se sobre a platéia e o ambiente antes da apresentação. Pode ser útil conversar com algumas pessoas que vão estar na platéia para saber quem estará por lá e quais são seus interesses, e para descubrir o que os ouvintes sabem e o que querem saber.
2) Olhar o ambiente antes da apresentação. Chegar cedo e descubrir onde se vai falar. Checar a acústica da sala, sentar-se em uma cadeira e ter a visão que a platéia tem. Testar os equipamentos.
3) Preparar mais material do que será usado. Se é uma apresentação de cinco minutos, desenvolver material suficiente para 15 minutos.
4) Estabelecer um esquema de exposição segundo os tópicos fundamentais exigidos para a apresentação. Em qualquer apresentação, as principais idéias devem ser reunidas antes, formando uma espécie de coluna dorsal. Muitas vezes, boas apresentações se perdem por ficarem presas a detalhes secundários do assunto.
5) Se preciso, simular a apresentação a amigos. Para o caso de Monografias de final de cursos de graduação ou Dissertações de Mestrado, esse treino é fundamental.
6) Utilizar material de apoio para não perder o foco – telões, transparências. Além disso, ajuda a manter a atenção do público.
7) Ir preparado para a eventualidade de alguns desses recursos não funcionarem.
8) Pode ser oportuno conhecer o local com antecedência.
9) Reconhecer que é impossível agradar a todos os ouvintes.
10) Procurar relaxar antes de entrar em cena.
11) Enfrentar o medo, pois fugir não adianta. Uma forma útil de treinar para isso é fazer perguntas durante as aulas, superando a barreira de imaginar que a turma toda irá criticar sua atitude.
12) Imagine as perguntas que poderão ser feitas. Tenha as respostas antes de falar. Usa-se essa técnica quando se fala com a imprensa.
13) Concentrar-se na sua platéia, não em você. A maioria de nós não gosta de se sentir em evidência.
Motivos pelos quais algumas apresentações podem ficar chatas:
1) Confia-se demais nos slides do Power Point.
2) Os slides são dotados de textos imensos. Na verdade, uma apresentação deve conter apenas as idéias, deixando livre o apresentador para desenvolvê-las.
3) Fala-se sem pausas ou variações da entonação.
4) Deixa-se de olhar para checar a reação da platéia.
5) Abuso de brincadeiras - algumas das quais sem graça.
6) Falta de entusiasmo pelo assunto.
7) Usa-se tom de voz de conversa.