Produzir um texto acadêmico é raciocinar sobre dados, fatos, e informações – seguindo um método científico. O texto deve respeitar o leitor, mostrando claramente o que é fato real e o que é uma opinião ou uma análise – ainda que embasada na realidade.
Em todo texto são importantes a introdução e a conclusão.
Para um trabalho científico, é preciso cuidar da Documentação, com o fichamento dos livros e artigos utilizados. Isso ajuda na formação de um conjunto de citações que podem ser usadas em diversos trabalhos posteriores.
A leitura deve ser atenta: evitar a realização de análises ou de interpretações, sem antes se certificar das dúvidas e das fontes.
Requisitos desejados nos trabalhos acadêmicos:
· Domínio do tema, com a adequada revisão dos trabalhos recentes realizados sobre o mesmo.
· Agudeza crítica.
· Respeito aos diversos pontos de vista existentes.
· Personalidade.
· Manejo de um certo grau de cultura.
· Ponderação de critério.
· Independência.
Distinguir o acidental do substancial, ser sóbrio, sério, e, procurar contribuir para a construção do saber. O estilo deve ser:
· Claro, evitando um texto denso. Para tanto, fazer frases curtas. Frases longas e cheias de subordinações tornam a leitura difícil. Ter em conta que ninguém terá tempo para reler algo.
· Simples, indo direto ao assunto.
· Vivo e variado, de modo a prender a atenção do leitor.
· Preciso, sem frases ou partes desnecessárias.
· Chamar a atenção ao drama humano, sem cair na linguagem poética.
Desse modo, um texto precisa ser burilado, reescrito várias vezes, até chegar à forma ideal.
Fugir:
· De qualquer tipo de pedantismo.
· De devaneios mentais, e confusões filosóficas.
· De excessivas comparações ou análises muito densas, que dificultam ou até impossibilitam a leitura.
· De frases construídas de modo negativo ou confuso, que obrigam o leitor a fazer várias leituras para tentar saber o que se pretende dizer.
O Trabalho acadêmico:
· Não pode ser baseado em boatos. Se houver qualquer dúvida sobre a autenticidade do fato, o mesmo é digno de ser classificado como boato, sendo, portanto, descartado.
· Todas as fontes utilizadas devem ser informadas. Isso é o que confere credibilidade ao estudo.
· Nunca se utilizam apenas pontos de vista de um único lado de qualquer questão. Daí a importância de se buscarem publicações, ao lado dos dados que são trazidos pelas próprias empresas pesquisadas. Qualquer informação delicada (como as afirmações de pioneirismo ou de participação de mercado) deve ser vista com cuidado, pois qualquer empresa ou a gestão de certa equipe precisa defender suas realizações, sem se preocupar com a exatidão histórica do que diz.
· Não há problema em que um trabalho apresente diversas versões ou pontos de vista – desde que o conjunto seja coerente. Inclusive, trabalhos sérios podem mostrar dificuldades, perplexidades, e até a falta de conclusões definitivas – o que não invalida a pesquisa, muito pelo contrário, pois abre caminho para outros estudos.
· Um trabalho de pesquisa jamais é feito para agradar amigos ou para punir inimigos.
Em uma Dissertação de Mestrado, a Revisão da Literatura deve pesquisar outras Dissertações sobre temas correlatos. Em uma Monografia, o ideal também é pesquisar outros estudos no mesmo tema. O Capítulo de Revisão de Literatura apresenta os diversos textos consultados, fazendo o trabalho de descrever, criticar, e comparar as principais idéias.
Cuidados ao redigir:
· Contar uma história: apresentar o motivo dos dados, o porque das relações de causa-e-efeito, as dificuldades. Figuras e setas também ajudam.
· Apresentar clara e abertamente os procedimentos metodológicos adotados.
· Evitar exageros.
· Fazer sub-capítulos ou sub-tópicos, de cerca de uma página e meia a duas, de modo a evitar capítulos imensos e que cubram diversos assuntos - o que termina cansando o leitor.
· Ouvir os revisores e suas sugestões, levando em consideração que suas críticas são uma honra, pois o fazem confiando que os autores irão compreender, aprender e aprimorar seu trabalho.