PREPARAÇÃO DE UMA NEGOCIAÇÃO
As pessoas não se preparam para uma negociação por três motivos: não acreditam na eficácia da preparação; estão ocupadas demais para investir tempo nisso; e não sabem como se preparar de maneira produtiva.
Elementos básicos em qualquer negociação:
Alternativas: são as possibilidades de caminho que cada parte tem se
não chegar a um bom termo.
Interesses: são as necessidades, preocupações, esperanças, desejos e
medos.
Opções: gama de possibilidades pelas quais as partes poderiam chegar a
um acordo.
Legitimidade: percepção de quão justo é um acordo.
Compromissos: declarações verbais ou escritas sobre o que cada uma das
partes fará.
As técnicas de preparação se dividem em três categorias:
Preparação por prioridades: útil quando precisar se concentrar em apenas certos elementos da negociação.
Preparação completa: é uma preparação abrangente, para negociações complexas.
Preparação rápida: é uma rápida passada pelo mapa da negociação para ter uma idéia de que trata a negociação e para onde ela pode caminhar. A preparação rápida tem o objetivo de fornecer ajuda rápida.
Os seguintes passos podem auxiliar na administração da negociação:
Estabelecer o objetivo antes de começar, para assim não perder a
credibilidade em relação à outra parte.
Definir antecipadamente a estratégia organizacional, pressionado os
superiores hierárquicos para que definam a sua posição e seus interesse
prioritários na negociação.
Manter os superiores informados, fornecendo a organização o máximo de informações sobre o andamento da negociação.
Representar a outra parte diante da empresa, o que é um tanto paradoxal uma vez que as pessoas começam a questionar sua lealdade, mas as equipes acabam negociando em favor da outra parte.
Manter o presidente longe da mesa, ele sabe menos do que os negociadores, e precisa estar afastado das discussões para poder preservar a prerrogativa de dar a palavra final.
A negociação é um processo de tomada de decisão e, quando as diferenças surgem dentro de uma equipe, deve-se saber administrar essa situação. Existem três tipos principais de negociadores:
Estabilizadores: são os mocinhos, pessoas com as quais é fácil
trabalhar.
Desestabilizadores: são os desconfiados, pessoas de trato difícil.
Quase mediadores: é aquele que orquestra todas as dimensões da negociação. Mede os pontos de vista conflitantes (entre sua equipe e a outra, dentro de sua equipe, entre sua equipe e sua organização e entre sua organização e as partes externas
interessadas).
BIBLIOGRAFIA
ERTEL, Danny; SÁNCHEZ, Francisco J. HSM Management. São Paulo. Mai/jun 1998. Pg. 62-68.
JAMES, K. HSM Management. São Paulo. Mai/jun 1998, p. 82-86.
URY, William. HSM Management. São Paulo. Mai/jun.1998. Pg. 70-74.
WOOD, Jack; COLOSI, Thomas R. HSM Management. São Paulo. Mai/jun.1998. Pg. 76-80.