FICHA TÉCNICA

FOTOS

MATÉRIAS

ANÚNCIOS

VISITANTES

LINKS

HISTÓRIAS
PROPAGANDAS
CONTATO

HISTÓRIA
>

História da Yamaha no Japão

A primeira moto com o nome Yamaha, apareceu em 1955, primeiro passo de uma história que a levaria ao gigante industrial que é hoje, entretanto, a história da Yamaha começa muito antes, na segunda metade do século passado, numa área que, aparentemente, pouco tem a ver com o motociclismo.

Seu nome tem origem de Torakusu Yamaha, nascido em 1851, terceiro filho de Konosuke Yamaha. Aos 30 anos, após ter sido aprendiz em uma fábrica de relógios, passou a trabalhar numa loja de equipamentos médicos em Osaka, aprendendo com muita rapidez como lidar com aparelhos. Dois anos depois, foi mandado para executar consertos nos equipamentos do hospital de Hammamatsu, região que escolheu para viver, contando sempre com sua experiência de mecânico e conhecimento de máquinas. Sua reputação cresceu quando, em 1887, foi chamado para consertar o órgão que estava instalado numa escola, na qual canto e música faziam parte do currículo escolar. Após alguma dificuldade, obteve tal êxito na empreitada que decidiu construir o seu próprio órgão, acreditando ter acumulado experiência suficiente para isso.

Em março de 1888, quando estava com 37 anos de idade, teve reconhecido o seu esforço ao construir um órgão que, além de obter certificado, foi comparado aos melhores fabricados fora do Japão. Começaram a chegar pedidos de diversos locais, inclusive da prefeitura de Shizuoka (local da atual sede da Yamaha do Japão). O nome Yamaha começava sua viagem pelo tempo e pelo espaço. Torakusu estabeleceu uma sociedade com o parceiro de primeira hora, Kisaburo Kawai, parceria esta que foi desfeita logo após a conquista da medalha de Mérito na III Exposição Industrial de Tóquio, quando, sozinho, ele montou a Yamaha Musical Instrument Manufacturing. Com o crescimento da demanda, decidiu juntar suas forças com outros empresários e fundaram a Nippon Gakki, sociedade que se tornou mundialmente conhecida e que existe até hoje. A produção de pianos começou em 1900 e, treze anos depois, com o crescimento constante do negócio, Torakusu acolheu na companhia, Chiyomaru Amano, e uma nova fábrica foi construída no local onde hoje fica a sede da Nippon Gakki.

Em 1916, aos 64 anos de idade, morreu Torakusu Yamaha, deixando um sólido império baseado na sua habilidade e capacidade de trabalho. Amano tornou-se o segundo presidente da companhia, a qual logo cresceu, sendo construídas mais duas fábricas. Após experimentar todo esse crescimento, inúmeros problemas ocorreram, desde incêndios provocados pelo terremoto de 1923, do que decorreram sérias dificuldades financeiras, disputas internas entre os operários e sérias questões trabalhistas. Com o declínio de Amano, Kaichi Kawakami assumiu e revitalizou a empresa, preparando inclusive seu filho para assumir o seu lugar, após a sua retirada da presidência.

Gen-Ichi Kawakami foi o quarto presidente da Nippon Gakki e decidiu diversificar os interesses da companhia e entrar na competitiva área da fabricação de motocicletas, criando para tal a Yamaha Motor Company.

Com a fabricação de motocicletas consolidada no Japão, o próximo passo foi a conquista de novos mercados. Assim, como para outros construtores japoneses, o mercado de exportação mais promissor eram, obviamente, os Estados Unidos. A Yamaha conquistou uma boa posição nesse competitivo mercado graças às suas YDS250, e, também, às YM1 e 2, de 350 cc. A evolução natural desse modelo levou ao desenvolvimento e o lançamento, em 1967, de uma nova moto, a YR1, cujo visual era muito parecido com o da YDS5, entretanto, seu motor bi-cilíndrico desenvolvia 36 CV a 7.000 rpm e a velocidade inicial anunciada era de 160 km/h. Na Europa a recepção da marca foi mais discreta, pois a indústria inglesa ainda resistia. A "família" YR evoluiu até à YR3 que, finalmente, deu lugar, em 1970, à R5 que era uma máquina quase totalmente nova, com o motor ganhando diâmetro e cursos de pistão diferentes, assim como na relação de câmbio, mas o principal trabalho foi efetuado em cima do peso. O conjunto quadro-suspensão era inspirado na versão de corrida, o que rendeu uma diminuição de 19 kg, chegando a 139 kg em ordem de marcha. Nessa ocasião a Yamaha percebeu o quanto era válido beneficiar as vendas das motocicletas de pequena cilindrada, quando estas são semelhantes, em design, a máquinas de maior cilindrada.

Hoje, os sons emitidos pelos motores Yamaha, tão afinados quanto os dos seus instrumentos musicais, percorrem todo o mundo, aumentando, continuamente, o nível de satisfação dos motociclistas.


Endereço da Yamaha no Japão

Yamaha Motor Co., LTD.
Head Office
2500, Shingai, Iwata, Shizuoka 438
Japan
Tel: (0538) 32-1145
Telex: 4263-751 IWATA
Fax: (0538) 37-4250

Site: http://www.yamaha-motor.com

>