LOS DODGES ARGENTINOS
Muitos não sabiam mas os nossos vizinhos argentinos também tiveram a sorte de ter os Dodges fabricados no país deles, e adivinhem... O carro mais potente fabricado até hoje na Argentina é um Dodge, da mesma forma que acontece aqui no Brasil. A diferença foi que lá houve motorizações diferentes, pois tiveram carros equipados com 6 ou 8 cilindros.
O primeiro modelo lançado foi o Valiant 1, que era o mesmo que se fabricava nos EUA. tinha um motor 6 cilindros (Slant Six) de 170 Pol. cúbicas e um carburador simples.
Logo se sucederam os modelos Valiant 2, 3, 4 Este último com um motor 6 cilindros de 225 Pol. cúbicas e era conhecido nos EUA como o DODGE Dart 69. (infelizmente não possuímos nenhuma foto desse modelo).
Após isso forma lançados os modelos dos Polara Y Coronado.
O Coronado era uma versão de luxo e vinha como um motor 6 cilindros 225 com um carburador de corpo duplo.
Os modelos Polara que vinham no modelo 4 portas e 2 portas, a versão 2 portas vinha em 3 modelos: Polara Cupe, Polara GTX, e RT.
A version Polara Cupe possuía um motor 6 cilindros 225 com carburador de corpo simple e câmbio de 3 velocidades. A version GTX possuía o famoso V8 de 318 Pol. cúbicas (o mesmo do Dodge V-8 nacional mas com "8,5:1 de taxa de compressãono motor") e um carburador 40 40, o motor tinha 227 hp de potência e é até hoje o maior e mais potente motor fabricado para automóveis de série na Argentina.
Outra versão era o RT que tinha o motor 6 Cil. 225 e carburador 42 42, e 180 hp de potência, o que era bastante para um 6 cilindros.
(Contribuição do nosso colega argentino Jonatan Dal Bon )
Clique nas fotos para ver em maior aumento.