TEORIAS UFOLOGICAS


Autor: Aloysio Carvalho




O fenômeno UFO, multifacetado e global, gerou, na era moderna da UFOlogia, muitas tentativas de explicação. De acordo com Erik Von Daniken, na antigüidade os OVNIs eram presença constante, sendo considerados Deuses, anjos, seus mensageiros, ou demônios, seus inimigos. Outros tentam associa-lo a Manifestações Marianas ou folclóricas ainda nos dias de hoje. Mas este não no escopo deste texto, mas sim as principais teorias "científicas" ou pelo menos semelhantes a "cientificismo" vigentes nos meios de pesquisa UFOlógica.

Não é nosso intento ser um texto completo, pelo menos nesta primeira vez que publicamos. Contamos com nossos leitores para ampliação e correção deste trabalho, sendo nosso intuito dar um primeiro passo de uma sistemática, ajudando ainda aos neófitos no assunto a se posicionarem, bem como sugerir literatura sobre as mais importantes teorias. Procuraremos incluir, como adendo, as principais teses UFOlógicas que conhecemos, tal como ortotenias, penetração no folclore, etc., mas em matéria complementar, no próximo número.

Passemos, então, às teorias


Os OVNIs:













Não acreditamos ter esgotado o tema, e certamente esta primeira lista está incompleta, mas ainda assim é um passo rumo a uma sistemática de classificação, bem como ponto de partida para debates.
Tentamos atender várias correntes, mas propositadamente deixamos algumas de fora, tais como "Deuses Celestiais", ou Armas Secretas, por acreditarmos que estas estão descartadas já de início. Incluímos outras a título de discussão, tal como que não existem UFOs, para efeito comparativo.
Alguns tópicos estão superficialmente explicados, somente para melhor identificação. Para a próxima matéria‚ria, nos aprofundaremos em alguns tópicos.

Os prós e Contras levantados são apenas os principais em cada teoria. Todas elas tem defensores e combatentes ardorosos. Abrindo espaço para que se manifestem, esperando assim contribuir para o crescimento da UFOlogia como ciência, através de fórum de debates.

Se você conhece alguma teoria lógica, racional para o fenômeno UFO, por favor, não hesite em contar-nos via E-Mail CIPFANI

Vários ufólogos concentram-se em somente uma teoria, enquanto outros são mais "ecumênicos", acreditando numa mescla destas. Mente aberta face a grandiosidade do enigma que se afigura diante de nós é ponto primário, mas racionalidade é indispensável. Enquanto cientistas que desejamos ser, não acreditamos nem desacreditamos em nenhuma delas. Todas são HIPÓTESES, ou seja, menos do que TESES, e é assim que devem ser vistas.

Pessoalmente, os membros do grupo tem preferências por esta ou aquela teoria. Mas procuramos evitar até mesmo expressar nossas preferências pessoais, já que somos humanos e não podemos simplesmente apagar nossas preferências.

Aloysio Carvalho Cunha Junior Pesquisador CIPFANI

--