Tecnicas de ajuste de Som em Televisão

 

 

  

O Básico do Som: em
Televisão 

Até recentemente, era prestado muito mais atenção ao vídeo em televisão do que para o áudio. “Som bom ” era quando você podia entender o que estava sendo dito; “ Som ruim ” era quando você não podia. 

Isto mudou nos recentes anos.  Com o advento do estéreo, surround-sound, e agora o áudio digital e com suas múltiplas trilhas, o telespectador terá muita maior qualidade.

Antes de começarmos a discutir alguns dos conceitos de sonorização básicos, deve-se  entender que. 

Som tem duas características básicas que devem ser controladas: loudness e freqüência. 

  

Loudness e Frequência

Loudness

Embora loudness seja medido em decibéis (dBs), o termo na verdade se refere a duas coisas diferentes. 

Primeiro dBSPL (para loudness é pressão do som) que é uma medida de poder acústico. Estes são sons que nós podemos ouvir diretamente com nossas ouvidos. 

Estes decibéis vão, além de, 135 que são considerados o limite de dor; a propósito, o ponto com o qual se danifica o ouvido permanente. (O dano que é irreversível é feito freqüentemente desapercebido) isso explica por que em alguns países a média é acima de 50 anos tem audição melhor que muitos adolescentes dos Estados Unidos. 

Vários niveis decibeis de pressão de som (em dBSPL) é mostrado aqui. 

                Som

  dBs

 Avião a jato 

   140

 Concerto de Rock 

   120

 Bate estaca a 15 metros (50 feet)

85

 Ruído de Transito

    75

 Conversação Normal 

    60

 Ambiente de Escritório 

    45

 Sussuro a 3 metros (10 feet)

30

 Studio de TV em silencio

    20


O segundo uso do termo decibel, dBm (para o nível de referência de miliwatt) é uma unidade elétrica. Estes decibéis são exibidos em metros de loudness. Em áudio nós estamos principalmente interessados em dBm que representa níveis elétricos que passa por várias partes do equipamento de áudio. 

Existem dois tipos de VU meter para medir o loudness de som, em uso de escala larga: o tipo digital e o tipo analógico. 

A baixo a dois exemplos de VU meter digitais. A agulha na porcentagem de modulação do áudio lateral esquerda (porcentagem de um sinal de máximo) e a agulha volta à direita em dB.  

A versão animada do VU meter à direita responde aos sons são usados em  espetáculos.

Ao contrário do que a lógica poderia dizer, 0dBm (geralmente só dB escrito na escala do VU meter) não é “ som zero " mas, de certo modo, o oposto, o máximo nível desejável. 

Isto poderá ser confundindo até que você perceba que o ponto 0dB no meter é justo o ponto de referência. Então, é possível ter um nível no meter que registre em dBs negativo, da mesma maneira que é possível ter uma temperatura de -10 graus Centígrado ou Fahrenheit. 

O VU da direita é o velho e tradicional analógico  que esteve desde o inicio da rádio. Embora fácil de ler, a maioria das versões não responde com precisão a picos pequenos de áudio. 

O dB nivela a ida do áudio para o equipamento de áudio que deve ser controlado cuidadosamente. Se um sinal de áudio enviado para o equipamento em um nível muito baixo, um ruído poderá ser introduzido quando este nível for amplificado a um nível normal (nível auditivo). 

Se o nível é muito alto (significativamente sobre 0 dB ou nas áreas vermelhas do VU meter), vai resultar vu_meter.gifnuma distorção especialmente com  audio digital. Para assegurar a qualidade auditiva, você tem que prestar atenção constante e mantendo os níveis auditivos normais. O VU meter animado mostrado aqui indica um nível que é muito alto.  O Ideal, é a agulha não entrar  freqüentemente na área vermelha no fundo da escala. 

Frequencia

Freqüência relaciona-se ao lance básico de um sound—how alto ou moge é. Uma freqüência de 20 Hz pareceria uma nota extremamente baixa tocada em um orgão de tubo um rumble.

No outro fim da escala, 20,000 Hz seria o som tocado o mais alto que pode ser percebido, até mais alto que a nota mais alta em um violino ou flautim. 

Freqüência é medida em Hertz (Hz) ou ciclos por segundo (CPS). Uma pessoa com audição excepcionalmente boa poderá perceber sons de 20 a 20,000 Hz. 

Esta gama de frequencia de 20-20,000Hz representam limites bastante extremos, o alcance mais comum usado para produção de televisão é de 50 a 15,000 Hz. Embora não cubra o alcance total que pode ser percebido por pessoas com audição de boa qualidade, este alcance cobre quase todos os  sons naturais. 

A Relação entre Frequência e Loudness 

Embora sons de freqüências diferentes possam ser tecnicamente  iguais em loudness (registra-se o mesmo em um VU meter) a audição humana necessariamente não os percebe como sendo de nível igual. . A linha vermelha no gráfico mostra a resposta de freqüência do ouvido humano à freqüências diferentes.  

Por causa da sensibilidade reduzida do ouvido humano para freqüências altas e baixas, estes sons devem ser mais altos para serem percebidos como sendo igual a outras freqüências. 

Você notará que um microfone de boa qualidade (a linha verde) é relativamente " comprimido " entre 50 - 15,000 Hz.

Condições para Audição 

Alguns problemas de distorção poderá se percebido em equipamentos diferentes no sistema. Para compensar  alguns destes problemas, nós podemos ajustar os controles de baixo, médio e agudo do equipamento de playback. 

Em sistemas mais sofisticado incluirão um equalizador gráfico que vai um passo adiante e permitirá ajustar faixas específicas de freqüências individualmente para o loudness.  

Um equalizador gráfico podera ser necessário para melhorar segmentos gravados abaixo das condições ideais, ou simplesmente para customizar o playback para a acústica de uma área específica. Nota, sobre o que o equalizador gráfico mostrado pode controlar nove áreas de freqüência específicas. 

Qualquer parte do sistema de áudio, microphone, amplificador, gravador de fita, ou alto-falante eles afetam a fidelidade do som adversamente. Porém, é o microfone (o dispositivo inicial que transforma ondas de som em energia elétrica) e o locutor (o dispositivo que manda ondas de som ) isso representa o vínculo mais fraco em qualidade.

Em alguns casos é possível usar o equalizador gráfico e outro equipamento de áudio para limpar a resposta de freqüência de um microfone pobre. Porém, até mesmo as técnicas auditivas mais sofisticadas não podem realizar milagres. Assim, o melhor sinal auditivo é o original.

Tratamento Acustico em Estudios 

O som, é afetado pela acústica do ambiente de onde é gravado. cabendo um tratamento acustico.  

Criar estúdios totalmente à prova de som, estações de rádio no inicio usavam tapetes espessos nos sndproof.jpgchãos e soundproofing pesado nas paredes em um esforço.  Embora possivelmente próspero como soundproofing, o resultado era um efeito inanimado e morto que nós não ouvimos em um ambiente normal, como em nossas salas de estar. São mostrados dois tipos de material de soundproofing na esquerda. 

O outro extremo é um studio com um chão de azulejo e paredes duras, paralelas que refletem o som.  O resultado é reverberação (um eco leve) isso interfere com o inteligibilidade da fala. 

O studio ideal deve registrar ou escutar um som com  pouca ou nenhuma reverberação para soar realisticamente (semelhante a sua sala de estar possivelmente), mas não o bastante para reduzir a inteligibilidade de fala. 

VOLTAR