Guia básico do Radioamadorismo

Esta página tem como principal objetivo dar informações básicas à todos aqueles que querem entrar neste apaixonante hobby que é o radioamadorismo. Aqui voce encontrará informações simples e úteis mas de grande valor, nem sempre encontradas com facilidade .

O que é o Radioamadorismo

O radioamadorismo é uma comunidade de pessoas que usam rádio transmissores e receptores para se comunicar com outros rádio operadores amadores. As coisas que os radioamadores podem fazer, são tão diversas quanto as pessoas que fazem parte desta comunidade, e vão desde simples contatos locais entre amigos até contatos internacionais usando até mesmo a lua como satelite.

Os radioamadores e suas estações, são licenciadas no Brasil pela Agencia Nacional de Telecomunicações - ANATEL. No Brasil os radioamadores dividem-se em 4 classes: A, B, C e D. Existem também os operadores de rádio PX (faixa do cidadão), que não se enquadram exatamente como radioamadores, e sim numa categoria própria. Os radioamadores possuem uma serie grande de previlégios sobre os operadores de rádios da faixa do cidadão - PX. Mas ao contrário destes operadores, que não necessitam de nenhum conhecimento prévio para operarem seus rádios, bastando tirar uma licença, os radioamadores necessitam fazer provas para sua habilitação. E é claro com os privilégios de uso das radiofrequencias designadas aos amadores, sempre acompanha uma serie de obrigações e limitações de ordem técnica, legal e ética.

Convém deixar bem claro aqui, que tais provas jamais devem ser encaradas como uma barreira ao ingresso, mas como um estágio no aprendizado das leis e técnicas que regem o radioamaorismo, principalmente porque para ingresso na classe "D" (iniciante) as provas são bastante simples, englobando a legislação, a ética e um mínimo de técnica operacional. Para a classe D não é necessário o aprendizado do CW (código morse). Como voce vê não é nada assustador.

O Equipamento

O Equipamento necessário para iniciar-se no hobby pode ser bastante simples. Com um rádio portátil (HT - hand held transceiver) para VHF, de custo não muito elevado (a partir de: R$ 200,00 - usado), você já estará apto a falar com diversos outros radioamadores, podendo atingir distâncias grandes (20~100km) utilizando-se de estações repetidoras, que estão presentes em muitas cidades. Com o aprimoramento do radioamador, a necessidade de equipamentos mais sofisticados e potentes será sentida, mas tal equipamento poderá ser adquirido aos poucos e com o auxilio dos proprios novos amigos que voce fará pelo rádio. Entre os radioamadores são muito frequentes as trocas e venda de equipamentos usados, o que torna os preços mais acessíveis. Clubes e associações geralmente fazem eventos do tipo feira de trocas. Uma estação de radioamador é composta por dois elementos : O TRANSCEPTOR (Radio) e as ANTENAS (Sistema irradiante).

Os RÁDIOS dividem-se basicamente em três tipos :

Rádios Portáteis - Eles são de dois tipos: Os rádios de mão chamados Ht's ( hand held transceivers ) muito populares, e também equipamentos maiores transportáveis. Sendo que este segundo tipo é muito pouco usado. Os HTs tem potencia entre 1 e 5 watts.

Rádios Móveis - Originalmente para instalação em automóveis. Pode-se usar em casa também, desde que se use uma fonte de alimentação ou bateria de 12 volts. A sua potencia máxima é em torno de 50 watts

Rádios base - São rádios feitos para operarem em instalações fixas, são bem mais completos que os anteriores. Geralmente este tipo de equipamento são multibandas e multimodos, ou seja , possuem capacidade de operação em diversas faixas de frequências (HF, VHF e UHF) e em diversos modos (CW, SSB, FM etc.). A potência desse tipo de equipamento geralmente é muito grande, e torna-se praticamente ilimitada quando acoplados a potentes amplificadores de RF.

HT RÁDIO MÓVEL RÁDIO BASE

As ANTENAS podem ser de variados tipos e tamanhos, dependendo do tipo de estação, frequência e do tipo de modulação que estamos fazendo. Elas podem ser unidirecionais (simplesmente direcionais) ou omnidirecionais (irradiação em 360º).

Exemplos de antenas :


ANTENAS | LINKS | LABRE | LEGISLAÇÃO | ÉTICA OPERACIONAL

TÉCNICA OPERACIONAL | BRASÍLIA


DÚVIDAS ? zz2ari@zaz.com.br