Historial

 

O Grupo de Escalada do Centro (GEC), nasceu da reestruturação do Grupo de Escalada de Fátima (GEF), associação fundada em 1999, cujos sócios sentiram a necessidade de alargar a sua área de acção inicial, centrada na zona do Reguengo do Fétal e porque muitos escaladores das zonas de Torres Novas, Tomar, Alcobaça e Caldas da Rainha, precisavam de algum suporte clubístico que envolvesse de algum modo a zona centro. Com esta reestruturação o clube fortalece as suas bases, alarga o seu raio de influência, consegue oferecer mais e melhor formação, terá uma ampla oferta de actividades, alcança uma diversidade de novas zonas de escalada, desde Peniche, Pedrogão, serra do Bouro e serra de Aire e Candeeiros. Estas zonas possuem ainda um grande potencial de abertura de novas vias de falésia ou bloco.

Para além do acima do acima referido, o clube também irá organizar trekkings e expedições alpinas em várias cordilheiras do planeta, nomeadamente Himalaias, Andes e Cáucaso.

Porque a virtude está em descentralizar, o clube manterá a sede em Fátima e uma delegação nas Caldas da Rainha, procurando servir melhor os seus associados.