APOLLO –PHOEBUS

Um dia Zeus viu uma linda ninfa chamada Leto e se apaixonou por ela. Mas como ele percebeu que Hera estava observando, transformou-se e a sua amada em pássaros, para pode se esconder entre as árvores. Hera, contudo, percebeu o disfarce e lançou uma maldição em Leto. Ela disse a ninfa que essa não encontraria um local ao sol para ter seu filho e colocou a serpente Phytos para vigiá-la.

Zeus, para ajudar sua amada, mandou o vento norte que a levou a pequena ilha de Delos. Era um local pequeno, rochoso, mas mesmo assim Phytos a seguiu. Com a ajuda do vento que iludiu a serpente, Leto pode dar a luz a gêmeos.

Primeiro ela teve uma linda menina, que chamou Artemis. Já fraca e cançada, teve dificuldade para dar a luz ao segundo filho, mas Artemis, mesmo sendo um bêbe, ajudou sua mãe, e ela deu a luz a um menino, que chamou de Apollo.

Zeus teve muitos filhos, mas nenhum era tão amado quanto os gêmeos. Eles eram dotados de força, coragem e beleza. Apollo tinha os cabelos pretos e olhos profundamente azuis, talentos extraordinários em matemática, música, poesia e medicina. Tornou-se o deus do sol e patrono da ciência.

Ele era chamado o mais grego de todos os deuses. Ele é uma linda figura da poesia grega, o senhor da música que deleitava o olympos quando tocava sua lira dourada.

Ele era o senhor dos arcos tinha um arco prateado e gostava de caçar, era também aquele que curava e que primeiro ensinou ao homem a arte da cura, ele também é o deus da luz e o deus da verdade. Nenhuma palabra falsa jamais saiu de seus lábios.

O oráculo de apollo era Delphi que teve um importante papel na mitologia. Castalla era sua fonte sagrada, Cephissu seu rio, que ficava no centro do mundo, para onde íam pássaros do mundo inteiro. Nenhum outro santuário era pário para este. As respostas para as questoes feitas telos ansiosos indagadores da verdade eram respondidas por uma sacerdotisa que entrava em transe antes de falar. O transe supostamente era causado pelo vapor que saía de uma rachadura que ficava na rocha sobre o qual seu assento estava colocado.

Apollo também era conhecido como Deus sol. Seu nome significa brilhante ou reluzente, a pesar de que o verdadeiro Deus-Sol era Helios.

Apollo era um vínculo direto entre os deuses e os homens, guiando os homens para o conhecimento da vontade divina, mostrando-lhes como ficar em paz com os deuses; também era o purificador, apto a purificar aqueles manchados com o sangue de seus próprios parentes, a pesar disso, existem algumas histórias que o mostram impiedoso e cruel.

Sua árvore era o loureiro e muitas criaturas era consagradas a ele, entre elas o golfinho e o corvo.

index

Mythology

Bibliografia: