JUNO ( HERA )

 

Hera era a esposa de Zeus e também sua irmã. Uma das menos populares deusas do olimpo. Os titãs do Oceano e Tethys fizeram com que ela surgisse. Ela era a protetora do casamento, e as mulheres casadas eram suas protegidas. Existe muito pouco de atraente nos retratos que os poetas fizeram dela, e os relatos sobre suas proezas a mostram empenhada em punir as mulheres pelas quais Zeus se apaixonava , mesmo quando elas sucumbiam somente porque eram por ele coagidas. Não fazia qualquer diferença, para Hera, se elas eram inocentes ou relutantes, a Deusa as tratava de igual forma. Sua fúria implacável recaia sobre elas e sobre suas crianças. Ela nunca esquecia uma traição. Apesar disso, ela tinha razão em sua fúria, Zeus era um péssimo marido, além de infiel ele a punia constantemente por suas reclamações.

A guerra de Troia teria terminado em paz, deixando os dois lados sem conquistadores, se não fosse pelo ódio despertado em Hera por um troiano que achou que outra Deusa era mais bonita do que ela. A ira por sua beleza desprezada permaneceu com ela até que Troia caiu em ruínas.

Em uma única estória importante, ela é cantada como uma graciosa protetora dos Heróis e a fonte de inspiração de ações heróicas, mas em nenhuma outra aparece desta forma.

Para os romanos, conhecida como Juno, ela era venerada em todas as casas, não se sabe se por adoração ou para mante-la em paz. Ela era a Deusa para a qual as mulheres casadas pediam ajuda. Ilithya ou Elétia, aquela que ajudava as mulheres nos partos, era sua filha.

Hera teve 3 filhos indesejados e desagradáveis. Ares ou marte, o Deus da guerra, Hephaestus ou Vulcano, que forjava armas e Eris, Deusa da discórdia..

Hera tinha o poder de dizer o futuro e de dar esse Dom aos outros. Contudo, quem recebia o Dom só conseguia prever desgraças, tornando-se altamente impopulares.

A vaca era por ela sacrificada. O animal que a representava era o pavão. E Argos era sua cidade favorita.

Index

Mythology