![]() |
|||
![]() | ![]() ![]() ![]() |
||
Nélida Piñon nasceu no Rio de Janeiro. Formada no Curso de Jornalismo ,da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Filha de Olivia Carmen Cuiñas Piñon e Lino Piñon Muiños . De família originária de Cotobade, Galícia.
Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1989, em 1996-1997 tornou-se a primeira mulher, em 100 anos, a presidir a instituição, no ano do seu I Centenário.
Sócia-Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa desde 2-12-1999.
Eleita para a Academia de Filosofia do Brasil – Rio de Janeiro – 2004 Em 1970, inaugura a primeira cadeira de Criação Literária, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.
Titular da Cátedra Dr. Henry King Stanford in Humanities, da Universidade de Miami, desde 1990, até 2003 - ocupada anteriormente por Isaac Baschevis Singer, Prêmio Nobel, quando renunciou à cátedra.
Visiting – Writer:
Harvard University -, em Cambridge , 2001
Georgetown University, Washington,DC-1999
John Hopkins University. Baltimore, década de 80
Columbia University, Nova York –1978
Ocupante da Cátedra Alfonso Reyes, em setembro de 2002, em Guadalajara, México, fundada por Carlos Fuentes e outros intelectuais.
Ocupante da Cátedra Júlio Cortazár , em novembro de 2001 , em Guadalajara, México. Fundada por Gabriel Garcia Márquez e Carlos Fuentes.
Prêmios Internacionais:
2005 - 15 de junho- laureada com o Prêmio Príncipe de Asturias –Letras, indicada por um júri formado por 20 intelectuais espanhóis, presidido pelo Presidente da Real Academia, Don Victor Garcia de La Concha, em Oviedo-Españha. A ser entregue pelos Príncipes de Asturias no dia 21 de outubro de 2005, em Oviedo. Primeiro escritor de língua portuguesa a receber esta láurea.
2004 - abril – nomeada Puterbaugh Fellow para 2004 - prêmio oferecido pela Universidade de Oklahoma e a revista The World Literature Today. Primeiro escritor brasileiro a receber esta láurea concedida anteriormente a: Octavio Paz, Carlos Fuentes, Mario Vargas Llosa.
2003 - laureada com o Prêmio Internacional Menéndez Pelayo – entregue em Santander pela Ministra de Educação e Cultura de Espanha , no dia 10 de julho de 2003 – Primeiro intelectual de língua lusa e primeira mulher a receber este prêmio. O laudatio havendo sido feito pelo escritor Mário Vargas Llosa.
2002 - Laureada com o Prêmio Rosalía de Castro, para conjunto de obra em língua portuguesa – Galícia , em Espanha , concedido pelo Pen Clube da Galícia, em maio de 2002 . Nesta mesma oportunidade , ganhou o referido prêmio, em língua espanhola, o escritor argentino Ernesto Sábato.
2001 – setembro - Laureada com o Prêmio Ibero americano de Narrativa Jorge Isaacs, de Cali , Colômbia – para conjunto de obra. Primeiro autor de língua portuguesa e primeira mulher a receber tal prêmio.
1995 – novembro -Laureada com o Prêmio Juan Rulfo de Literatura Latino-americana e do Caribe, no México, entregue em Guadalajara, na Feira Internacional do Livro, para conjunto de obra. O laudatio havendo sido feito pelo escritor Carlos Fuentes. Primeiro autor de língua portuguesa e primeira mulher a receber tal prêmio.
Prêmios Nacionais:
Prêmio Golfinho – conjunto de obra – Brasil.
Prêmio Nestlê – conjunto de obra – Brasil.
Prêmio Mário de Andrade – melhor livro do ano, com o romance A casa da Paixão – Brasil.
Prêmio Walmap - Brasil e outros prêmios.
Prêmio Jabuti, de Letras, com o livro Vozes do Deserto, melhor romance do ano. 2005.
Recebeu os seguintes títulos internacionais:
Doutor Honoris Causa da Universidade de Florida Atlantic,USA- 1996.
Doutor Honoris Causa da Universidade de Poitiers, França, l997.
Doutor Honoris Causa da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, em 1998. A primeira mulher a receber o título em 503 anos.
Doutor Honoris Causa da University of Rutgers, USA, 1998.
Doctor Honoris Causa da Université de Montréal, Canadá – maio 2004.