Londres, 1968. Após a dissolução do Yardbirds, Jimmy Page, resolve montar uma nova banda, com o nome de The New Yardbirds. Ao ler um artigo na revista "Disc Magazine", John Paul Jones, baixista e tecladista, entra em contato Page, que recebe uma dica sobre um jovem blues-singer de Birmingham chamado Robert Plant e resolve viajar para vê-lo cantar.
"Seu vocal era incrível", relembra Page. "Ia do grave ao agudo em um segundo".
Na casa de Jimmy Page, eles exploraram o gosto musical de cada um ouvindo seus discos - tudo desde Buddy Guy, até Muddy Waters, passando por The Incredible String Band e Elvis. Então Page parou numa música, Babe I'm Gonna Leave You, numa versao dramática de Joan Baez. Page traçou um plano para uma banda que seria capaz de tocar uma música como aquela. "Eu adoraria tocá-la de forma mais pesada", ele disse, "mas com um pouco de luz e sombra". Tudo isso fez muito sentido para Plant, que sugeriu a entrada de um amigos particular seu, de Birmingham, companheiro de sua banda lá . Um bateirista chamado John Bonham.
A primeira vez que a banda se reuniu foi num pequeno quarto, debaixo de uma lojinha de discos, na London Gereard Street. Nesse pequeno quartinho eles tocaram apenas uma música, Train-Kept-a-Rolling, "e houve naquele momento um indescrit¡vel sentimento", diz Page. Eles ensaiaram por muitas semanas na casa de Page, em Pangborne, ao lado do Rio Tâmisa. A primeira turnê da banda foi de 2 semanas, na Escandinávia, aproveitando compromissos não cumpridos pelo velho Yardbirds. Ainda tocando sob o nome de "The New Yardbirds", logo eles entraram em seu primeiro estúdio de gravação : o London's Olympic Studios.
Seu primeiro show na Inglaterra foi em 15 de Outubro de 1968, na Universidade de Surrey. Eles tocaram com um novo nome, LED ZEPPELIN, cunhado com um comentário do baterista do The Who, Keith Moon : "Vocês vao subir como um dirigível (led zeppelin)". Umas das primeiras músicas básicas de seus shows ao vivo viria a ser "Dazed and Confused", que tinha como atrativo um solo de guitarra ,tocado em parte com um arco de violino, por Jimmy Page. O arco logo se tornou a famosa assinatura de solo de Page.
O LED ZEPPELIN fez seus shows instensos e cheios de blues em várias cidades da Inglaterra mas o interesse da imprensa foi mínimo. A América acenou para a banda : o empresário da banda, Peter Grant, percebeu que a banda teria uma boa chance de estourar nos EUA. Teve a chance de provar sua teoria quando a banda de Jeff Beck cancela uma turnê nos EUA com o Vanilla Fudge. Ele entrou em contato com os promoters e os convenceu a levarem outra banda : o LED ZEPPELIN. Tudo que restava a Grant era convecer os integrantes da banda a largarem o Natal, tão sagrado para os britânicos, e sua famílias para se meterem numa terra desconhecida. Eles aceitaram com gosto ... A banda voou para Los Angeles para uma série de shows no Whisky a Go Go. Os Estados Unidos foram uma novidade incrível para aqueles jovens ingleses que não estavam acostumados a ver policiais carregando armas e aqueles enormes carros americanos.
Peter Grant queria muito mais para a banda do que um simples álbum (Led Zeppelin já havia sido lançado). Não seria simplesmente uma banda de rock, seria uma experiência para toda a vida. Uma troca entre os integrantes daquele grupo. E a peça-mestra para esse plano seria o show em São Francisco, no Fillmore West. Peter Grant havia dito a banda se aquele show não fosse um estrindo, teriam que voltar prá casa. Esse lugar era essencial para a decolagem da banda ! O show foi dividido com bandas como "Taj Mahal and The Country Joe" e "The Fish". O Led Zeppelin foi informado que serviria como "banda de suporte" para o resto do show. Uma banda secundária ... A missão era clara : façam direito ou morram. E o LED ZEPPELIN tomou conta do palco com uma enorme fúria !! Foi um show que tomou conta da platéia e logo tomou onta do país inteiro. E por conta disso, fez 3 turnês (sozinhos) pelos país em 1969 - "Foi como um tornado, que foi rolando pelo país", disse Jimmy Page.
Quando a banda chegou a Nova York, já eram manchetes nos jornais. O álbum Led Zeppelin já estava entre os dez mais tocado da América, e assim ficou durante mais de um ano.
Led Zeppelin II foi escrito na estrada, durante uma de suas turnês. O álbum mostrou mais a personalidade da banda, pois os 4 estavam se conhecendo musicalmente melhor, ao mesmo tempo em que Robert Plant melhorava seu vocal. Whole Lotta Love, o primeiro single do álbum, logo irou o hit da banda. Na verdade, nenhum dos integrantes se lembra de onde surgiu Whole Lotta Love, mas John Paul Jones acha que surgiu de um dos improvisos de Jimmy Page em Dazed And Confused. Plant diz que "' de onde quer que tenha vindo, os riffs da música são sua essência.", e falando em riffs, falamos em Jimmy Page.
Já em 1970, a popularidade do Zeppelin já havia alcançado a Inglaterra e arredores.