SOBRE O AUTOR

NAVEGAÇÃO

FINANÇAS

SETOR ELÉTRICO

INFORMÁTICA

MISCELÂNEA


FINANÇAS
As 500 mais - BR
Análise de Projetos
Contabilidade
Cotações Brasil
Cotações EUA
Gráficos Online
Glossário Financeiro
StockLinks
 
SOBRE O AUTOR
Curriculum Vitae
Estante de Livros
Publicações
Painel ICQ
 
NAVEGAÇÃO
Página Inicial
Mapa do Site
Novidades
Comentários
Livro de Visitas
 
SETOR ELÉTRICO
Papers
EletroLinks
 
INFORMÁTICA
InfoLinks
Delphi
Visual Basic
 
MISCELÂNEA
Cinema
Curitiba
Humor
Links Amigos
Star Trek
 

Enviar e-mail Alvaro


WallStreet Dividend Award



©1998/1999
Alvaro A. de Almeida

 


Glossário Financeiro


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Página anterior Próxima página

Baixista/Bearish
Tendência em um mercado de ações quando, pela predominância da oferta, o preço dos papéis sofre queda. O termo em inglês vem de "bear" (urso). Um urso ataca com movimentos de cima para baixo, daí a origem do termo.

Barras, Gráfico de/Bar Graph
O gráfico de barras exibe usualmente os preços máximo, mínimo, de abertura e de fechamento de um título. Trata-se do gráfico mais comum e mais utilizado pelos analistas. O preço de fechamento é representado por um traço ao lado direito de uma linha vertical; o preço de abertura é indicado por um traço ao lado esquerdo da linha; as extremidades da linha indicam os preços de abertura e fechamento, respectivamente, conforme indicado na figura abaixo. Cabem ainda as seguintes observações sobre o Gráfico de Barras:

Barra de um Gráfico de BarrasO preço de abertura de uma barra tende a refletir a opinião de valor dos leigos. Depois de ler o jornal da manhã e dar alguns telefonemas, ligam para seus assessores, passando-lhes ordens para serem executadas na abertura do pregão.

O preço de fechamento de uma barra tende a refletir a atividade dos investidores profissionais. Eles observam o mercado durante o dia, respondem às mudanças e tornam-se bastante ativos especialmente no final do pregão.

O máximo de cada barra representa a força máxima dos compradores naquele dia, isto é, o limite até onde suas compras empurraram o preço para cima até esbarrarem na resistência oferecida pelos vendedores.

O mínimo de cada barra representa a força máxima dos vendedores naquele dia, isto é, o limite até onde suas vendas empurraram o preço para baixo até esbarrarem no suporte oferecido pelos compradores.

A distância entre o máximo e o mínimo de qualquer barra revela a intensidade do conflito entre compradores e vendedores. Uma barra de tamanho médio define um mercado relativamente tranqüilo. Uma barra que é apenas metade da de tamanho médio revela um mercado desinteressado. Uma barra que é o dobro da média mostra um mercado em ebulição, onde compradores e vendedores batalham em todos os momentos.

Blue Chip
Ação de grande liquidez e procura no mercado. Em geral, são ações de empresas tradicionais e de grande porte.

Bonificação
Distribuição gratuita de novas ações aos acionistas, na proporção da quantidade de ações já possuída por cada um, em virtude da incorporação ao capital de reservas ou lucros acumulados ou da reavaliação do ativo da empresa.

Bolsa de Energia/Power Exchange
Instituição características de países que abriram seus setores elétricos à competição, tendo desverticalizado suas indústrias elétricas. Nesses países (Inglaterra, Noruega, alguns estados dos EUA e outros países), a energia elétrica passa a ser comercializada em uma bolsa, como uma commodity. A bolsa de energia possibilita a comercialização da energia nos mercados spot, a futuros e de opções.

Bolsa de Mercadorias/Commodity Exchange
Lugar onde se negociam mercadorias (commodities), tais como café, açúcar, algodão, etc. As negociações são feitas nos mercados a vista e de futuros. A maior bolsa de mercadorias do Brasil é a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), fundada em 1917.

Bolsa de Valores/Stock Exchange
Lugar onde se negociam títulos e valores mobiliários. A negociação pode se dar por meio de pregão ao vivo ou eletrônico. Somente as ações mais negociadas participam do pregão ao vivo. A maior bolsa de valores do Brasil é a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A maior bolsa do mundo é a New York Stock Exchange (NYSE), localizada no nº11 da Wall Street, em Nova Iorque

Principais fontes utilizadas:
1. Sandroni, P. (org.), "Novo Dicionário de Economia", 4.ed, São Paulo, Best Seller, 1994;
2. Rudge, L.F., Cavalcante, F., "Mercado de Capitais", 2.ed, CNBV, 1993;
3. Gitman, L.J., "Princípios de Administração Financeira", 3.ed, Harper & Row, 1984;
4. Achelis, S.B., "Technical Analysis from A to Z".

Página anterior Próxima página

Vai para a página inicial de SL&B

Acessos desde 20.07.98:   

Enviar e-mail para Alvaro