clique para imprimir esta páginaclique para imprimir este documento

 
LOGOS-PERC (obras clássicas & Logosofia)
Página criada pela turma que fez a home-page da AIL. Contém mais de 800 ensaios sobre arte & literatura, e uma home-page sobre a Logosofia, ciência em prol da superação humana.
NUPILL (obras clássicas brasileiras)
Home-page produzida e criada pelo professor Alckmar Luís da Silva, da Universidade Federal de Santa Catarina. Transcrição de obras clássicas sobre o Brasil ou de literatura brasileira (caídas em domínio público), desde a carta que Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei Dom Manuel I, até a literatura do início deste século.
UERJ (Letras)
Para informar-se a respeito das atividades que se desenvolvem na UERJ, em todos os setores do Departamento de Letras, basta clicar neste endereço.
CLASSICS ARCHIVE
Sítio de grande utilidade para os estudiosos da cultura universal. Contém a reprodução integral de 441 obras clássicas, principalmente greco-latinas, criadas por 59 dos maiores escritores e filósofos do Ocidente.
PROJETO GUTTEMBERG
USA. Projeto coordenado pelo professor Michael Hart. O projeto já transcreveu todas as obras importantes da literatura norte-americana e inglesa, caídas em domínio público. "Site" muito útil para quem procura algum romance, livro de poemas, coletânea de contos ou crônicas de escritores em língua inglesa, até os anos 30.
UNICAMP
Arquivo da Universidade de Campinas, contendo ensaios contemporâneos sobre literatura, escritos por destacados professores de universidades federais ou estaduais brasileiras.
PROJETO VERCIAL
Home-page criada em Portugal. Transcrição de romances, contos, obras em poesia – todos os clássicos da língua portuguesa. Tal como ocorre no NUPILL, as obras já vêm prontas para copiar.
BRASA
Serviço criado por brasilianistas sediados na Universidade do Novo México, Estados Unidos. Divulga informações via Internet sobre movimentos culturais brasileiros. O BRASA é condecorado pelo governo do Brasil, como reconhecimento por todos os serviços que presta à cultura de língua portuguesa. Para tornar-se membro, envie um email a este endereço:
The University of New Mexico Listserv
e-mail: listserv@unm.edu
COSTA FLOSI
Quatro páginas criadas elo escritor Costa Flosi, contendo a obra de dois autores brasileiros e dois de língua inglesa. O projeto dos "sites" é muito bem cuidado. Os trabalhos estão prontos para serem baixados.
Eis os "links" para os quatro endereços eletrônicos:

Castro Alves

Machado de Assis

Mark Twain

William Butler Yeats

MATRAGA
Revista de literatura da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), dirigida pelo escritor Gustavo Bernardo Krause, professor de literatura brasileira e teoria literária na UERJ.
APSA
Serviço muito semelhante ao BRASA, dirigido pelo professor Paulo de Medeiros. Para tornar-se membro, entre na página do APSA. Basta clicar.
GREAT BOOKS
A Access Foundation é responsável por este "site", que contém obras caídas em domínio público, a partir do Código de Hamurabi.
LITERATURE ONLINE
Este "site"oferece um número imenso (por volta de 250.000 obras) de literatura inglesa e norte-americana. A revista mantém um serviço de assinatura e de consulta a outros endereços literários.
PHILO-BIBLON
Endereço eletrônico dirigido pelo professor Arthur Askins, da Universidade de Berkeley, California. Segundo o próprio Askins:
Contém as bibliografias - Bibliografia de Textos Antigos Galegos e Portugueses (BITAGAP), Bibliografia de Textos Catalans Antics (BITECA) e Bibliografía Española de Textos Antiguos (BETA).
LOBATO
Home-page contendo informações a respeito da vida e obra do escritor Monteiro Lobato.
ODISSÉIA
Página de ficção científica, criada por Marcus Vinícius Boldrin.
NOBEL CHANNEL
Uma interessante biblioteca, contendo os arquivos do Prêmio Nobel.
TEATRO ESPAÑOL DEL SIGLO DE ORO
Nesta página de literatura espanhola, o internauta poderá encontrar as principais obras de teatro que a Espanha produziu nos séculos XVI e XVII. São mais de 800 textos, escritos por 16 dramaturgos espanhóis – entre os quais Lope de Vega, Calderón de la Barca e Algustín de Moreto.
GARATUJA
Página do escritor gaúcho Ademir Bacca, incluindo poemas, contos, crônicas, material sobre literatura e informações a respeito de arte em geral.
MONTEIRO LOBATO
Mais um endereço cultural com informações a respeito da vida e da obra de Monteiro Lobato.
THE LABYRINTH
Home-page de literatura, em língua inglesa.
ARTE PAU-BRASIL
Endereço muito bem cuidado, com projeto artístico profissional, incluindo trabalhos em poesia e prosa, uma livraria virtual e várias opções interessantes.
TEXTUAL - SENADO
Biblioteca do Senado Federal, parte de um projeto cultural do governo brasileiro.
#POESIA-BRASIRC
Endereço criado em Java-Script, com projeto muito bem trabalhado, simples e de fácil navegação. Trabalhos em poesia.
GERALD THOMAS
Apresenta os principais trabalhos do diretor de teatro Gerald Thomas, sua biografia e uma seção com fotos dos espetáculos que dirigiu.
MEC (Ministério da Educação e Cultura)
Acesso a pareceres e resoluções, Diário Oficial, notícias sobre a política educacional, "links" para os endereços de importantes museus, como o Museu Histórico Nacional, Museu da República, etc.
POESIA DIÁRIA
Criado e dirigido pelo poeta Alex Fagundes, "Poesia Diária" é um fórum que transcreve e distribui trabalhos em poesia, para todo o mundo. A "home-page" deve ser consultada, mas o principal trabalho do "Poesia" é a oportunidade que dá aos escritores de conhecerem o que está se fazendo, em sua área, por todo o Brasil e em outros países, bem como divulgar a produção que não chegou ainda às editoras, ou a dos poetas já consagrados. Para filiar-se ao "Poesia Diária", basta mandar um imeio para Alex Fagundes, clicando no endereço:
Alex/poesia diária
CARLOS CEIA
O pesquisador Carlos Ceia, especialista em língua e literatura portuguesas (nosso correspondente em Portugal), tem esta página além-mar. Carlos Ceia é professor da Universidade Nova de Lisboa, e seu endereço tem links para home-pages muito importantes na área da literatura.
VINÍCIUS DE MORAES
Os admiradores do poetinha, em Portugal, construíram esta bela página, cheia de comentários e amostras da vida e obra do nosso grande compositor e poeta.
ART AND PEOPLE
Clemente Padin integra a lista, cada vez maior, de poetas e prosadores uruguaios participantes do PERC. Seu livro Art and people está na Internet, ao alcance de um clique.
VISUAL POEMS,1967-1971
Mais um trabalho de Clemente Padin. Além de teorizar sobre a poesia visual (ver a seção 'biblioteca de ensaios' do PERC), Clemente Padin também é criador desse tipo de poema. Boa pedida para conhecer cada vez mais a cultura do nosso vizinho e irmão, o Uruguai.
EÇA DE QUEIRÓS
Endereço em Portugal. Vida e obra do Eça de Queirós, com uma coleção de fotografias.
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Endereço brasileiro contendo informações sobre o poeta, e amostras de sua obra.
ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE PORTUGUÊS (Portugal)
Ligação com os professores de Português na velha terra. Bom "site" para troca de idéias e estabelecimento de amizade com os d'Além-Mar.
EDIÇÃO ELETRÔNICA DO JORNAL LETRAS E LETRAS. (Portugal)
Jornal de Letras no Além-Mar.
ARTURUG
O artista plástico e poeta Diego de Los Campos, nosso amigo do Uruguay, tem este "site" de poesia e arte, bem cuidado e apresentando cultura de altíssimo nível. Muito boa pedida para quem deseja conhecer melhor e colaborar para o entrelaçamento das culturas do Mercosul, tão próximas fisicamente mas — o que nos parece incompreensível... conhecemos mais dos norte-americanos ou europeus do que de uruguaios e argentinos.
JORNAL ELETRÔNICO DE POESIA
Mais de 2000 poetas na Internet!
PROJETO MUSE (USA)
Jornais americanos de literatura e cultura em geral.
CITI
Centro de investigação para tecnologias educativas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Um acervo com novas descobertas e criações na área de educação.
BIBLIOTECA DE TEXTOS ANTIGOS
Acesso e cópia ou "download" de textos das culturas clássicas.
AUTORES PORTUGUESES EM CD-ROM
Uma biblioteca virtual inteira, com textos em CD-ROM dos principais escritores portugueses.
LITERATURA COMPARADA NA AUSTRÁLIA
"Links" e outros serviços da Australian National University, com extensa lista de autores e abordagem na área de Teoria da Literatura.
LITERATURA COMPARADA E TEORIA LITERÁRIA
Página em língua inglesa.
CRÍTICOS E TEÓRICOS
Página de críticos e teóricos da literatura, com excelente lista de autores estrangeiros.
VOICE OF THE SHUTTLE
Pesquisa em ciências humanas. Página em inglês.
VOICE OF THE SHUTTLE (2)
Segundo Carlos Ceia, nosso correspondente em Portugal, esta é a melhor página de Teoria da Literatura em todo o mundo. Tem "links" para autores e textos clássicos de filosofia e teoria literária.
FONTES DE TEORIA LITERÁRIA
Fontes de pesquisa em Teoria da Literatura.
THE JOHN HOPKINS GUIDE
Guia, em inglês, de Teoria Literária e Crítica, do John Hopkins Institute.
ARCO-ÍRIS
Portugal. Livraria da Internet.
BIBLIOTECA NACIONAL DE LISBOA
Consultar a PORBASE. Bibliografia em língua portuguesa.
BIBLIOTECA NACIONAL DE LISBOA
Consultar a PORBASE.
CIVILES ILETRADOS
Outro endereço uruguaio de poesia. Luís Pereira é um poeta que escreve em espanhol, publica também trabalhos de alto nível em sua home-page, sendo mais um a fazer a ponte para aproximar as culturas do Mercosul.
ÁRBOL VELOZ
"Arbol Veloz" só pode ser nome de "site" poético. Nosso amigo Luis Bravo, poeta, prosador e crítico de arte & literatura, comanda este sítio. Como diz o próprio Luis Bravo: "En el participan 20 artistas uruguayos en torno a mi poemario (plasticos, musicos, dibujantes, fotografos, diseadores) y estoy en arreglos para presentarlo en otros paises. Ya lo hice en Argentina y posiblemente este año sera en Mexico y EEUU, si todo sale bien."
TEXTUAL PRACTICE
Revista literária em inglês
CRITICAL INQUIRY
Revista literária de Chicago.
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
Sítio da ABL, contando os cem anos de sua história, com notícias dos membros que passaram pela instituição, e atualizações.
CULTURAL STUDIES
Revista de cultura em geral.
ACROPOLIS HOME-PAGE
Sítio especializado na discussão de textos literários e filosóficos.
BANNED BOOKS ON-LINE
Curioso sítio que apresenta textos considerados "malditos" em suas respectivas épocas, banidos ou censurados – como Ulysses ou a história do Chapeuzinho Vermelho.
POSTMODERN CULTURE (John Hopkins)
Excelente revista para quem se interessa pelo pós-moderno.
POSTMODERN CULTURE
Outra revista de cultura pós-moderna.
POSTMODERN CULTURE (North Carolina / Oxford Un. Press / Un. Virginia)
Mais uma publicação para quem se interessa pelo que chamam de pós-moderno.
voltar ao início

 
1