página inicialbibliografiaestudoslinks

Aqui, ao invés de editar novamente para a WWW os sermões e obras proféticas de Vieira, optei em indicar por meio de links alguns textos já existentes on-line em sites diversos.

* Primeiro, estão os volumes de sermões disponíveis on-line na Biblioteca Nacional Digital da Bibl. Nacional de Lisboa, que permite a consulta on-line dos fac-símiles de volumes da edição príncipe, organizada e revista por Vieira, e na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, a partir da edição da Edaméricas reimpressa recentemente com apoio da Fundação Biblioteca Nacional. Além desses, há uma edição on-line dos volumes dedicados a Nsa. Sra. do Rosário (Maria Rosa Mística).

* Segundo, os que existem avulsos na net. Dispus os sermões por ordem cronológica, obedecendo a indicação dada na edição príncipe. Há de se lembrar que está indicação é falha e algumas vezes não corresponde a data e local no qual o sermão foi verdadeiramente pregado. Para uma lista completa e com as datas e locais revistos, ver Margarida Vieira Mendes, A Oratória Barroca de Vieira (para a referência, vá à bibliografia).

* Terceiro, seguem os links para os textos proféticos a carta "Esperanças de Portugal", História do Futuro, e a "Defesa do livro intitulado Quinto Império"

* Por fim, estão a lista bibliográfica das primeiras edições (princípes) e dos sermões publicados de modo avulso em folhetos; as edições contemporâneas dos sermões mais usadas (com comentários sobre cada edição) e as edições críticas, comentadas ou revisadas e antologias (com links, quando existentes, das resenhas on-line). Quando essas edições estão disponíveis on-line, indiquei o link.

A maior parte dos textos on-line foi retirada do site do Nupill, ao qual recomendo a visita.

Em um segundo momento, irei disponiblizar, a partir do Index das cousas notáveis da edição príncipe, um índice remissivo das matérias tratadas por Vieira.


Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: primeyra parte.
É o fac-símile do primeiro volume (1679) da edição príncipe, organizada por Vieira.
Contém os seguintes sermões:

Sexagésima; Primeiro da Quarta-feira de Cinzas; Santíssimo Sacramento em Santa Engrácia; N. Senhora da Luz; Terceira Quarta-feira da Quaresma; Santo Inácio; Terceira Dominga da Quaresma; Santíssimo Sacramento no Carnaval de Roma; Quinta Quarta-feira da Quaresma; N. Senhora de Penha de França; Sabádo quarto da Quaresma; Lágrimas de S. Pedro; Mandato; Bulla da Santa Cruzada; Segundo da Quarta-feira de Cinzas

Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: segunda parte.
É o fac-símile do segundo volume (1682), organizado por Vieira.
Contém os seguintes sermões:

Rainha S. Isabel; N. Senhora da Glória; Primeira dominga de Quaresma; Terceira Quarta-feira de Quaresma; S. Antonio em Roma; S. Roque; S. Pedro Nolasco; Sexta Sexta-feira de Quaresma; Quinta Dominga de Quaresma; N. Senhora da Graça; S. Antonio no Maranhão; S. Bartholomeu; Mandato; Enterro dos ossos dos enforcados; Primeira Dominga do Advento

 

Sermões. Volumes I-IV.
 É a edição da Edamericas, reimpressa pela Edelbra, em 1998. Segue a ordem da edição príncipe, atualizando a ortografia. Estão disponíveis os quatro primeiro volumes, em formatos PDF (Acrobat Reader) e RTF (Word e outros)
.

 

Maria Rosa mística: excelências, poderes, e maravilhas do seu rosário, compendiadas em trinta sermões ascéticos, epanegyricos sobre os dois evangelhos desta solennidade novo eantigo; oferecidas à soberana magestade da mesma senhora (Sermões do Rosário)

Edição eletrônica do site Nupill, em cima de uma edição da BNL (provavelmente a da Edamericas/Edelbra). São dois volumes com 30 sermões (v. 1: 1686; v. 2: 1687), que foram contados como as partes 9 e 10 dos Sermões. No site só estão acessíveis o primeiro volume com os 15 primeiros sermões e alguns sermões do segundo.
Licenças Primeira Parte (ver também Sermão I) e Segunda Parte

 

Sermão da Dominga XIX depois do Pentecostes
(1639)

Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda
Pregado na Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda da cidade da Bahia, no anno de 1640, com SS. Sacramento Exposto

Sermão do Quarto Sábado da Quaresma
(1640)

Sermão de Nossa Senhora do Ó
(1640)

Sermão dos Bons Annos
Pregado em Lisboa, na Capela Real, no ano de 1642

Sermão do Mandato
(1643)

Sermão de São Pedro
Pregado em Lisboa, em S. Julião, no ano de 1644, à venerável congregação dos sacerdotes

Sermão da Glória de Maria, Mãe de Deus
Pregado na igreja de Nossa Senhora da Glória, em Lisboa, no ano de 1644.

Sermão da Primeira Sexta-Feira da Quaresma
(1644)

Sermão nas exéquias de D. Maria de Ataíde. Filha dos condes de Afougia, Dama de Palácio.
No Convento de S. Francisco de Enxobregas. Ano de 1649

Sermão da Primeira Dominga do Advento
Pregado na Capela Real, no ano de 1650

Sermão da Primeira Sexta-Feira da Quaresma
(1651)

Sermão da Segunda Dominga da Quaresma
(1651)

Sermão de São Roque

Na Capela Real. Ano 1652.

Sermão da Quinta Dominga da Quaresma
Na Igreja Maior da Cidade de São Luís no Maranhão. Ano de 1654.

Sermão de Santo Antônio (Sermão aos Peixes)
Em São Luís, 13 de junho de 1654.

Sermão da Sexagésima
Pregado na Capela Real, no ano de 1655.

Sermão do Bom Ladrão
(1655)

Sermão da Primeira Dominga do Advento (1655)

Sermão do Terceiro Domingo da Quaresma  (*)
Na capela Real. Ano 1655.

Sermão do Mandato
Concorrendo no mesmo dia o da Encarnação.

Ano de 1655. Pregado na Misericórdia de Lisboa, às 11 da manhã.

Sermão Segundo do Mandato
Pregado no mesmo dia na Capela Real, às três da tarde.

Sermão da Primeira Oitava de Páscoa
Na Matriz da Cidade de Belém, no Grão-Pará: Ano de 1656

Sermão de Dia de Ramos
(1656)

Sermão do Nascimento da Virgem Maria (*)
Debaixo da invocação de N. Senhora da Luz, título da Igreja e colégio da Companhia de Jesus,

na cidade de S. Luís do Maranhão. Ano de 1657.

Sermão da Epifania
(1662)

Sermão de Santa Catarina
(1663)

Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma (*)
Na capela real. Anno 1669

Sermão de S. Inácio - Fundador da Companhia de Jesus (*)
Em Lisboa, no Real Colégio de S. Antão. Ano 1669.

Sermão da Quinta-Feira Ouaresma (*)
Na Misericórdia de Lisboa, 1669

Sermão de Quarta-Feira de Cinza (*)
Em Roma, na Igreja de S. Antônio dos Portuguêses. Ano de 1670.

Sermão das Cadeias de S. Pedro
em Roma pregado na Igreja de S. Pedro.
No qual sermão é obrigado, por estatuto, o pregador a tratar da Providência, ano de 1674,

Sermão de Santa Catarina Virgem e Mártir
Em ocasião que se festejava em Lisboa uma grande vitória

Sermão Histórico e Panegírico nos Anos da Rainha D. Maria Francisca de Sabóia

Sermão de Todos os Santos

Sermão de Santa Teresa e do Santíssimo Sacramento

Sermão de Santa Teresa

Sermão do Espírito Santo

 

 

*necessita download de arquvo em formato Word

Esperanças de Portugal.
&
Defesa do livro intitulado Quinto Império

obs: Está em formato PDF. Necessita Acrobat Reader

Ambos os textos estão no livro De Profecia e Inquisição (Brasília, 1998), edição do Senado Federal de textos de Vieira, opúsculos atribuídos a ele, alguns sabidamente apócrifos, e peças do processo inquisitorial, a partir das Obras inéditas do Padre Antonio Vieira (Lisboa, 1856). O site Nuppill fez uma edição em HTML, que pode ser consultada diretamente do navegador.

História do Futuro, vol. I

História do Futuro, vol. II, e Clavis Prophetarum (plano)
 


  LISTA DAS OBRAS PUBLICADAS DE VIEIRA
VIEIRA, Antônio, S.J. (1608-1697):
EDIÇÃO PRÍNCIPE
Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: primeyra parte. Dedicada ao Principe, N.S.. Lisboa, Ioam da Costa, 1679, (v.1)

Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: segunda parte. Dedicada no panegírico da Rainha Santa ao Sereníssimo Nome da Princesa N.S.D. Isabel. Lisboa, Miguel Deslandes, 1682, (v.2)

Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: terceira parte. Lisboa, Miguel Deslandes, 1683, (v.3)

Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: quarta parte. Lisboa, Miguel Deslandes, 1685, (v.4)

Maria Rosa mystica: excellencias, poderes, e maravilhas do seu rosario, compendiadas em trinta sermoens asceticos, & panegyricos sobre os dous evangelhos desta solennidade novo & antigo; offerecidas a soberana magestade da mesma senhora pelo P. Antonio Vieira, da Companhia de Jesv da Província do Brasil, em comprimento com hum voto feito, & repetido em grandes perigos da vida, de que por sua immensa benignidade, & poderosissima intercessao sempre sahio livre. I parte, Lisboa, Miguel Deslandes, 1686, (v.9)

Maria Rosa mystica (...). Lisboa, Impressão Craesbeeckiana, 1687, (v.10)

Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: Quinta parte. Lisboa, Miguel Deslandes, 1689. (v.5)

Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: Sexta Parte. Lisboa, Miguel Deslandes, 1690 (v.6)
Palavra de Deos empenhada, e desempenhada: empenhada no Sermam das exequias da Rainha N. S. Dona Maria Francisca Isabel de Saboya; desempenhada no Sermam de acçam de graças/ pelo nascimento do Principe D. Joaõ primoge-/nito de SS. Magestades...  Prégou hum, & outro o P. Antonio Vieyra...O primeyro. na Igreja da Misericordia da Bahia, em 11. de Setembro, ... de 1684. O segundo na Cathedral da mesma cidade, em 16. de Dezembro, ... de 1688. Lisboa, na officina de Miguel Deslandes, 1690 (v. 13) (*)
Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: Septima parte. Lisboa, Miguel Deslandes, 1692 (v.7)
Xavier dormindo, e Xavier acordado: dormindo, em tres Orações panegyricas no triudo da sua festa, dedicadas aos tres principes que a Rainha Nossa Senhora confessa dever à intercessão do mesmo santo; acordado em doze Sermoens panegyricos, moraes, & Asceticos, os nove da sua novena, o decimo da sua canonização, o undecimo de seu patrocinio, author o Padre Antonio Vieyra da Companhia de Jesu, prègador de Sua Magestade. Oitava parte. Lisboa, Miguel Deslandes, 1694.(v.8)

Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: Undecima parte, offerecida à serenissima Rainha da Grã-Bretanha. Lisboa, Miguel Deslandes, 1696.(v. 11)

Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: Parte duodecima dedicada à purissima conceição da Virgem Maria senhora nossa. Lisboa, Miguel Deslandes, 1699. (v.12)
Sermoens, e varios discvrsos do Padre Antonio Vieyra da Companhia de Jesu , prégador de sua magestade. tomo XIV obra posthuma dedicada a' purissima conceiçam da Virgem Maria Nossa Senhora. Lisboa: Valentim da costa deslandes, 1710.(*)
Sermões varios, e tratados, ainda naõ impressos , do grande padre Antonio Vieyra da Companhia de Jesus; offerecidos a' Magestade Delrey D. Joaõ V. Nosso Senhor, pelo p. André de Barros da Companhia de Jesus. tomo XV. e de Vozes Saudosas tomo II. Lisboa: Manoel da Sylva, 1748 (*)

(*)Os volumes XIV e XV são póstumos e não foram organizados por Vieira, mas pelo jesuíta André de Barros, que contabilizou como volume XIII o Palavra de Deus empenhada.

EDIÇÕES EM FOLHETOS
Serman que pregou o R. P. Antonio Vieira da Companhia de Jesus, na Capella Real o Primeiro de Janeiro de 642
(Sermão dos Bons Anos). Lisboa: Lourenço de Anueres: 1642 (outras impressões: 1565, 1671)
Serman que pregov o P. Antonio Vieira da Companhia de Iesus na Caza professa da mesma Companhia em 16. De Agosto de 1642. Na festa que fez a S. Roque Antonio Tellez da Silva do Concelho de Guerra de Sua Magestade Governador, & Capitam Geral do Estado da Brasil &c (Sermão de S. Roque) Lisboa: Domingos Lopes Rosa, 1642 (outras impressões: 1645, 1654, 1658, 1659)
Serman que pregou o R. P. Antonio Vieira da Cõpanhia de Jesv, na Igreja das Chagas, em a festa, ~q se fez a S. Antonio, aos 14 de Set~ebro de 642. Tendose publicado as Cortes pera o dia seguinte (Sermão de S. Antônio). Lisboa: Domingiues Lopes Roza, 1642 (outras impressões: 1645, 1658, 1672)
Serman do esposo da may de Deos S. Ioseph. No dia dos Annos del Rey nosso Senhor Dom Ioam IV. Que  Deus quarde por muytos, & felicissimos. Prègou o na Capella Real o P. Antonio Vieira da Companhia de IESV Prègador de S. Magestade. Lisboa, Domingos Lopes Rosa, 1644 (outras impressões: 1655, 1658, 1659, 1673).
Sermam de S. Ioam Baptista na profissam da Senhora Madre Soror Maria da Cruz, filha do Excelentissimo Duque de Medina Sydonia, sobrinha da Raynha N. S. Religiosa de Sam Francisco. No Mosteiro de N. Senhora da Quietaçam das Frem~egas. Em Alcantara. Esteve o Santissimo Sacramento exposto. Assitirão suas magestades & Altezas. Pregovo o P. Antonio Vieira da Companhia de Iesv (Sermão de S. João Batista) Lisboa: Domingos Lopes Rosa, 1644 (outras impressões: 1652, 1658, 1659).
Serman, que pregou o P. Antonio Vieira da Companhia de JEUS na Misericórdia da Bahia de todos os Santos, em dia de Visitação de Nossa Senhora, Orago da Casa, Assistindo o Marquez de Montalvão Visorrey daquelle Estado (S. da Visitação de Nossa Senhora) Lisboa: Domingos Lopes Rosa, 1654 (outras impressões. 1655, 1658)
Oraçam fvnebre, que disse o R. P. Antonio Vieira da Companhia de Iesv, Prègador de Sua Magestade. No Convento de S. Francisco de Xabregas nas exequias da senhora Dona Maria de Ataide (Exéquias de D. Maria Ataíde) Lisboa: Crasbeeckiana, Lisboa, 1650 (outras impressões: 1650; 1658).
Maravigliosa Predica per fare Veri Predicatori del P. Antonio Vieira della Compagnia de Giesù. Sopra lê parole di S. Luca à gl’otto ‘Semum est Verbum Dei’ (S. da Sexagésima) Nápoles: Luc’Antonio di Fusco, 1668.
Serman historico, e panegyrico do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv,  de Sua Magestade, nos annos da Serenissima Rainha N.S. Offerecido a Sva Magestade pello R. P. Manoel Fernandes, da mesma Companhia, Confessor do Principe Regente (S. Histórico e Panegírico nos Anos da Rainha) Lisboa: Ioam da Costa, 1668 (outras impressões: Saragoça, 1668)
Serman Gratulatorio e Panegyrico, que pregou o Padre Antonio Vieyra, da Companhia de Jesu Pregador de Sua Megestade, Na menhãa do dia de Reys, sendo presente com toda a Corte, o Principe  nosso Senhor ao Te Deum, que se cantou na Capella Real. Em acçam de graças pelo felice Nacimento da Princeza Primogenita de que Deos fez Mercê a estes Reynos na madrugada do mesmo dia, deste anno M.DC.LXIX. (S. Gratulatório e Panegírico) Évora: Imprensa da Universidade, 1669.
Sermam das Chagas qve pregou o R. P. Antonio Vieira da Companhia de Iesus, pregador de S. Alteza, no Octauario da mesma festa, & na Igreja da mesma Invocaçam em Roma. Traduzido de italiano em portuguez por Ioam de Mesqvita Arroyo (S. das Chagas de São Francisco). Roma: Varese, 1675.
Sermoni detti da Gian Paolo Oliva e da Antonio Vieira della Compagnia de Giesù nella Sollenità del B. Stanislao (S. do beato Estanislau) Roma: Lazzari Varese, 1675.
Sermam da Cinco Pedras de David, em cinco discursos moraes. Prègados à ser à Sereníssima Rainha de Suecia Christina Alexandra, em lingua italiana na Corte de Roma, traduzidos na Portugueza por ordem, & aprovaçaõ do Author – Notycia previa feita pelo Author, quando traduzio esta Obra na lengua Castelhana no anno de 1676 (S. das Cinco Pedras de David). Roma: Ignatio de Lazari, 1676 (outra impressão: Madri, 1676)
Palavra de Deos empenhada; Sermam nas exequias da Rainha N.S. D. Maria Isabel de Saboya, que prégou o P. Antonio Vieyra da Companhia de Jesu, prégador de Sua Magestade, na Misericordia da Bahia, em 11 de Setembro, anno de 1684 - Vaõ emendados nesta impressaõ os erros intoleraveis da primeira: & mais declaradas alg~uas cousas que entaõ se entendèraõ mal: & tambem deixada alg~ua, que ainda agora corria o mesmo risco (S. das Exéquias da Rainha) Lisboa: Miguel Deslandes, 1685.

OUTRAS PRIMEIRAS EDIÇÕES
Historia do Futuro. Livro anteprimeiro prologomeno a toda a historia do Futuro, em que se declara o fim, & se provão os fundamentos della. Materia, Verdade, e utilidades da Historia do Futuro. Escrito pelo Padre Antonio Vieira da Companhia de JESUS, Prègador de S. Magestade. Lisboa, Antonio Pedrozo Galram, 1718.

(Para uma lista de edições das obras de Vieira, organizada por século, pode ser consultada um catálogo específico da Biblioteca da Ajuda que dá conta da coleção existente na Biblioteca - apesar de incompleta, pois relativa ao acervo da Ajuda, dá uma idéia geral bastante interessante)

EDIÇÕES REVISADAS, CRÍTICAS, ANTOLOGIAS

Sermões

Edições integrais, a partir da Edição Príncipe

Sermões. Obras completas do Padre Antônio Vieira. (Prefaciado e revisto pelo Pe. Gonçalo Alves). Porto: Livraria Chardron, 1907-1909, 15v. Várias reedições, entre elas: Porto: Lello e Irmãos 1951, 15v, Porto: Lello, 5v. 1959.

Edição mais conhecida e utilizada. Apesar de se chamar de obras completas, traz somente os 207 sermões da edição príncipe. Os sermões foram dispostos seguindo o calendário litúrgico, modificando a disposição da edição príncipe. Traz algumas notas, mas em geral poucas e de teor religioso e não crítico. Na edição em 15 volumes, é encontrada com facilidade em sebos, em várias re-impressões e diferentes encadernações. A edição em cinco volumes somente juntou de 3 em 3 os volumes e fez uma edição em papel bíblia. Há re-impressões novas dessa versão em 5 volumes em livrarias.

Sermões do Padre Antônio Vieira. (Reprodução facsimilada da edição de 1679, com uma explicação preambular por Augusto MAGNE S.I.). São Paulo: Editora Anchieta, 1943-1945, 16 volumes.

Muito boa, substitui plenamente a consulta à edição príncipe, com exceção para os estudiosos das edições, tipografias e bibliófilos, obviamente. É somente encontrada em sebos.

Sermões. (Ed. brasileira adaptada a ortografia oficial, acrescida de sumarios explicativos antecedendo cada capítulo e com textos revistos e corrigidos por Frederico Ozanam Pessoa de Barros; sob a supervisao do padre Antônio Charbel e do prof. A. Della Nina). São Paulo: Ed. das Américas, 1957, 24 volumes.

Boa edição, segue a ordem dos sermões da edição príncipe. Além de reproduzir os títulos completos, as licenças e prefácios dos volumes da edição príncipe, apresenta um sumário de tópicos no início de cada sermão e traduz as passagens bíblicas em latim. Também só se acha em sebo.

Sermões. (edição organizada por Luiz Felipe Baêta Neves) Erechim, RS: Edelbra, 1998, 12v.

É um re-edição dos Sermões da Edaméricas, feita pelo antropólogo e historiador Luiz Felipe Baêta Neves. Há em algumas livrarias para vender (livraria Leonardo Da Vinci, RJ) e alguns dos primeiros volumes (1 a 5) podem ser baixados em formato PDF ou RTF no site da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.


Outras edições

" Antonio Vieiras Rochuspredigt aus dem Restaurationskriegsjahr 1641. (Einführung, kritischer Text und Kommentar von Rüdiger Hoffmann) . Münster Westfaler, Aschendorff, 1981. VI-458 (=Portugiesische Forschungen der Görresgeselschaft, 3. Vieira-Text und Vieira-Studien 6)
" Antonio Vieira: Predigt auf dem heiligsten Namens Mariens. (Texy mit Anmerkungen - BERKEMEIER, Fritz.).Aufsätzesur Porugiesischen Kulturgeschichte 5 (Munster,Westf. 1965) 149-200
" Antonio Vieiras Predigt über "Mariä Heimsuchung".Kritischer Text und Kommentar von Radegundis Leopold). Münster Westfalen, Aschebdorff, 1977 VIII-128. (=Portugiesischen Forschungen der Görresgesellschaft III. Vieira-Texte und Vieira Studien 5.
" As lágrimas de Heráclito. (fixação dos textos, introdução enotas de Sonia N. Salomão). São Paulo, 34, 2001, 208p.

" Arte de morrer (A).Organização e Apresentação de Alcir PÉCORA. Nova Alexandria. 128 p.

" Die Antoniuspredigt Antonio Vieiras an die portugiesischen Generalstände vom 1642. (Kritischer Text und Kommentar von Rolf Nagel), Münster, Aschendirffsche Verlangsbuchhandlung, 1972 XII-142 (=Portrugiesissche Forschungen des Görresgesellschaft.III, Vieira-Texte und Vieira Studien I )

"Die Predigt des Heiligen Antonius an die Fisches. (Eingeleitet und herausgegeben von Hugo LOETSCHER). Zürich. Verlag der Arche. 1966. 140 p.

" Os melhores sermões de António Vieira (org. por Afrânio Peixoto) Rio de Janeiro, Guanabara, s/d, 274p.
"Por Brasil e Portugal. Sermões comentados por Pedro Calmon.São Paulo (Companhia editora nacional) 1938, 288 (=Brasiliana 108).
"Prediche agli uomini di governo.A cura de Armando GUIDETTI S.J. Milano. Rusconi. 1984. p.252.

"Quattro prediche agli uomini di governo.A cura de A. Guidetti con presentazione di Giorgio La Pira. Milano. Centro di studi sociali. 1960. 203 p.

"Quattro prediche agli uomini di governo..A cura de Armando Guidetti S.J.. Milano. Rusconi. 1984. p.252.

"Resumos e trechos de alguns sermões.Introdução, cronológia, bibliografia e seleção por Hernâni CIDADE. Lisboa. Livraria (Bertrand) 1959. 142.

"Santo Antonio luz do Mundo: nove sermões. (transcrição, introdução e notas de Clarêncio Neotti). Petrópolis, RJ, Vozes, 1997

"Sermão de Sexagésima pregado na Capella real, no ano de 1655. (Prefácio e Notas de Augusto César Pires LIMA). Porto, D.Barreira, 1959. 64p..

"Sermão da Sexagésima.(Crítica e interpretação de GUIMARÃES, Gastone Neto de). Niteroi. EdUFF, 1985.

" Sermão da Sexagésima (texto, introdução e notas de Sônia Salomão) Brasília, Senado Federal, 1997 [Leia texto de Sonia Salomão, O Estado de São Paulo, 12/12/98]
"Sermão de Sexagésima e Carta a D. Afonso VI. (Introdução e notas de João Almeida LUCAS). Lisboa, F. Franco, 1945 8º 118. (=Textos consagrados).

"Sermão de Santo Antônio aos peixes.Prefácio e notas de Joaquim FERREIRA. Porto (D.Barreira) 1981. 80 (=Colecção Portugal 38)

"Sermão de Sto. Antônio aos peixes e Carta a D. Afonso VI.(20 de abril de 1657). Com prefácio e notas de Rodrigues LAPA. (Gráficas Lisbonenses) 1940 8º XVI-80 (=Textos literários).- 5a.Edição. Lisboa (Rua Luciano Cordeiro 103-1o.) 1961. XVI-80.

"Sermão do Bom Ladrão.São Paulo. Princípio. 1993.

"António Vieiras "Sermão do Esposo da Mãe de Deus. São José". Kritischer Text und Kommentar von Maria de Fatima Viegas BRAUER-Figueredo. Münster Westf. (Aschendorffische Verlagsbuchhandlung) 1983. VIII-184.

"Sôbre as verdadeiras e as falsas riquezas (Sermão da 1ª oitava de páscoa). Prefácio e notas de Antônio SÉRGIO. Lisboa 1937 8º XXX-56. (=Textos literários).

"Sermão sôbre a paz (Sermão da 2ª oitava da páscoa, pregado em Roma). Prefácio e notas de Antônio SÉRGIO. Lisboa 1937 8º 72 (=Textos literários). - 2ª edição em 1938.

"Sermão e Carta. Com prefácio e notas de Joaquim FERREIRA. Porto (D. Barreira) 1941 8º 120. (=Coleção Portugal 8).

"Sermão: Querer e poder. Carta a D. Afonso VI. Prefácio e notas de J. Dias da SILVA. Em "Prosadores portugueses do século XVII". (Porto, Educação Nacional 1943) 5-97.

"Sermões. (organização e introduções Alcir Pécora). São Paulo, Hedra, 2000 (1° volume) e 2002 (2° volume) (ver Cartas da mesma editora)

"Sermões e Cartas.Em "Nossos Clássicos" Rio de Janeiro. Agir. 1968.

"Sermões e Cartas.Notas de Júlio de MORAIS, S.J. Braga. Livraria Cruz. 1937-38 8º 128 146 112.

"Sermões escolhidos. Com cronologia e bibliografia. Introdução de Vitorino NEMÉSIO. Lisboa. Livraria Bertrand. 1959. p.202.

"Sermões.Em "Obras imortais da nossa história". Rio de Janeiro. Ed.Três. 1974

"Sermões patrióticos. Anotados por Pedro CALMON. Rio de Janeiro (Edições Biblos) 1933 8º 232.
"Sermões.Seleção com ensaio crítico de HADDAD, Jamil Almansur. São Paulo. Nacional. 1957. p.524.

"Sermões.Selecção com ensaio crítico de Jamil Almansur HADAD. São Paulo. Comp. Editora Nacional. 1957. p. 524. - 2a Ed. São Paulo. Ed. Melhoramentos.1963. p. 420.

"Sermões.Introdución de Luisa TRIAS I FOLCH. Tradución de Gabriel Sampol. Barcelona (Faculdad de Teologia de Catalunya) 1994. 304. (+Classic del cristianisme 43)

"Sermões. Problemas sociais e políticos do Brasil.Selecção, introdução e notas por Antônio Soares AMORA. São Paulo (Cultrix) 1981. 154.

"Sermon de Saint Antoine aux poissons... Traduit du portuguais par Jean Haupt. Paris. Bordas. 1970. 48

"Sermoni di S. Antonio ai pesci. Pronunciato dal P. Antônio Vieira nel 1654 nella città di São Luiz del Maranhão, Brasile. Illustrato con xilografie originali [e con introduzione] di Sigfrido BARTOLINI. Roma (Volpe) 19722 4º 42.
"Vieira Brasileiro (org. Afrânio Peixoto) .Lisboa. Tip.da Empr. do Diário de Notícias. s/d. e vols.

Cartas
"Carta a D. Afonso VI. Prefaciada e anotada. Lisboa (F. Franco) 1936 8º 12.
"Cartas.Coleção Clássicos W. M. Jackson. Vol.XIV. Rio. p.376.

"Cartas.Coordenadas e anotadas por AZEVEDO, J. Lúcio.

I - 93 cartas - Coimbra. Impressora da Universidade, 1925, XVII-605 pp.

II- 321 cartas - ib. 1926, XIII-710 pp

III - 304 cartas - ib. 1928, XIV-811 pp.

"Cartas do Brasil. (organização e introdução João Adolfo Hansen) São Paulo, Hedra, 2003
(leia resenha de Adma Fadul Muhana, Jornal do Brasil, 12/07/03)
"Escritos instrumentais sobre os índios. Seleção textos: Cláudio Giordano. Ensaio introdutório: José Carlos Sebe Bom Meihy.São Paulo. EDUC/Loyola/giordano. 1992

"Novas Cartas Jesuíticas (de Nóbrega a Vieira).(org. Serafim Leite) São Paulo. Brasiliana. 1940.

"Trechos de algumas cartas do P. Antônio Vieira que na respectiva impressão foram supprimidos. Arquivo bibliográfico da Universidade de Coimbra 1(1901) 77-80.
Tratados proféticos
" Antônio Vieira. Profecia e polêmica. (José Van den Besselar) Rio de Janeiro, EdUERJ, 2002, 508p.
" Apologia das Coisas Profetizadas. Organização e Fixação do Texto de Adma Fadul MUHANA. Edições Cotovia. Lisboa. 1994.

"Clavis Prophetarum = Chave dos Profetas. Livro III (ed. crítica, fixação do texto, trad., notas e glossário de Arnaldo Espírito Santo segundo projecto iniciado com Margarida Vieira Mendes) Lisboa, Biblioteca Nacional, 2000 [ed. bilíngüe latim-português]

"Defesa perante o Tribunal do Santo Ofício. (Introdução e notas de Hernâni Cidade). Bahia, Universidade da Bahia, 1957. Tomo 1 (XL-342) e 2 (XXII-396).

"Fim do mundo e o juízo universal (O).Introdução e notas de Federico Ozanam Pessoa de BARROS. São Paulo. Ed. Luzes. 1961. 118.

"Historia del futuro.Tradución, introdución y edición de Luisa TRIAS FOLCH y Henrique NOGUERAS. Madrid. Ediciones Cátedra. 1987. (434).

"História do Futuro. Inédito de Antônio Vieira. Com nota explicativa por J. Lúcio de Azevedo. Boletim da 2ª Classe da Academia das ciências de Lisboa. 12. 1917-18. 110-247.

"História do Futuro (Livro anteprimeiro). Edição crítica prefaciada e comentada por José van den BESSELAAR. Vol.I. Bibliografia.Introdução e Texto. Vol. II. Comentário. Münster Westfalen. Aschendorff. 1976 XL-282; IV-264. (= Portugiesischen Forschungen der Görresgesellschaft. III. Vieira-Texte un Vieira-Studien 3/1-2.

"História do Futuro.Ed. e Public. Brasil. São Paulo. 1806. p.277.

"História do Futuro.Em "Sergio, Antônio e Cidade, Hernâni (organ.)" Obras escolhidas. Lisboa. Sá da Costa. 1953. V.VIII e IX.

"História do Futuro. Prefácio de Affonso BERTAGNOLI. São Paulo (Edições e Publicações Brasil) 1937 8º 280. (=Biblioteca de Autores célebres 8).
História do Futuro. (José Carlos Brandi Aleixo, SJ, Organizador) Brasília, EdUnB, 2005, 527 p. (Entrevista com o organizador no site Amai-vos)
Vários

De Profecia e Inquisição. Brasília, Senado Federal, 1998, XLIV, 278p. (Versão em HTML, no site do Nupill)
Escritos históricos e políticos (estabelecimento dos textos, organização e prefácio Alcir Pécora) São Paulo, Martins Fontes, 1995, 453p.

Obras escolhidas.(Prefácios e Notas de Antônio Sérgio e Hernâni Cidade). Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora. 1952-53.
Os autos do processo de Vieira na Inquisição. (edição, transcrição, glossário e notas Adma Fadul Muhana) São Paulo, Ed. Unesp. 1995, 466p.


 

Sites compulsados
Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Lingüística, UFSC
Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro, USP

Homenagem aos 300 anos da morte do Padre António Vieira, UFPE


Biblioteca Nacional Digital - Biblioteca Nacional de Lisboa


 

Voltar à página principal


Licença dos textos e materiais hospedados no site regida pela Creative Commons
de Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.5 Brasil


1