FAQ

Ilha no final do mundo

Temos membros do Círculo em todas as partes do Brasil, que se reúnem e trocam experiências introspectivas entre si, independentemente do Círculo, tenham ou não tido problemas de fobia em relação ao espaço físico a seu redor. Muitos dos relatos e discussões chegam a nós através de e-mail. Muitos desses e-mails, são, em verdade, transcrição de fóruns de discussão e troca de experiência.

Topo

Isso foi engraçado. Mas, piadas à parte, o abuso de drogas pesadas, farmacêuticas ou não, não deixa de ser uma prova de que a sociedade não tem conseguido ser ou oferecer aos seres humanos uma alternativa mais atraente do que as drogas. Sem falar no uso de substâncias naturais, com a finalidade de induzir estados expandidos de percepção de uma realidade além da cotidiana, em religiões incaico-amazônicas como o Santo Daime, a Barquinha e a UDV e nativo-americanas, como a Igreja Nativa Norte Americana, para citar somente algumas, prática antiquíssima na história da humanidade e que consideramos legítima e uma decisão pessoal importante, apesar de não estarmos formalmente ligados a nenhuma dessas religiões.

Topo

Araucaria brasiliensis

A frase Onde Estivestes De Noite foi tirada do título de um belíssimo livro escrito pela ucraniana naturalizada brasileira Clarice Lispector, autora há muito consagrada pelo público e pela crítica e admirada pelos membros do Círculo, sejam de que idade forem. A introspecção está sempre presente em seus trabalhos, de forma atmosférica, densa, maravilhosa. Inacreditável a capacidade que ela tem de transmitir em palavras aquilo que normalmente se crê que não pode ser transmitido. Uma curiosidade sobre este livro de Lispector é que a primeira edição teve todos os seus exemplares recolhidos pela ediora, pelo fato do título apresentar um ponto de interrogação, o que não deveria estar ali, já que não se tratava de uma pergunta.

Topo

Se elas querem participar e com a devida autorização dos pais, coisa que orienta qualquer procedimento envolvendo seres humanos dessa faixa etária, não nos parece mais estranho do que a participação delas num agrupamento de escoteiros.

Topo

Altar da Ermida de Santo Antonio da Capela

Não adianta muito falar em liberdade de expressão pela frente e ficar queimando livros por trás. Não é essa a nossa prática. Temos um sistema de links recíprocos, que ajuda a que mais pessoas possam conhecer nosso trabalho; embora muitas vezes não comunguemos dos mesmos ideais e idéias, não trabalhamos com a perspectiva de censura seja lá qual for a justificativa.

Topo

Você pode encontrar o nosso e-mail nessa página, como aliás é costume já consagrado em qualquer outra página na rede mundial de computadores. Quanto ao patrocinador, não é difícil adivinhar a resposta; há um frame da Yahoo! em cada uma das páginas desse site; e, diga-se de passagem, uma das mais constantes e amigáveis tecnologias para montagem e hospedagem gratuita de páginas que encontramos.

Topo