Buritama Brasil

Rio de Janeiro - inesquecível

O Rio de Janeiro continua lindo! Um passeio pela cidade do Rio pode ser uma opção inesquecível, e relativamente barata, para descontrair e fazer algo diferente durante um fim de semana comum.

Apesar da insegurança do próprio carioca, andar pelas ruas do centro (parte histórica da cidade), visitar os museus, as praias e os principais pontos turísticos da cidade é um grande barato.


Se o orçamento permitir, a melhor opção é o transporte aéreo. Uma viagem de ida e volta deve custar aproximadamente U$ 100,00. Uma vez no Rio, o melhor meio de locomoção é o táxi: bom, rápido e barato.


Hospedagem
O que não falta no Rio são opções de hotéis, dos simples aos sofisticados. O mais importante é ficar em um lugar bem localizado, independentemente de quantas estrelas o hotel tenha. Obviamente acomodações de frente para as praias são as mais caras. Uma boa sugestão, é o Hotel da Glória (onde nos hospedamos):
www.hotelgloriario.com.br. O Hotel Glória é um dos hotéis mais tradicionais e antigos da cidade e até hoje mantém a arquitetura e decoração de época de forma impecável.

Igreja da N.S. da Gloria do Outeiro (1714 / 1738)
Se estiver hospedado no Hotel da Glória visite esta igreja, fica próxima ao hotel. Toda revestida com azulejos portugueses do século XVIII, foi palco do batizado do imperador D. Pedro II

Centro da cidade
O ideal é visitar o centro durante a semana, dizem ser mais seguro devido ao funcionamento do comércio, quando a região fica mais movimentada. Evite visitas aos domingos. Saia do hotel sem valores, com pouco dinheiro no bolso para percorrer o percurso a pé. 
Mosteiro de São Bento (1663 / 1691)
Um dos principais exemplos do estilo barroco no país.

Igreja N.S. da Candelária
Foi construída em 1811 em substituição à antiga igreja da cidade.
O Centro Cultural do Banco do Brasil (prédio de 1906 ao lado da N.S. da Cendelária) transformou-se em pólo cultural e artístico -- consulte a agenda de atividades do Centro para saber quais as exposições mais atuais.


Museu Nacional de Belas Artes
-- Imperdível -- ocupa um prédio construído em 1908. Impressiona pela arquitetura e pelo acervo de artes brasileiras, incluindo obras de Pedro Américo, Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

Theatro Municipal -- fica bem em frente ao Museu Nacional de Belas Artes -- verifique a programação pois poderá juntar o útil ao agradável: visite o prédio e assista a um espetáculo.
Jardim Botânico - Possui uma área total de 137 hectares, sendo que 83 hectares de preservação da Floresta Atlântica e 54 hectares de área cultivada, com aproximadamente 8.200 exemplares representativos da flora nativa e exótica. Com um precioso acervo científico, cultural e arquitetônico, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro firmou-se como uma instituição científica reconhecida internacionalmente.

Histórico: Quando a família real chegou ao Rio de Janeiro, uma das primeiras providências de D. João VI foi mandar construir uma fábrica de pólvora.
1808,13 de junho - Para que as especiarias do Oriente, muito apreciadas por Portugal, fossem aclimatadas, D. João VI construiu e criou o jardim de aclimatação próximo à fábrica de pólvora que nos dias de hoje faz parte do Jardim Botânico.
1808, 11 de outubro - O jardim recebeu o nome de Horto Real. Mais tarde, D. João VI mandou aumentar a área do Horto Real e mudou seu nome para Real Jardim Botânico.

1824 - Nomeação do primeiro diretor botânico
1890 - Abertura ao público
1938 - Tombamento pelo instituto de patrimônio histórico e artístico nacional
1992 - Definição pela UNESCO como reserva da biosfera
1999 - Definição como reserva da biosfera da Mata Atlântica.
2001, junho - Criação da escola nacional de Botânica Tropical, localizada no antigo Solar da Imperatriz

Você não pode perder:
- Casa dos Pilões (antiga fábrica de pólvora)
- Lago Frei Leandro
- Estufa de plantas insetívoras
- Museu Sitio Arqueológico
- Orquidário
- Roseiral
- Chafariz Central
- Lago do Pescador
- Jardim Japonês
- Horta de ervas medicinais

Praias:
Copacabana -- Aproveite para jantar (ou almoçar)nos restaurantes a beira mar e visitar o Copacabana Palace Hotel.

Leblon e Ipanema

Corcovado
O programa mais tradicional! Realmente o cartão postal do Brasil. Não deixe de fazer a subida com o bondinho.
Outros pontos turísticos importantes:
- Lagoa Rodrigo de Freitas
- Pão de Açúcar
- Palácio da Ilha Fiscal
- Espetáculo no Theatro Municipal
- Museu Histórico Nacional
- Museu Histórico da Republica (fica dentro de um parque muito arborizado e bem próximo ao hotel da Gloria).
- Barra da Tijuca (bairro mais afastado do centro, mas oferece uma boa infraestrutura de lazer como parques - temáticos, restaurantes e shoppings.

Envie um Email

Se quiser escrever seus comentários sobre este site, por favor, envie um email para e_aragao@hotmail.com



Buritama Brasil Home Page

Início da Página

Envie um Email