Cia. Docas de Santos
Inspeção da E.F.Brasil às Instalações da CDS 
A E. F. Brasil é um grupo que possui como interesse mútuo a discussão de assuntos ligados à área ferroviária nacional, sejam eles relacionados com a história das nossas ferrovias do passado e do presente, preservação da memória ferroviária, ferreomodelismo, enfim, quaisquer atividades relacionadas ao assunto FERROVIAS.
Para uma melhor comunicação e troca de idéias, são mantidos pelo grupo vários Sites na Internet, que podem ser acessados através da E.F.Brasil, um verdadeiro portal ferroviário, contendo, informações, dados técnicos, plantas, linkes e histórias e fotografias de dezenas de ferrovias nacionais --muitas delas que nem mais existem--, clicando-se no logotipo abaixo
Periodicamente, os membros da EFBrasil costumam reunir-se para "raids" às instalações de ferrovias nacionais, ocasiões em que são tiradas fotografias, realizados levantamentos do material rodante, verificação do estado da via e 
muitas vezes são realizados animados encontros, que via de regra são acompanhados de um churrasco, oportunidade em que são discutidos os mais diiversos assuntos relativos ao tema e planejadas as próximas excursões. Recentemente, registramos a presença de associados da EFBrasil na E.F.P.P (Perus-Pirapora), V.F.C.J (Campinas a Jaguariúna), Pátios de Ribeirão Preto, Ana Costa (Santos) e Osasco (fepasa e CPTM-Presidente Altino), além de visitas às instalações da CODESP e outras.
Abaixo, algumas fotos da última inspeção às instalações da CODESP em Santos, realizada em agosto/2000 pelos associados Antônio Gorni, Marcello Tálamo, Carlos Rollo e Hermes Hinuy. 

Venha juntar-se a esse grupo e ajude-nos a preservar o que resta de nossa memória ferroviária !!!! 

Nessa Foto, Hermes Hinuy, Carlos Rollo (esquerda) e Marcello Tálamo (atrás) estão na Estação de São Vicente, da Ferrobam, comprovando "in loco"  as informações de que a Ferroban estaria trocando os dormentes da Linha Santos-Juquiá. 
Como pode ser visto na foto ao lado, realmente os dormentes estavam sendo trocados. Notem os dormentes sem tratamento, o que revela ser apenas uma "garibada" na linha (emergencial). 
Nessa foto, Marcello Tálamo e Hermes Hinuy inspecionam o estado da via. Os trilhos possuiam marcas em amarelo (tinta) a intervalos regulares, indicando quais dormentes deveriam ser substituídos. Entendemos que trata-se de serviço emergencial, quando mais tarde esses dormentes deverão estar sendo substituídos por dormentes de concreto, padrão da Ferronorte.
Já na ferrovia da CODESP, verificamos a Hitachi nrº 42 manobrando um trem de hoppers de alumínio da Ferronorte.
Verificamos também a locomotiva Toshiba nrº 96, operacional, estacionada no pátio do Macuco.
Nos últimos meses, antes da PORTOFER assumir a logística e responsabilidade pelos equipamentos ferroviários do Porto, a escassez de locomotivas devido à manutenção indevida era tão grande que a CODESP precisou alugar 2 G-12 da bitola larga da FEPASA, as populares "Cabeças de Saúva", ex-Cia Paulista de Estradas de Ferro. Na foto, Antonio Gorni posa junta à G-12 7057.
Mesma máquina, com Marcello Tálamo e Hermes Hinuy. Elas receberam o apelido de "cabeças de saúva" ainda na C.P., devido aos ventiladores salientes do freio dinâmico (vide detalhe à frende da cabina).
Durante a inspeção, verificamos também a utilização da linha da E.F.S. por um trem tracionado por uma GL-8, recolhendo os dormentes retirados durante o trabalho de troca dos mesmos. Na foto, Hermes Hinuy conduz a GL-8 por um pequeno trecho. 
Na mesma máquina, a GL-8 3602, vemos Antonio Gorni, Webmaster do Site EFBrasil pilotando a máquina também por um curto trecho. Essa máquina pode ser vista na foto abaixo.
Foto da Locomotiva GL-8 3602, que conduzia duas pranchas com dormentes antigos, retirados durante o processo de substituição dos dormentes.
Antônio Gorni dentro da Cabine da G-12 da FEPASA 7066, bitola de 1,60 m. Com a recuperação da frota de locomotivas da CODESP por parte da PORTOFER, essas máquinas foram devolvidas à FEPASA.
Voltar