Um pouco de botânica sobre as plantas e flores do Dr. Bach

Em seus trabalhos sobre a medicina floral, o Dr. Bach dá as indicações necessárias à sua preparação e a localização das ervas e plantas no território inglês. No entanto, ele indica que as ervas e plantas inglesas não são as únicas próprias às confecções dos remédios. A única ressalva que se faz é que, deve-se dar preferência as plantas silvestres. De qualquer modo é preciso conhecer bem a erva ou a planta antes de se tentar preparar o remédio, além de seguir fielmente as instruções de preparação.

No Brasil existem algumas das espécies empregadas por Edward Bach. Na maioria são plantas não-nativas (como algumas das que ele empregava na Inglaterra), mas que aqui estão bem aclimatadas. Vejamos agora, um pouco de botânica das plantas e flores de cada uma das essências:

Agrimony (Agrimonia eupatoria)

Erva arbustiva da família Rosaceae, originária da Europa Ocidental, perene, aromática, com altura variando entre 30cm e 1.20m. As folhas aveludadas, profundamente denteadas, formam rosetas e são acinzentadas na região inferior. As flores amarelas encontram-se dispostas em espigas alongadas. Floresce da primavera ao outono.

Aspen (populus tremula)

A família Salicaceae, nativa da Europa e Ásia, é aquela madeira de seus representantes, todos arbóreos, é talvez a mais difundida no mundo. A espécie de choupo utilizada por Bach fornece a madeira para o fabrico de fósforo. Suas folhas são inteiras, de bordos denteados. As flores são de sexo separado e reunem-se em inflorescências masculinas de cor amarelada. O fruto é capsulado e a semente pilosa.

Beech (fagus sylvatica)

Àrvore da família Fagaceae, a mesma do Carvalho e da Castanheira, originário de regiões temperadas do hemisfério norte, principalmente da Europa. As folhas são simples, de disposição alterna e caducas no inverno. As flores, de sexo separado, reunem-se em inflorescência simples e o fruto, como o da castanheira, tem um envoltório piloso.

Centaury (erythrae centaurium)

Erva de pequeno porte, espontânea no Brasil, pertence à família Gentianaceae. Apresenta folhas ovais e oposta, sem pecíolo e dispostas em roseta na base. Nos ramos as folhas são lanceoladas. Os ramos são opostos e dicotômicos. Haste central quadrangular de onde parte a inflorescência. As flores hermafroditas são vistosas, de cor rosa e desabrocham no verão.

Cerato (ceratostigma willmottiana)

É uma planta da família plumbaginaceae, originária do Himalaia. Não é silvestre no ocidente, mas pode ser encontrada em algumas casas e parques da Inglaterra. Alcança aproxidamente 60 cm de altura. As suas flores são pequenas (1 cm) e de cor azul-claro. Época de colheita: agosto e setembro.

Cherry Plum (prunnus cerasifera)

Árvore da família Rosaceae, nativa das regiões temperadas do hemisfério norte. As folhas têm sempre disposição alterna, são inteiras e de bordos serrilhados. As flores são vistosas, de coloração branca e possuem cinco sépalas e cinco pétalas. São hermafroditas e reunem-se em inflorescência ternais.

Chesnut Bud (aesculus hippocastanum)

É o broto novo das folhas de Castanheira-da-Índia.

Chicory (cichorium intybus)

Erva bianual pertence a uma das maiores famílias botânicas, a família Compositae, que possui cerca de 19.000 espécies. É nativa da Europa e Ásiam sendo muito cultivado no Brasil. Sua altura varia entre 20 e os 50 cm. As folhas são lanceoladas, de bordos sinuosos. As flores, de um azul muito vivo, reunem-se sempre em inflorescências e abrem-se sob forma de estrela. Floresce da primavera ao outono. Na prática popular é utilada nos problemas hepáticos e também como tônico e depurativo do sangue e ainda como laxante.

Clematis (clematis vitalha)

Planta da família ranunculaceae, com folhas divididas dispostas em espiral e flores vistosas, hermafroditas, que não apresentam diferenciação entre cálice e corola. A família tem larga distribuição nas regiões temperadas do hemisfério norte. No Brasil, à exceção de um outro gênero da mesma família (Ranunculus), com duas ou três espécies que ocorrem espontameamente, as demais são cultivadas.

Crab Aplle (malus pumila)

Árvore da família Rosaceae, originária da Europa e Ásia Central, muito cultivada e já aclimatada no Brasil, principalmente na região sul. As folhas são alternas e de bordos denteados. As flores são brancas e reunidas em inflorescências terminais e desabrocham na primavera, recobrindo a árvore.

Elm (ulmus procera)

Planta lenhosa da família Ulmaceae, nativa das regiões de clima temperado, sendo cultivada nos estados do sul do Brasil. Pode alcançar grande altura e apresenta folhas ovais inteiras, de disposição alterna e bordos serrilhados. As flores são pequenas, de cor vermelha, reunidas em inflorescências, que nescem de escamas invernais, de disposição alterna e bordos serrilhados. As flores são pequenas, de cor vermelha, reunidas em inflorescências, que nascem de escamas invernais protetoras.

Gentian

Planta herbácia e vivaz, da família Gentianaceae, que seca durante o inverno e rebrota na primavera. É originária da Europa, mas já está aclimatada no Brasil. As folhas da base são inteiras, pontiagudas, dispostas em roseta. As folhas do caule são menores e também inteiras e de disposição oposta. As flores são hermafroditas, de uma vistosa tonalidade amarela e reunidas em pequeno ramalhetes. O fruto é seco, capsular, com inúmeras sementes aladas.

Gorse

Aubusto da família das leguminosas, que tem pouquíssimas folhas e espinhos fortes. Suas flores são amarelas e vistosas; seu fruto é uma vagem. É natural da Europa e cresce em terrenos pedregosos e em pastagens secas e quentes. Floresce de fevereiro a junho.

Heather (calluna vulgaris)

Arbusto rasteiro da família Eriaceae, com pequenas flores róseas agrupadas que crescem nas extremidades dos ramos. A fruta é uma cápsula. Cresce nas zonas temperadas em solos ácidos, pobres e nos rochedos. A flor ressecada possui tanino, ácido dalicílico e outros substância.

Holly (llex aquifolium)

Este é um arbusto ornamental da família Aquifoliaceae, natural d aEuropa, cujas flores e frutos são empregados nas decorações natalinas. Sua altura varia entre 1,5 m e 3 m. As folhas ovais são perenes, de contorno espinhoso e disposição alterna. As flores são pequenas, com pedúculos curtos, esbranquiçadas e pouco vistosas e dão origem a frutos vermelhos do tipo baga.

Honeysuckle (lonicera caprifolium)

Planta semitrepadeira da família Caprifoliaceae, cultivada como ornamental. Suas folhas são interias, de bordos lisos e disposição oposta. As flores, de intenso perfume, são pequenas, de cor vermelha e amarela, dispostas em capítulos.

Hornbeam (carpirus betulus)

Árvore alta (20 a 30 m) da família Betulaceae, com caule reto, de casca lisa. As folhas são alternadas, pecioladas e ovais, de bordos serrilhados. As flores são de sexo separado e ocorrem na mesma planta: as masculinas sésseis e reunidas em densas inflorescências e as femininas pedunculadas e reunidas em grupos pequenos.

Impatiens (impatiens)

Planta herbácea pertence à família Balsaminaceae, nativa das regiões tropicais da Europa. Possui caule suculento e folhas de disposição alternas e bordos denteados. Flores hremafroditas, axilares, vistosas, com cinco pétalas ligadas duas a duas e uma livre.

Larch (larix decidua)

Bela árvore conifera da família Pinaceae (a mesma de Pinus), nativa do hemisfério norte, sendo muito comum nos Alpes. O tronco é retilíneo e sustenta uma copa de forma piramidal. As folhas são pequenas, aciculadas, dipostas em tufos. As flores são de sexo separado. Tanto as femininas quanto as masculinas fornam densos estróbilos alongados. Os frutos consistem em pinhas ovóides.

Mimulus (mimulus guttatus)

Pequena flor da família Serophulariaceae, natural da Amaérica do Norte, perene, que alcança até 30 cm de altura. Cresce à beira de riberões, àguas correntes e lugares úmidos. As flores grandes e solitárias, desabrocham entre junho e agosto.

Mustard (sinapis arvensis)

Planta herbácea anual da família Cruciferae,cuja altura alcança de 80 cm a 1,20 m. As folhas são alternas, lobadas. As flores hermafroditas são pequenas, de cor amarela, reunidas em inflorescência que desabrocham na primavera. As sementes maduras são conhecidas por suas propriedades laxativas, revulsivas, vesicatórias, desinfetantes.

Oak (quercus robur)

Árvore pertence à família Fagacenae, que não ocorre espontaneamente no Brasil, mas aqui já se aclimatou, distribuindo-se nas regiões do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul. Tem porte majestoso, atingindo grandes alturas. Os ramos são frondosos, com folhas simples, de disposição alterna e que caem no inverno. Flores amarelas, de sexo separado, dispostas em cachos simples (as masculinas) e em grupos de 2 a 3 (as femininas). O fruto é a conhecida bolota.

Olive (olea europaea)

Árvore sempre-verde, símbolo da paz e da saúde, pertence à família Oleaceae, nativa da Ásia Menor e região mediterrânea. Pode alcançar 10 m de altura e apresenta folhas inteiras, lanceoladas, de disposição oposta. As flores são brancas, pequenas, perfumadas, reunidas em racemos axilares. O fruto é popular azeitona.

Pine ( Pinus sylvestris)

Planta arbórea da família Pinaceae, nativa dos bosques existentes nas regiões montanhosas e elevadas do hemisfério norte. Apresenta folhas aciculadas sempre verdes, reunidas em fascículos dispostos em espiral. As flores são de sexo separados, as femininas reunidas em estróbilos densos, grandes (a pinha) e as masculinas em estróbilos pequenos. As sementes são aladas e contêm um só embrião.

Red Chenust (aesculus carnea)

Árvore de mesma família e mesmo gênero da Castanheira-da-Índia, com flores vermelhas reunidas em inflorescências terminais. Distribui-se regiões temperadas do hemisfério norte.

Rock Rose (helianthemum nummlarium)

Planta herbácea da família Cistaceae, cuja maioria dos representantes é encontrada nas regiões quentes do hemisfério norte. Apresenta folhas inteiras, opostas e flores amareladas pequenas, hermafrodita, isoladas.

Rock Water (água de rocha)

Não é uma planta e sim uma água proveniente de fontes naturais,localizadas em regiões ainda não afetadas pela civilização e conhecidas por suas virtudes curativas. Estes mananciais, muito aindas não descobertos, visitados apenas pela luz solar e pelo vento, que jorram seu fluído ao mundo tendo como testemunhas apenas vegetais silvestres, podem ainda ser encontrados em muitas partes do mundo.

Scleranthus (scleranthus annuus)

Esta espécie, usada para o medicamento, é um arbusto anual, pequeno, da família Caryphillaceae, que pode atingir 70 cm de altura com numerosas hastes com nós, podendo ser rasteiras também. Cresce en trigais, solos arenosos ou pedregosos. As flores aparecem em cachos, entre julho e setembro (na Europa) e a cor varia de um verde claro até um vrde mais escuro.

Star of Bethlehem (ornithofalum umbellatum)

Planta pertence á família Liliaceae, cujos representantes têm larga distribuição mundial, sendo porém apenas cultivadas no Brasil, pois poucos são os gêneros aqui nativos. É planta de caule bulboso, com folhas radicais laceoladas. Flores vistosas, de cor azul-pálido, reunidas em inflorescências.

Sweet Chesnut (castenaea sativa)

Árvore da família Fagaceae (a mesma do carvalho e da faia), cultivada no sul do Brasil. As folhas são simples, de disposição alterna e bordos denteados. Flores de sexo separado, sem pétalas, reunidas em cachos simples. Frutos em grupos de 3-4 protegidos por invólcro espinhoso (ouriço da castanheira).

Vervain (verbena officinalis)

Erva perene, aromática, cosmopolita, pertence á família Verbenaceae, conhecida na Roma Antiga como "erva-santa". Possui caule rizomatoso, que lança hastes com folhas opostas de bordos denteados. As flores são pequenas, hermafroditas, de cor lilás, reunidas em densas inflorescências perfumadas, que desabrocham da primavera ao outono.

Vine (vitis vinifera)

Trepadeira lenhosa pertence á família Vitaceae, de distribuição predominantemente tropical, que apresenta folhas de disposição alterna, profundamente partidas. As flores são pequenas, reunidas em inflorescências. Esa planta apresenta milhares de variedades, sendo intensamente cultivada para a obtenção de seus frutos, portadores de substâncias altamente nutritivas, empregadas não apenas na alimentação, mas também na produção de vinhos.

Walnut (juglans regia)

Árvore majestosa da família Junglandaceae, que pode atingir até 15 cm de altura. É originária da Ásia, com distribuição predominante no hemisfério norte, não sendo cultivada no Brasil. Suas folhas são grandes e compostas, alternas e caducas no inverno. Apresenta flores masculinas e femininas reunidas em inflorescências distintas. os frutos são as conhecidas nozes.

Walter Violet (hottonia palustris)

Planta ornamental da mesma família que a Primavera (Primulaceae). As flores, de cor lilás-claro, crescem em torno dos ramos sem folhas, em vértice. O seu centro é amarelo.

White Chesnut (Aesculus hippocastanum)

Árvore de grande porte da família Hippocastanecaeae, originária da Ásia Menor, atualmente de grande dispersão pelo munod, como ávore ronamental. O seu nome provém do fato de se acreditar, antigamente, que pudesse curar todas as doenças dos cavalos. Como esses animais raramente se deitam, a castanheira da Índia é muito empregada para cura seus problemas de varizes. As folhas plamiformes são grandes, de bordo denteados e disposição oposta. As flores são brancas, dispostas em inflorescências terminais.

Wild Oat (bromus asper)

Planta da família Graminae, cujo nome em inglês signitica aveia selvagem, pois assemelha-se à planta da aveia, pertence á mesma família botânica. Sua altura não ultrapassa os 60 cm e apresenta folhas longas, de nervação paralela, reproduzindo-se por meio de espiguilhas, contendo de 4 a 6 florinhas.

Wild Rose (rosa canina0

Arbusto da família Rosaceae, provido de muitos espinhos, que atinge de 1 a 3 m de altura, podendo formar sebes densas. As folhas são compostas por folíolos (5 a 7) inteiros, ovais e de bordos serrilhados. As flores são rosadas e produzem frutos de cor laranja muito semelhantes.

Willow

Planta arbórea da família Salicaceae (a mesma do choupo), também conhecida como Chorão, que pode atingir grande altura. Seus ramos são flexíveis e apresentam folhas inteiras, de disposição alterna. As árvores têm sexo separado. As flores unissecuadas reunem-se em inflorescência e são protegidas por uma bráctea revestida de pelos.

Fale conosco Menu Principal Introdução Essências Florais Preparação e Administração Bibliografia Botânica