Dicas para Colecionar Bonecas


Índice:


Introdução;
Siglas Importantes;
Dicas para Comprar/Vender/Trocar;
Dicas para Colecionar.

 

 



Introdução:

O hobby de se colecionar bonecas é muito popular em países como os Estados Unidos e Inglaterra. Ultimamente esse passatempo tem se popularizado também no Brasil, a prova disso é o crescente número de bonecas Barbie Collectibles (Barbies de colecionar) que estão sendo vendidas nas lojas de todo o país.

SIGLAS IMPORTANTES:

As siglas mais usados no mundo dos colecionadores são:

NRFB - Never Removed From the Box (Nunca retirada da caixa), significa que a boneca nunca foi retirada da caixa, que a caixa está como veio da loja, isto é, intocada! Estas bonecas valem mais e estão em melhor estado de conservação;

MIB - Mint In Box (Em bom estado de conservação na caixa), significa que a boneca está conservada, já foi retirada da caixa, mas a pessoa guardou a caixa original e a colocou de volta na caixa.

MNB - Mint No Box (Em bom estado sem caixa), significa que a boneca foi retirarda da caixa e que a caixa de estraviou! Mais ou menos a mesma coisa que "deboxed".

Secondary Market, quando uma boneca é colocada à venda no mercado dos colecionadores, mas não pelo fabricante.

Costumized Doll (Boneca Personalizada), significa que o dono da boneca pode ter alterado a cor de seu cabelo, o vestido original, etc... Até bem pouco tempo atrás a Mattel processava quem "personalizava" suas Barbies deixando-as insinuantes e sexualmente pevertidas.

AS SIGLAS ABAIXO SÃO USADAS PARA BONECAS DA MATTEL:

Collector Edition (Edição de Colecionador), indica que a boneca é uma Edição de Colecionador, isto é, têm fabricação de UM POUCO MAIS DE 35.000 unidade para cima, vêm em caixas próprias para amostragem, incluí pedestal e certificado de autenticidade.

Limited Edition (Edição Limitada), indica que a boneca é uma Edição Limitada com fabricação de MENOS de 35.000 unidades. Vêm com caixa própria para amostragem, pedestal, certificado de autenticidade. Algumas dessas bonecas são vendidas apenas para os membros do Clube Oficial de Colecionadores da Barbie.

#1 Ponytail, indica Barbie original de '59, íris branca, liner azul, furos nos pés.
#2 Ponytail, o mesmo que acima só que sem furos nos pés.
#3 Ponytail, indica Barbies original de '60, íris azul, sombrancelhas mais levemente curvadas.
#4 Ponytail, indica Barbies de '60, com novo corpo em vinil.
#5 Ponytail, indica Barbie de '60, com nova textura de cabelo, concavo, tamanho mais leve.

Vale acrescentar também que "deboxed" significa que a boneca foi retirada da caixa e que a caixa não está mais disponível.

Dicas para comprar/vender/trocar:

Saiba todos os detalhes sobre a boneca que você for comprar! Para isso vale copiar fotos pela internet, procurar por opiniões de pessoas que já compraram a boneca etc... Uma boa pedida é ir no site do Submarino na parte de bonecas, lá os compradores colocam sau opinião sobre o produto e você pode ter uma idéia de como é a boneca que você tem interesse.
Se você está procurando bonecas para brincar, comprar bonecas fora da caixa ou com a caixa danificada são a sua praia. Normalmente estas bonecas estão em promoção ou custam bem mais barato!
Não seja enganado! A maioria das bonecas fora da caixa tem seu preço reduzido pela metade! (A não ser se ela for a primeira Barbie com aquele maiô listrado!! Daí ela continua valendo bastante! heheh)
Não compre bonecas pelos leilões da internet que não possuam foto digitalizada! Você pode não gostar de alguma coisa quando ela chegar às suas mãos!
Se prepare para pagar! As bonecas não costumam ser baratas no Brasil! Mas também procure pelo menor preço telefonando e indo à lojas de brinquedos.
Os leilões da internet podem guardar supresas para os colecionadores! Tente passar por eles pelo menos uma vez por semana para ver as novidades! No Brasil os leilões mais populares, em se tratando de bonecas, são: o iBazar e o Lokau.com. Mas se você está disposto comprar do exterior veja no eBay e no Yahoo!Auctions.
Ocasiões em que você pode conseguir bons descontos: 1) meses de janeiro, fevereiro e março quando os pais estão mais interessados em férias e material escolar do que em comprar brinquedos para seus filhos; 2) quando você tiver a sorte de achar uma loja que esteja falindo ou em trasição de dono (geralmente são realizadas grandes liquidações); 3) Pontas de estoque! ; 4) Quando você deixa para comprar uma grande quantidade de ítens em uma loja só, se o dono da loja for legal e você pexinxar os descontos podem até te surpreender (experiência própria!).

Dicas para colecionar:

Não tente colecionar todas as bonecas que vierem à sua frente! Estipule uma meta como, por exemplo, colecionar somente bonecas de artistas famosos (como as Spice Girls, a Sandy, Kate Winslet em Titanic, etc...).
Se você coleciona para deixar a boneca dentro da caixa lembre-se de mantê-las longe da luz solar direta e longe da humidade!
Se você coleciona para tirar da caixa e colocar numa estante não esqueça que o ar-condicionado resseca o material do corpo da boneca e ela pode se partir em pedaços se a sua estante não for fechada!
Os lugares mais comuns para se guardar sua coleção são estantes de vidro, vristaleiras, etc... Mas é óbvio que quem decide é você!
Alguns colecionadores gostam de comprar suas bonecas em duplicata, uma para deixar na caixa e outra para retirar e ver como ela é! Para fazer isso veja se: você vai ter dinheiro suficiente para bancar esse tipo de coleção? você vai ter espaço suficiente para guardar esse monte de bonecas?
Os piores inimigos da sua coleção são: o pó (estraga o cabelo e as roupas das bonecas), a umidade (pode fazer criar mofos no corpo da boneca) e a luz solar direta (desbota as cores das roupas, corpo, cabelos e caixa).
Se você deixa suas bonecas dentro da caixa não esqueça de verificar se não falta nenhum acessório e se a boneca está em condições e, no caso de barbie collectibles, só abra a caixa para verificar o certificado de autenticidade.
Dica especial para conservação de Susi's antigas: Pergunta ao serviço de atendimento ao consumidor da Estrela (CEAC):
P:
Como evitar que o corpo das Susi's antigas resseque e se rache em pedaços?
R: Tania - CEAC :
Nossa equipe técnica sugere banho de sol cada 60 dias limpeza com sabão neutro.
Numa mudança é realmente complicado o transporte de bonecas fora da caixa! Uma solução barata e prática é colocar as bonecas dentro de garrafas de refrigerante. Para isso pegue garrafas usada e lave muito bem por dentro com detergente; Faça um corte transversal perto da base da garrafa, tomando cuidado para que a base não se solte totalmente; Seque muito bem a garrafa por dentro; Coloque a boneca e os acessórios enrolados naqueles plásticos protetores com bolinhas de ar (do tipo daqueles que vêem com televisões e aparelhos de som); feche a garrafa com fita adesiva; Agora você já pode colocar várias dessas garrafas empilhadas dentro de uma caixa e transportá-las, sem perigo de perder acessórios e de ocasionar danos às bonecas!
Devido à pedidos logo abaixo está uma foto (clique nela para ver de perto) de uma estante em vidro com fundo espelhado onde uma colecionadora,amiga minha, guarda suas bonecas fora da caixa (Valeu Beth!):

P.S.: Vale lembrar que a dona dessa estante é americana, mas você também pode encontrar estantes parecidas no mercado brasileiro.

Dica para quem quer começar a colecionar Barbie Collectibles: Se você dispõe de muito dinheiro, mas gostaria de comprar bonecas Barbie de colecionadores, opte por comprar as barbie da linha "Children's Collections". Esta linha de Barbie Collectibles são mais baratas (cerca de 40 DÓLARES cada), de qualidade superior às Barbies convencionais e possuem uma vasta quantidade de bonecas diferentes.
Quer ver uma lista de livros e vídeo sobre o hobby de Colecionar Barbies em inglês? Então Clique AQUI! (Esta lista foi tirada do Site BarbieCollectibles)

Se você sabe de alguma dica mande para mim por e-mail!

 

1