1. As melhores tigelas 7. Comida enlatada
2. Quanto de água? 8. Guardando a comida
3. Comida Fresca 9. Vitaminas e minerais
4. Legumes para cachorros 10. Ossos ou mastigáveis?
5. Alimentos secos completos 11. Petiscos e guloseimas
6. Semimolhados completos 12. Controle de Peso

 

1. As melhores tigelas.
Um cachorro deverá ter a própria tigela para alimentação. Para durabilidade, compre uma tigela de aço inoxidável com fundo externo de borracha para evitar deslizamento. Uma tigela de cerâmica pesada não poderá ser facilmente derrubada, mas se lascar ou rachar substitua logo, por causa das bactérias. Pode-se utilizar sem nenhum problema as de plásticos, de custo mais acessível trocando quando estiverem muito arranhadas.

2. Quanto de água?
Certifique-se de que seu cachorro tenha água fresca disponível e reabasteça até o mesmo nível diariamente. Um cachorro perde água todo dia em urina, fezes e arfando. Seu cachorro poderá desidratar e sofrer dano irreversível se não houver água disponível acima de 48 horas. 

3. Comida Fresca
A carne fornece a maior parte das necessidades nutritivas de um cachorro, mas não todas. Entretanto, como os seres humanos, os cachorros não podem viver somente de carne; portanto, se você vai alimentar seu cachorro com comida fresca em vez de comida já preparada, certifique-se de misturar a carne com a quantidade correta de cereais, legumes, massa e arroz, para fornecer a proteína, o carboidrato, a gordura, as vitaminas e os minerais de que ele precisa para uma boa saúde. 
Os nutrientes que compõem a carne fresca variam consideravelmente, por isso é dificil manter uma dieta balanceada. 

Coração

Galinha

Ovo  

Massa


Carnes e Legumes


Carne Moída


Fígado

4. Legumes para cachorros
Legumes não-cozidos (e certos tipos de frutas cruas) são boas fontes de vitaminas. Os cachorros não comem só carne e poderio se converter à proteína e à gordura dos legumes nos nutrientes necessários para sobreviver. Portanto, escolha legumes recém-cozidos, tais como cenouras, repolho e batatas, como parte de uma dieta bem balanceada. Se você quiser colocar seu cachorro em uma dieta vegetariana, consulte seu veterinário sobre como manter uma nutrição equilibrada. 

5. Alimentos secos completos
Estas “cápsulas” de carne e peixe quase inodoras têm quatro vezes mais calorias por grama do que a comida enlatada, portanto alimente seu cão em quantidades menores. Alguns tipos deverão ser reidratados com água. Não confunda essas refeições completas para cachorro com aquelas baseadas em petiscos, principalmente cereais e biscoitos. 

6. Alimentos semimolhados completos
O alimento completo semimolhado tem mais que três vezes as calorias da comida enlatada e torna-se uma excelente refeição preparada. Ele fornece uma dieta completa e econômica, e você poderá dá-lo a seu cachorro puro ou com recheio de cereais. Apresenta alto conteúdo de carboidrato, adequado para os cachorros de trabalho — mas não para diabéticos. Em geral o prazo de validade é mais curto que o do alimento seco ou enlatado. 

7. Comida enlatada
Alimentos enlatados à base de carne com alto alto teor de proteína existem em muitas variedades para atender às necessidades de diferentes donos de cachorros. A variedade principal é uma mistura de carne em geléia, servida melhor a seu cachorro com um volume igual de recheios de cereais ou alimento seco crocante para assegurar um bom nível de calorias, carboidratos e gordura. Algumas comidas enlatadas são preparadas para cachorros enjoados e poderão ser servidas sem comida seca, mesmo assim fornecendo nutrientes suficientes ao cachorro. 

8. Guardando a comida
Coloque uma tampa de plástico sobre uma lata de comida para cachorro parcialmente usada e guarde na geladeira no máximo por três dias. Lave as tampas após usar, da mesma forma que você lavaria as tigelas e a colher de servir do cachorro. 

9. Vitaminas e minerais
Seu cachorro deverá obter todas as vitaminas e os minerais de que necessita da carne fresca, dos cereais, dos legumes, ou das comidas preparadas que você colocar para ele. Entretanto, existem certas ocasiões em que um cachorro poderá necessitar de suplementos para assegurar o crescimento dos ossos, boa digestão, reparo de tecidos, equilíbrio de água e outras condições. Estas incluem a gravidez, o crescimento do filhote e quando um cachorro está se  recuperando de ferimento ou doença. Se seu animal estiver em tal condição, fale com seu veterinário sobre o nível de suplemento necessário antes de acrescentar algum à dieta. 

10 . Ossos ou mastigáveis?
Ossos para mastigar ajudam a fornecer cálcio vital, mas se você alimentar seu cachorro com uma dieta balanceada, ele já estará recebendo cálcio. Roer ossos massageia as gengivas e exercita os músculos da mandíbula. A tíbia do boi ou os ossos das articulações são os melhores, uma vez que menos prováveis de estilhaçar ou de colar na boca. Os ossos são perigosos para alguns cachorros. Consulte um veterinário antes de fornecê-los. Os mastigáveis são uma alternativa eficaz e mais conveniente, com menos calorias. 

11. Petiscos e guloseimas
Biscoitos e nacos fazem saborosos petiscos e são recompensas de treinamento úteis. Tais petiscos são de alto teor de carboidratos e gordura, o que significa calorias elevadas. Então leve-os em consideração ao calcular o consumo diário de calorias do seu cachorro. 

12. Controle de Peso
Se seu cachorro estiver menos alerta do que de costume, e também se não conseguir sentir as costelas dele, você poderá estar alimentando-o em excesso, ou incorretamente. 
• Procure dar a seu cachorro somente sessenta por cento da cota de caloria normal recomendada durante a dieta. 
• Reduza o consumo de alimento seco do cachorro se estiver usando uma mistura de carne e alimento seco. 
• Aumente o exercício diário do cachorro. 
• Varie a dieta de vez em quando. 
• Não ceda quando ele implorar por comida; isto poderá ser uma obsessão para alguns cachorros, especialmente se eles estiverem entediados. Render-se simplesmente reforça este comportamento e conduz à obesidade. 
• Consulte o veterinário sobre dietas de baixa caloria especialmente formuladas.