ENA

 

ENA - Eco-Village Network of the Americas  

     Rede de Eco-Vilas das Américas

O site original é  http://ena.ecovillage.org/
        
      @
Sites   Traduzidos       @ Sites não traduzidos

@GEN -@Notícias-@Calendário-@Recursos-@Diretório
@Home sobre "The Farm" ( A Fazenda )
@Eco-Vilas
@Permacultura
@Rede das Américas     
@Recursos                                                                         @Calendário da "The Farm"
@Calendário da GEN                                             @Local de Compra / Venda                                  
@GEN - Comunicados ( Mar ’99)
@Conferência Sobre Comunidades Sustentáveis
@Entre em contato com a GEN
Busca através de nosso site ( acesso possível somente através do site original).
Busca avançada ( acesso possível somente através do site original ).

              Rede de Eco-Vilas das Américas ( ENA )                                                                                                                                       Atualizado em 30/07/99

Secretaria Regional da @Rede Global de Eco-Vilas (GEN)

                                                                                                               Read this in:    English  - Español

O que é uma Eco-Vila?
@Nosso Boletim, Ecovillages
@Una-se  à Rede de   Eco-Vilas

A Rede de Eco-Vilas das Américas ( ENA ) é um projeto de pesquisa da política pública, da educação e de rede(internet), operada por pessoal permanente e voluntários. Nosso enfoque está nas necessidades das futuras gerações e por um planeta seguro e saudável aonde habitar.

Propusemo-nos a criar e apresentar ao mundo exemplos destacados do que quer dizer viver em total harmonia com a natureza de maneira sustentável. Promovemos e facilitamos a criação de comunidades - tanto rurais como urbanas - que desenvolvem e implementam tecnologias e práticas tais que as atividades humanas estejam integradas ao mundo natural de uma forma não danosa, que por sua vez possa apoiar o desenvolvimento humano saudável e que se possa continuar com sucesso a um futuro indefinido.

                          Nossa @Visão

Vislumbramos um mundo de diversas culturas, de toda a vida unida na criação de comunidades em harmonia uma com as outras e com a terra, enquanto convergimos as necessidades desta e das futuras gerações.

                          Nossa Missão

Conectar às pessoas das Américas em um esforço comum para unificar a transformação global em direção a  assentamentos humanos com características ecologicamente, economicamente e culturalmente sustentáveis.

                     Nossos Propósitos

Os propósitos e objetivos sociais da Rede de Eco-Vilas das Américas são as seguintes:

-Apoiar e nutrir a integridade, sustentabilidade e evolução de Eco-Vilas nas Américas.
-Facilitar a criação de novas Eco-Vilas.
-Fomentar e facilitar a cooperação e diversos intercâmbios entre / com  as Eco-vilas das Américas..
-Representar em prol e ativamente às Eco-Vilas em foros de discursos públicos, ante o governo de suas respectivas nações            e  em conselhos internacionais.
-Apoiar os participantes do movimento de Eco-Vilas em sua evolução pessoal e integridade profissional.
-Explorar e criar formas de organização inovadoras e sustentáveis.
-Promover a pesquisa, o desenvolvimento e o uso das tecnologias apropriadas.
-Fomentar a experiência , o entendimento e os conhecimentos de formas de viver em harmonia de uns com outros e com              a Terra.

Nosso trabalho se inspira diretamente em discussões internacionais que levaram a adoção da Agenda 21 no Rio de Janeiro em 1992, a Conferência Internacional sobre a Populção e o Desenvolvimento em Cairo em 1994, A Declaração de Beijing em 1995, a Declaração do Hábitat em Istambul em 1996 e do Protocolo de Kyoto em 1997. O que somos é uma primeira aproximação ao extremamente complexo problema de como encaminhar o planeta até uma sociedade de comunidades sustentáveis e estáveis.
Buscamos estabelecer uma rede de organizações baseadas em comunidades para compartilhar os recursos e as habilidades necessárias para o desenvolvimento sustentável.
Nosso objetivo é o de apoiar a construção de modelos de comunidades sustentáveis em muitos países por meio da assistência a aqueles promotores comunitários que já tenham demonstrado certa vontade e habilidade de fazê-lo.
A rede de Eco-Vilas é representada por muitas vilas em diferentes etapas de desenvolvimento; as mais antigas se estabeleceram faz mais de 70 anos, enquanto que as mais recentes estão apenas começando. O ponto comum as une é o enfoque na educação assim como o desejo de integrar ecológica e espiritualmente o desenvolvimento da comunidade a uma base econômica.
Cada projeto pode funcionar como centro de treinamento em sua região. O espectro de como efetuar isto  é extenso e cobre todos os aspectos da vida comunitária

A Rede de Eco-Vilas é a coordenadora de:

-Estabelecimento e desenvolvimento de Eco-Vilas. Financiamento, consulta, documentos jurídicos e referências.
-Centros de Treinamento e Programas de Alcance Social. Para pesquisa, demonstração e treinamento na troca dos estilos de vida de alto consumo para modelos sociais mais satisfatórios, de alta qualidade e baixo impacto ambiental.

Visite o @Centro de Treinamento de Eco-Vilas em "The Farm" para ver o que se está fazendo no campo de:

-Desenvolvimento de Negócios e Tecnologias Sustentáveis. A autoconfiança requer uma economia sustentável e a        criação    de valores intrínsecos.
-Rede Internacional. As Eco-Vilas podem incrementar seus conhecimentos muito rapidamente através do intercâmbio da        informação e do trabalho, o treinamento e o serviço de assistência pública.
Uma especial  ênfase é colocada no intercâmbio e treinamento  de jovens.
-Arrecadação de fundos.
-Formulação de uma Política Pública..

                        O que é uma Eco-Vila?

Robert Gilman em seu livro entitulado "O que é uma Eco-Vila?" (1991) nos oferece a seguinte explicação:

"Uma Eco-Vila é um assentamento de escala humana* completamente caracterizado** aonde as atividade humanas estão integradas ao mundo natural de maneira não danosa e de tal forma que dêem apoio ao desenvolvimento humano saudável e que se possa continuar indefinidamente  ao futuro".

Da *escala humana se refere a que o tamanho ideal de uma Eco-Vila deve prestar-se a que os habitantes se conheçam entre si na comunidade. Aonde cada membro da comunidade se sinta capaz de influenciar a direção que a comunidade tome.
Em um assentamento **completamente caracterizado, todas as maiores funções de uma vida normal---habitação, alimento, indústria, descanso, vida social e comércio---estão plenamente presentes e proporcionalmente balanceadas.
A idéia de que as atividades humanas podem-se integrar ao mundo natural de maneira não danosa põe a "Eco" nas Eco-Vilas. Um aspecto sumamente importante deste conceito é a igualdade entre os humanos e as outras formas de vida de tal maneira que os humanos não procurem dominar a natureza, mas que melhor encontrem seu lugar nela. Outro princípio importante é o do uso cíclico dos recursos materiais em vez da prática linear ( tirar do solo, usá-lo uma só vez e logo jogá-lo para sempre) que tem caracterizado a sociedade industrializada. O princípio de apoio ao "desenvolvimento humano saudável" reconhece que as Eco-Vilas são, depois de tudo, comunidades humanas e que sem uma genuína saúde humana a níveis muito profundos, essas comunidades não poderão ter êxito. O desenvolvimento humano saudável implica no desenvolvimento balanceado e integral de todos os aspectos da vida---físico, emocional, mental e espiritual. Tal desenvolvimento necessita expressar-se não somente na vida dos   indivíduos, mas na vida da comunidade como um todo. O princípio da "sustentabilidade"--- para que a comunidade possa continuar com sucesso ao indefinido futuro--- a impõe uma espécie de  honestidade para as Eco-Vilas. Sem ela seria fácil ( ou pelo menos mais fácil) a curto prazo, criar comunidades de escala humana que pareçam integradas harmoniosamente à natureza e ser completamente caracterizada, porém às ocultas  vivem de capital acumulado em outras partes da sociedade; ou que dependem de atividades não sustentáveis em outras partes; ou  são excluentes de aspectos maiores da vida ( como a infância ou a velhice). O princípio da sustentabilidade trás consigo um profundo compromisso com a justiça e a não exploração--- voltado para  outras partes do mundo atual, humano e não humano, e para toda vida futura.


                Una-se à Rede de Eco-Vilas.

Una-se ao nosso programa de pesquisa sobre a vida ambientalista. Ajude o crescimento de nossa rede de comunidades, indivíduos organizações de filantropia e empreendimentos. Ajude-nos a desenvolver (estender) um novo paradigma para a humanidade viver sutentavelmente. Estamos inventando o futuro aqui mesmo. Tua doação é dedutível de impostos. Doação sugerida para fazer-se membro da ENA é de $25 USA ao ano. Todo donativo se usará efetiva e eficientemente.

A Rede de Eco-Vilas das Américas é baseada na comunidade de@ "The Farm" em Summertown, Tennessee. Somos um escritório regional da@ Rede Global de Eco-Vilas. Comunique-se conosco em ecovillages@thefarm.org.

Rede de Eco-vilas das Américas

560 Farm Road, PO - Box 90
Summertown, TN 38483-0090 USA
Telephone +01-931-964-3992
FAX +01-931-964-2200

    Estas são algumas das Eco-Vilas das                              Américas:

Argentina
Asociación Gaia Argentina - Navarro
Los Melados - Rio Ceballos

Brasil
Comunidade Lar Nicanor - Brasilia 
Comunidade Vale Dourado - Pirenopolis
Fundação Terra Mirim - Simões Filho
@Lothlorien - Palmeiras 
Projeto Aldeia Global - Novo Hamburgo 

Canadá
Bamberton - Victoria 
EarthSea - Riverport 
Moondance - Edson 
Morning Star Ridge Community - Winlaw
Sun Run Centre for Sustainable Living - Cameron

Colômbia
Rainbow Peace Caravan - Laureles 

Costa Rica
Asociacion Conservacionista Yiski  - Moravia 

Equador
Utopian Ecovillage Network (Ecuador)  - Boca Raton 

Estados Unidos
Abundant Dawn Community - Floyd 
Acorn - Mineral
Alpha Farm - Deadwood 
Aquarian Concepts Community  -W. Sedona 
Arcosanti - Mayer  
Breitenbush Community - Detroit 
Carpenter Village - Athens 
Cerro Gordo Cottage - Grobe 
Cotyledon Village - Loveland 
Dancing Rabbit - Rutledge  
Deer Rock - Faber
DeerHaven Hills Farm - Columbus 
Dreamtime Village - La Farge  
Earth Connection - Cincinnati
EarthArt Village - Moffat 
Earthhaven - Black Mountain  
Earthlands - Petersham
East Wind - Tecumseh 
EcoVillage at Ithaca - Ithaca
Ecovillage of Loudoun County, Virginia - Frederick
Eden Project - Glen Ellen
Eden Ranch Community - Paonia 
Elfentree - Arlington 
Manitou - Crestone 
Manzanita Village - Prescott 
Moonshadow -Whitwell 
Namaste Green - Barnstead 
New Gaia - Alma 
Old Mill Farm - Mendicino 
Peaceful Gardens - Bonners Ferry 
Possum Hollow - Jacksonville
Potash Hill Community - Cummington 
Price Hill/Imago - Cincinnati 
Refugio del Rio Grande - Harlingen 
Shannon Farm/Deer Rock - Afton 
Short Mountain Sanctuary - Liberty
Sirius Community - Shutesbury 
Southwest Sufi Community - Yuba City
SpringLedge Ecovillage - Plymouth 
Sun Valley Community - Liberty 
The Farm - Summertown 
The Peace Farm - Panhandle 
Twin Oaks - Louisa 
Unahwi Ridge - Raleigh 
West Hills Cohousing - Portland  
Westwood Cohousing Community - Asheville 
Wild Iris Sangha and Fellowship - Citrus Heights 
Wisteria - Pomeroy 
Yew Wood Healing Center - Deadwood  
Zendik Farm Arts Foundation - Bastrop 

México
Aldea Tukipa -  Tepoztlan 
Aztlan Centro de Rescate Ecologico - Querétaro 
Campamento Aventurate - Cuernavaca 
Ecoaldea Huehuecoyotl A.C. - Tepoztlan 
Huertos Familiares Tecoxolco - Xalapa 
La Perla - Catamaco
Las Canadas Bosque de Niebla - Huatusco 
Red de Ecoaldeas de México - Morelos 
Sacbe Jungla Maya S.A. de C.V.-  Playa del Carmen  
Uitsikalpuli de San Luis

Peru
Servicio Holandes de Cooperaciòn al Desarrollo-San Isidro 

A Rede de Eco-Vilas do Canadá

Pode ser contactada em:
@Ecovillage Network of Canada
262 Langside St.
Winnipeg, MB
R3C 1Z8 Canada
Email: enc@escape.ca

Estas são algumas das Eco-Vilas no Sul da América que se pode ver na Internet:

Asociación Gaia Argentina
Sirve de módulo sul para o Sul da América para a Rede de Eco-Vilas.
Pode ser contactada em:

@Asociación Gaia Argentina
Almafuerte 1732
San Martín (1650)
Buenos Aires, Argentina
Teléfono/fax: 752-2197
Email: gaia@gaia.wamani.apc.org

 A @"La Caravana Arcoiris por la Paz" está baseada na visão de Heyoehkah, e outros, de juntar todas as cores da terra em equilíbrio e harmonia. Em suas viagens dão apresentações e eventos teatrais para elevar a consciência ambientalista no público. Por sua vez recebem informações de outras culturas e pessoas com as quais compartilhamos nosso planeta. Siga-os e participe em suas viagens. Olhe também a @mensagem dos Kogi !

Rede de Eco-Vilas do México

A nascente@Rede de Eco-Vilas do México tem seu escritório em:
Eco-Vila Huehuecoyotl - Tepoztlan, México

Comunique-se com: huehue@laneta.apc.org ou giovanni@ecovillage.org
Apartado Postal 111
Tepoztlan, Morelos, México

E também outros recursos:

@Laneta: por recursos em espanhol ( México ).
@Permacultura ( Uruguay)
@PNF: Novas Fronteiras de Cooperação (Brasil)
@Consensus (EUA)
@Intentional Communities ( EUA )

"The copyright of this site is property of ENA
Os direitos autorais destas página são de propriedade da  ENA

Back Top