Projetos de Pesquisa

 

Início

Versão portuguesa
English Version
Esperanta Versio
Links
BAÚ
Sopa de Letrinhas
Livro de Visitas
Mapa do Site

Acima Próxima

Projetos de Pesquisa Meus Trabalhos Eu e minha Disciplina ERNMA

"CUSTOS EFETIVOS DE PRODUÇÃO DE CACAU"

Coordenador/executor :
Hilmar Ilton Santana Ferreira

Coautores:
Luiz Brandão Freire - UESC
Gilberto C.C. Mascarenhas - CEPEC/CEPLAC
Alfredo Dantas Landim - Empresário
Luiz Henrique de Azevedo Dias - Empresário

Estagiárias de Iniciação Científica:
UESC: Ana Paula Torres (hoje estagiária do PIBIC/CNPq em outro projeto. Permanece seu nome, em virtude de sua grande colaboração)
PIBIC/CNPq: Helga Dulce Bispo Passos
UESC: Juliana Vieira de Carvalho
UESC: Kaliandra Freitas Sena

A produção é aspecto fundamental da vida econômica. Este projeto, piloto, modular, é uma entrada na busca de informações na Economia da Produção. Começa-se com um setor (agrícola) e um sub-setor (cacauicultura) de peso na região onde se insere a UESC. Com o aprendizado da caminhada se expandirá para outros sub-setores e setores. Antes terá que se estender de simples estudo de caso ( hoje acompanha 2 fazendas privadas e uma da UESC) para amostragens representatativas da atividade.

O projeto acompanha o desenrolar do ano agrícola em cada unidade produtiva, acumulando dados quantitativos sobre uso de insumos, produção e preços de insumos e produto. Ao fim do ano agrícola estes elementos proporcionarão a avaliação econômica do negócio e gerarão coeficientes-técnicos do sistema produtivo, tanto do tipo insumo/insumo como do tipo insumo/produto. Acumulados ao longo dos anos estes coeficientes-técnicos serão tratados como variáveis aleatórias, buscando-se suas distribuições de freqüência, sua funções de densidade de probabilidade, possibilitando o manejo de funções custo de produção estocásticas.

Assim, busca-se trabalhar com os custos efetivos de produção no lugar dos apenas custos padrões de produção. O trabalho poderá se espraiar para as muitas categorias de custo, entre elas os privados X os sociais.

O trabalho, vencidas as etapas de aprovação empírica, pode fazer uso de suas informações para tratar de economia da produção em geral, a começar pelo estudo de funções produção, para o qual já terá elementos.

Buscam-se parcerias, discussões e contribuições. Participe! Mande um e-mail.

Resumo do projeto

Relatório mai / jun 1998

Relatório mai / out 1998

Relatório mai 1998 / abr 1999

Plano diretor para grupo de pesquisa -- Proposta rejeitada por pares e ímpares - MAI.2004.

 

1