Entrar no sub-tópico Lei Pelé e Lei Zico
 
 

MARKETING ESPORTIVO

        As verbas de Marketing Esportivo tem crescido como uma bola de neve.Nos Estados Unidos 50 bilhões de dólares é a soma que vem sendo aplicada anualmente no setor, que já está sendo denominada de PNBE - Produto Nacional Bruto do Esporte.
        Envolvendo tudo, desde o hot-dog ao patrocínio de algum evento de televisão, a indústria americana do esporte já superou setores como seguro e está próxima de outros como o papel de empresa. Neste boplo, tudo quanto é tipo de esporte vem atraindo cada vez mais interesse das firmas, que procuram um vinculo saudável e não fazem economia para alcança-lo, e hoje já são mais  de 3.400 empresas que estão investindo no setor. Em 1982 eram apenas 10.
        Em sua forma original o marketing esportivo não passava de contra açào de um atleta para divulgação de um produto. Hoje a prefrência das empresas americanas vem recaindo sobre eventos de um modo geral, uma estratégia que oferece estabilidade a longo prazo e ajuda a construir uma imagem forte. O esporte vem sendo usado para lançar novos produtos, para aumentar a empatia do consumidor em relação a uma empresa, até mesmo para minar a liderança regional de uma marca. No príncipio os objetivos eram apenas institucionais. A medida que os resultados da estratégia foram aparecendo através do fortalecimento da imagem da empresa, novos caminhos vem sendo  descobertos. Patrocínio de transmissão feitas sem qualuqer preconceito, onde uma dobradinha eficiente é feita de modo a que os anunciantes investem em merchandising que asssegura a exposição de seu logotipo durante a transmissão do evento. Automobilismo, futebol, golfe,tênis, volei,
basquete  tem sido muito utilizados. Todavia deve ficar patente que o marketing esportivo não faz milagres e tem limites. Algumas modalidades são tão utilizadas que cedo atingem a saturação, o que deixa de ser um negócio dourado. No Brasil várias empresas aderiram e têm obtido retorno, com bons reflexos no desempenho dos atletas. O grosso dos investimentos vai para o patrocínio de eventos.