Principal Instalações Físicas Energia & Aterramento Móveis Equipamentos
Justificativas Recursos Humanos Rotina Conclusão E-mail

ENERGIA:

    Uma boa instalação elétrica ajuda a evitar ou amenizar quedas, interrupções temporarias e ruidos. Quando se trata do uso de equipamentos sensíveis às variações elétricas, como computadores,  a qualidade da energia oferecida se torna essêncial, pois do contrário poderão ocorrer desde problemas superficiais até a perda completa dos equipamentos. Além de servir como prevenção de possíveis incêncios.

ATERRAMENTO:

    Todo sistema eletrônico necessita de uma proteção adequada contra os surtos elétricos. Esta proteção é o aterramento, que nada mais é do que uma ligação com a terra. A tensão elétrica sofre ocilações, e a função do aterramento é extraviar o excesso de energia, impedindo que este excesso chegue ao equipamento, o que causaria a queima do mesmo.

Dicas para um bom aterramento:

    Fazer perfuração no solo com um trado de 100mm, variando de 1,5 a 2 metros de profundidade.

    Enterrar a haste neste buraco.

    Usar três hastes interligadas no centro.

    Adicionar solução condutora, misturar terra com um talco vegetal + água, ela atuará de duas formas: -1ª) vai conservar a umidade do solo -2ª) vai garantir a condutividade elétrica entre a haste e o solo.

    Fazer uma caixa de inspeção usando cano de esgoto de 100mm com tampa, a fim de dar proteção às conexões e permitir revisões periódicas da resistência elétrica.
OBS.: Molhar a cada 90 dias o sistema de aterramento.