Lista Negra - Educação


Delinqüência Juvenil

12345678 A cada dia que passa vemos nos noticiários mais e mais crimes envolvendo jovens delinqüentes. Todos julgam saber as causas desses atos, atribuindo-os, ora à mídia que aliena aos jovens, ora aos filmes ou músicas que eles afirmam incitar a violência, enfim, sempre colocam a culpa em alguma coisa que julgam influenciar negativamente seus filhos. Mas será que eles já pararam pra pensar na educação que deram e estão dando à eles? Quantos pais poderiam afirmar certamente que conhecem bem seus filhos, e que são seus amigos? Acho que são pouquíssimos.
12345678 Hoje eu posso afirmar com certeza que 90% dos pais não souberam educar seus filhos. Na maioria dos casos esta educação limita-se ao pagamento da escola e às proibições, para que o garoto não fique mimado. Mas eles se esquecem (ou talvez nem saibam) que educar não é apenas dar dinheiro nem chamar atenção quando o menino faz algo errado, nem proibi-lo de sair à noite alegando que é perigoso. Educação envolve muito mais do que isto. Em primeiro lugar, amor, e isto acho que todos os pais tem pelos seus filhos, pelo menos a maioria. Em segundo lugar, amizade. Você tem que ser amigo de seu filho. Isto é o mais importante. Os filhos também sentem falta disto. O diálogo é fundamental. Mas isto tem que vir desde pequeno. Não adianta nada chegar no seu filho quando ele já tem 15 anos e dizer: "Meu filho, nós temos que Ter uma conversa de homem pra homem." Isto já era, não existe mais. O máximo que conseguirá de seu filho assim é que ele o veja como um idiota que vive na idade da pedra. O diálogo é importante, mas tem que vir desde pequeno. Conhecer seu filho é fundamental também. Saber de seus desejos, suas dúvidas, seus anseios e angústias. Só assim os pais poderão participar ativamente da educação dos filhos.
12345678 Algumas proibições por exemplo não enriquecem em nada a educação dos filhos. Quase sempre os pais proíbem o jovem de sair à noite, pois acham que assim estarão protegendo-o do mundo e seus perigos. Mas eles se esquecem que ao proibir, estão negando ao jovem uma lição muito importante: responsabilidade. O jovem tem que aprender a Ter responsabilidade sim, mas não é proibindo-o de viver que se conseguirá isto. Assim, a única que coisa que os pais conseguirão é despertar a revolta e o ódio do filho, o que pode trazer graves conseqüências. Impedir namoros, passeios e outras coisas do tipo, prática comum dos pais de hoje, principalmente com as filhas, podem incentivar desde o uso de drogas até mesmo o suicídio. Este não é o melhor caminho de ensinar seu filho a ser responsável. O ideal é que se conheça o filho e, principalmente, conheça seus amigos e namorados. A confiança é o primeiro passo para uma boa relação entre pais e filhos. Nunca se deve dizer ao filho o que fazer. Escolher sobre o futuro do jovem, sem lhe consultar sobre seus desejos é outro péssimo hábito dos pais em geral. As imposições são muito comuns hoje em dia, principalmente quanto ao curso que o jovem deve prestar. É o filho quem deve decidir o que ele quer fazer da vida, independente do pai achar aquela profissão boa ou não.
12345678 Todos estes fatores são causas da maioria dos atos delinqüentes da juventude de hoje. Quando cobrados, os pais dizem que têm de trabalhar e não tem tempo para se ocupar da educação dos filhos. Mas, a partir do momento que eles abrem mão desta educação, perdem todo o direito de culpar qualquer outro fator de influência educacional, quando seus filhos estiverem sendo condenados por qualquer crime, ou mesmo quando forem pegos usando drogas. A culpa nestes casos é exclusivamente dos pais que não souberam ou "não tiveram tempo" para educar os filhos. Somente quando a sociedade aprender a educar os jovens é que muitos dos problemas deste tipo deixarão de existir. Enquanto isto não acontece, de nada adianta as autoridades tentarem combater as drogas e a criminalidade juvenil. O ideal é que se combata as causas, não as conseqüências. E se você é pai, e está tendo problemas com as atitudes de seu filho, olhe bem para ele, e tente conversar e ser seu amigo. Garanto que ele é muito mais inteligente e sábio do que você possa imaginar.

Lord Karnak
lord@karnak.zzn.com


Legião Urbana - Geração Coca-Cola

Quando nascemos fomos programados
À receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados USA
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial, Industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola!

Depois de vinte anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis...

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola!

Renato Russo


Leia mais sobre este assunto em:

- Rebeldes Sem Causa ?!?

- Como estamos educando nossos jovens?

 

Outros Artigos

Lista Negra