Galeria Fanzines Forum Modelismo Nekomimi no Densetsu E-mail
Ainda em desenvolvimento, o tutorial de modelismo da FLM tentará repassar o que aprendi ao praticar a arte de criar esculturas de resina epoxi. Esta areá ainda é nova no Brasil, e não possiu muitos praticantes ativos. Fazer uma escultura é um longo e duro processo, mas eu garanto que o resultado final compensa o trabalho!
^_^

Tutorial 1: Introdução, Materiais e Tecnicas
Tutorial 2: Desenhos referencia e Cabeça

Titulo: Belldandy
Tipo: Kit pirata importado
Material: Vinil
Duração: 5 a 6 semanas
Dificuldade: 9
Nota: 8
Descrição:
O primeiro garage kit comercial que eu montei, dificilmente poderia ter optado por um modelo mais difícil. A matéria prima, vinil, teve que ser praticamente "esculpida", pois todas as peças possuíam muito resíduo de seus moldes. O vinil é extremamente duro, e era necessário amolecer as peças em água quente antes de cortá-los. O resultado final valeu o esforço investido!
Titulo: Ranma-Chan Grande
Tipo: Produção pessoal, modelo único
Material: Epoxi, muitooo epoxi
Duração: alguns meses...
Dificuldade: 10
Nota: 8
Descrição:
Eita modelo grande!!! Começou apenas como o rosto, feito com restos de epoxi da Yuki, mas quando percebi que estava ficando legal, aceitei o desafio de fazer-lá por inteiro. Usei uma ilustração da Ranma-Chan feito a pastel(na minha opinião, o melhor desenho dela) como base para a pose. Este modelo ficou grande, grande mesmo, medindo 30 cm de altura, e foi feito puramente de epoxi(com esqueleto reforçado a arame), chegando a uma estimada quantia de 25-30 caixas(cerca de 2,5Kg). Infelizmente, só aprendi a técnica de alisamento por água no dia antes de acabar o modelo.
Titulo: Suzan
Tipo: Produção pessoal, modelo único
Material: Epoxi, palito de dente, arame metálico (clips)
Duração: 3 semanas, períodos variados durante as reformas
Dificuldade: 4, 3 (reforma)
Nota: 3, 5 (após primeira reforma)
Descrição:
Meu primeiro modelo em epoxi, sua primeira modelagem porém foi feita com matéria prima estragada, resultando num modelo com um interior "podre" que nunca endureceu. Alem disto, não conhecia na época nenhuma técnica de acabamento (alisamento por lixa ou água), então a superfície era extremamente irregular. Após o termino do modelo "Yuki", foi feito uma primeira reforma geral(com lixa e epoxi fresco), que melhorou em muito sua aparência final. O modelo reformado foi exposto na Animecon 2000 e 2001. Logo após o evento foi iniciado nova reforma geral, com a substituição das pernas (importadas de um kit pirata nacional da Belldandy), reforma facial e do tórax. Esta ultima reforma ainda está em fase de realização.
Titulo: Yuki
Tipo: Produção pessoal, modelo único
Material: Vinil
Duração: Epoxi, arame metálico (clips)
Dificuldade: 7
Nota: 6
Descrição:
Baseado no primeiro desenho desta personagem, este foi o primeiro modelo a usar alguma técnica de lixamento, obtive um resultado extremamente satisfatório. Foi inclusive o primeiro modelo que pintei.
Titulo: Ranma-Chan Filme2
Tipo: Produção pessoal, modelo único
Material: Epoxi, arame metálico (clips)
Duração: 4 semanas
Dificuldade: 4, 6
Nota: 8
Descrição:
Este modelo originalmente começou como um kit da Beta, baseado num desenho que fiz dela sentada segurando uma bola de praia. Também feito durante a época que desconhecia qualquer técnica de alisamento, possuía muitas falhas. Cerca de 8 meses depois de acabá-lo, porem, decidi o adaptar para uma Ranma-chan, já que as poses eram semelhantes (aproveitaria para lixar e finalizar corretamente o modelo). As modificações e adaptações que tive que fazer foram bem pesadas; Braços e cabeça inteiramente novos, levantamento do tórax e 3/4 das pernas. No final das contas, estimo que somente 40% do epoxi original permanece hoje. Fiquei muito satisfeito com o resultado, especialmente com a cabeça.
Titulo: Vhan
Tipo: Produção pessoal, modelo único
Material: Epoxi, arame metálico (clips)
Duração: 2 semanas
Dificuldade: 7
Nota: 7
Descrição:
Logo após a Animecon 99 comecei a trabalhar neste modelo, com a intenção de dá-lo como presente de natal para minha amiga Erica Horita. Tendo aprendido a nova técnica de alisamento por água(durante o processo de modelagem) durante o evento, consegui economizar muito tempo na produção, e facilitei o trabalho de lixamento posterior. Resultado: tive bem mais tempo para trabalhar nos detalhes e o modelo final ficou bem melhor que os anteriores.
texto Misc