PESSOAS & DESCOBERTAS
KDKA Começa a Transmitir pelo Rádio
1920

 

photo
Fotografia: Começos de KDKA, com equipe inteira de quatro

Na Véspera de Natal de 1906, os operadores de telégrafos em navios fora da costa de Nova Inglaterra imaginavam se tivessem tido uma experiência religiosa. Fora do meio dos ponto e traços do código Morse e dos sinais sonoros que se emitem através dos aparelhos receptores, viesse o som de uma voz que lesse a história de Natal do Evangelho de Lucas e um violino tocando "Noite Feliz”. A voz lhes desejassem um Feliz Natal, e em seguida os pontos e traços começassem novamente.

A voz era a de Reginald Fessenden (1866-1932), inventor e engenheiro que tinha estado trabalhando em produção de voz de rádio desde a primeira transmissão de rádio sem fios de Marconi através do Atlântico. Depois de sua experiência de Natal, Fessenden continuou trabalhando para tornar a voz de rádio prática. Em 1907, Lee de Forest inventou um novo tubo de rádio chamado o Audion. E logo fez transmição de modulações de som muito mais efetiva e se tornou equipamento de rádio padrão. O tubo de rádio foi melhorado gradualmente por outros inventores, para aumentar a claridade e a potência.

Durante 15 anos ou mais ou menos isso, a voz de rádio esteve ao alcance de engenheiros e hobistas chamados de radio-amadores. Para a maioria das pessoas isto parecia divertimento, mas uma novidade que não teria nenhuma aplicação prática. Um obstáculo para a aceitação do rádio foi que o equipamento era incômodo e exigia uma quantia justa de conhecimento e atenção. Depois de Primeira Guerra Mundial, prosperidade e avanços tecnológicos – alguns dos produtos do esforço da guerra -- trouxe mais eletrodomésticos para dentro de casa e criou pessoas com mais propensão à tecnologia. As empresas de rádio conceberam a idéia de construir e vender máquinas já feitas. 

Em 1920, a Westinghouse, um dos principais fabricantes de rádio, teve uma idéia para vender mais rádios: Ofereceria a programação. O rádio começou como um método de comunicação um a um, por isto esta era uma idéia moderna. Dr. Frank Conrad era um radio-amador da área de Pittsburgh com muitas conexões. Ele freqüentemente tocava gravações através das ondas aéreas para o benefício de seus amigos. Isto era exatamente o tipo de coisa que Westinghouse tinha em mente, e pediu ajuda a Conrad montar uma estação de transmissão regular em Pittsburgh. 2 de novembro de 1920, a estação KDKA fez a primeira radio transmissão comercial da nação (um termo cunhado pelo próprio Conrad). Eles escolheram aquela data porque era dia de eleição, e o poder de rádio foi provado quando as pessoas puderam ouvir os resultados da corrida presidencial Harding-Cox antes que eles lessem no jornal. 

KDKA foi um golpe enorme que inspirou outras empresas a dedicar-se à radiodifusão. Em quatro anos havia 600 estações comerciais ao redor do país. Para manter o ritmo do custo de melhoria de equipamentos e para pagar aos artistas, as estações se voltaram aos anunciantes. Em 1922 de agosto, o primeiro anúncio de rádio, para um fomentador de bens imóveis, foi ao ar na Cidade de Nova Iorque. Redes de estações locais se desenvolveram para compartilhar a programação e se tornaram um grande negócio. Em 1926, a RCA (Radio Corporation of America) formou a primeira rede nacional, chamada de NBC (National Broadcating Company). A sua primeira transmissão de rádio de âmbito nacional foi o jogo de futebol Rose Bowl de 1927 de Pasadena. A germinação da indústria tornou as ondas aéras caóticas devido às interferências que foi estabelecida em 1927 a Comissão Federal de Rádio para designar as freqüências às radiodifusoras. 

A entrada de comunicação de massa nos lares americanos significou, entre outras coisas, o desenvolvimento de uma cultura de massa. As mesmas canções eram ouvidas pelo país inteiro, as notícias andavam mais rápidas e os heróis como Charles Lindbergh ou José Louis estavam, de um modo novo, acessível a todos. Refinamentos tecnológicos no rádio continuou. No começo dos anos vinte, foram substituídos os aparelhos receptores foram substituídos por alto falantes. Em 1929, o rádio FM torno-se disponível. O desenvolvimento do  transistor nos anos recentes de 1940 pavimentou o caminho para o aparecimento do rádio transistorzado em 1952. O som estereofônico e estéreos pessoais continuariam a evolução de rádio..