Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


A Arte da Transformação

 

Produtos de maquiagem

Os produtos de maquiagem são divididos em 3 categorias: comerciais, teatrais e profissionais.

Comerciais: são feitos para serem auto-aplicáveis e são dependentes da moda. Não são destinados para artistas profissionais de maquiagem e sim pelo usuário comum. Bases líquidas com pouco ou nenhum pigmento, batons, lápis delineadores e cremes de maquiagem são exemplos de produtos comerciais. Não são recomendados para uso em cinema e teatro.

Teatrais: São vendidos como kits para estudantes ou para cursos amadores.

Profissionais: São destinados para profissionais de maquiagem. São encontrados em maior variedade que os produtos comerciais e teatrais.

 

O kit de maquiagem profissional

Os materiais básicos de maquiagem consistem de bases (Foundations em inglês), sombras (shading em inglês), realce ou luz (highlighting em inglês), ruge, batons, sombras de olhos, lápis delineadores, máscaras, produtos de cuidado e de limpeza de pele (cleansers em inglês) e materiais especiais (adesivos, selantes, etc).

O kit varia muito com com o avançar da tecnologia de materiais e com as técnicas de cinema e teatro. Assim, o kit deveria estar em constante mudança e melhoramento.

 

Os tipos de tintas usados na maquiagem

Existem diversas linhas ou marcas de produtos de maquiagem e na maioria das vezes elas foram feitas por artistas de renome da área. As marcas mais conhecidas profissionais são todas estrangeiras, entre elas: Joe Blasco, Ben Nye, Mehron, Bob Kelly, Bobbi Brown, MAC, Max Factor, RCMA, Stila, William Tuttle, Kriolan, etc. No que diz respeito às tintas usadas em maquiagem, cada linha tem um catálogo de cores próprio. No Brasil, estas marcas podem serm compradas por importação ou através de poucos revendedores. Uma marca que também é comercializada no Brasil é a Catharine Hill.

Com relação à composição, existem basicamente dois tipos de tintas: à base de óleo e à base de água.

As maquiagens oleosas atuais são chamadas de cremes. São à base de óleo mineral e precisam ser seladas com pó facial para remover o excesso de óleo e fixar a maquiagem. Podem ser aplicadas com esponja de látex e pincel. Devido ao óleo mineral, alguns cremes podem destruir apliques de espuma de látex.

Quando suas cores representam diferentes tons de pele, os cremes são chamados de bases. Quando não representam tons de pele, são chamados apenas de cremes, podendo ser por exemplo, azul, vermelho, etc.

A Base - Assim como a tela de uma pintura, a base é o plano de fundo do trabalho de maquiagem. A base serve para regularizar o tom de pele do ator, sendo raramente dispensável, a menos que o ator tenha pele escura ou morena e uniforme. Se o ator tem pele escura, é importante que a base seja similar à cor de sua pele. Para o teatro, nos outros casos, a mulher e o homem devem escolher uma base um pouco mais escura que a cor da pele. Para o cinema, é melhor que seja próxima da cor natural.

As bases podem ser em cremes, líquidas e em pancake (ou cake).

Bases em Cremes - são ideais para mulher mas não com peles oleosas. Podem ser usadas no cinema e televisão e teatro.

Bases Líquidas - são mais adequadas para cinema e televisão, tanto para homem como para mulher. Para trabalhos em teatro elas são geralmente insuficientes, a não ser que a pele seja impecável.

Bases em Pancake (ou Cake) - Pancake é uma base em pó prensado dentro de uma lata. É freqüentemente chamado de maquiagem à base de água, mas é mais referido apropriadamente como ativado pela água. Você precisa umidecer para usá-lo, assim como uma tinta aquarela. Alguns profissionais umidecem (com spray) toda a lata antes antes de começar a trabalhar. Isto permite com que a maquiagem se torne saturada. É mais leve que o creme de maquiagem e não necessita de fixar com pó facial. Aplique com esponja ou pincel. É ideal para homens, crianças e grandes elencos.

Sombras e Realces - são cremes que são aplicados após a base. Podemos comparar com um quadro pintado em que se pincelam as áreas de luz e de sombra. Os Realces enfatizam e melhoram características faciais, são a "luz". As sombras adicionam profundidade e contorno.

Tintas Coloridas - existem os cremes coloridos, diferentes das bases que são tons de pele. Servem para fazer personagens de ficção ou mesmo efeitos especiais de maquiagem. Ele são são vendidos na forma das madas Rodas de Maquiagem (Makeup Wheels em inglês), sendo disponíveis em diversas cores. Algumas marcas vendem até com diferentes temas, como Kit para Hematomas, Kit de Queimaduras, Kit de Monstros, etc.

No Brasil, a linha Catharine Hill disponibiliza os cremes e as tinta (ou base) compacta para efeitos especiais. Na foto abaixo à esquerda está o creme e à direita a base.

As tintas (bases) compactas estão disponíveis nas cores branco, preto, azul claro, amarelo, verde claro vermelho escuro, azul escuro, uva, laranja, verde bandeira e rosa. Ela proporciona acabamento fosco de excelente fixação, resistente a transpiração e é especialmente indicada para cobertura uniforme da pele. Para usar, umideça uma esponja com água e aplique sobre o recipiente em movimentos circulares formar uma pasta cremosa na própria pastilha. Aplicar no rosto com movimentos circulares suaves, cobrindo toda a extensão do rosto e pescoço. Os cremes estão disponíveis nas cores roxa amarela, azul, verde vermelha e marrom. Tem a finalidade de criar efeitos de claro escuro sombreando ou iluminando o colorido da maquiagem. As cores podem ser misturadas entre si, permitindo criar outras novas. Para usar, aplique com a ponta dos dedos, ou com um pincel, esturrando para obter um acabamento natural.

Além dos cremes coloridos, existem também as tintas coloridas solúveis em água. São usadas também para face lembram muito uma tinta aquarela. Basta passar o pincel em água e depois na tinta.

No Brasil, a linha Catharine Hill disponibiliza a Acqua Color que é uma tinta à base de água em potes individuais que podem ser misturados entre si formando novas cores. Pode ser removida com facilidade com a loção removedora da mesma linha. As cores disponíveis são: branco, preto, azul, amarelo, vermelho, laranja, verde, dourado e prateado.

Tinta Oleosa para Máscara de Borracha (RMGP ou Rubber Mask Grease Paint em inglês) - é uma fórmula especial de creme de maquiagem para uso em próteses de borracha. Geralmente o componente oleoso é óleo de rícino que é mais seguro que o óleo mineral sobre o látex. Funciona bem com espuma de látex, mas é pesado de se usar sobre a pele. Precisa ser aplicado pó para selar.

 

Tinta para Corpo - é uma maquiagem à base de água na forma líquida. É excelente para cobrir grandes áreas do corpo. Pode ser aplicada grossa ou diluída e as cores são miscíveis. Pode ser aplicada rapidamente com aerógrafo ou pistola de ar. Para melhor resultado pode ser usado fixador. É removível com água e sabão.

IR PARA A PÁGINA 2

 

Voltar para a página principal |Voltar para Maquiagem

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail