Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


A Arte da Transformação

 

A função da maquiagem ao longo dos anos da história do cinema tem sido a de ajudar o ator a criar um personagem. Trabalhando arduamente em oficinas fechadas e em horários muitas vezes pouco usuais, os maquiadores de efeitos especiais conseguem usar seus talentos para transformarem os atores nos seus personagens e tentam superar o desafio de fazer a platéia a crer naquilo que vê nas telas do cinema.

Por isso, aceite também este desafio e descubra como os magos dos efeitos especiais praticam... A Arte da Transformação!

 

1) Mini-Curso de Maquiagem para o Cinema

a) Introdução - Um pouco de história da maquiagem. O local de trabalho. Noções de segurança e higiene. Fotografando o seu trabalho. Projetando a maquiagem e maquiagem virtual. Maquiagem, ator e ambiente. Livros e materiais de referência.

b) Materiais e ferramentas - Produtos de maquiagem. O kit de maquiagem profissional (Os tipos de tinta de maquiagem, Outros materiais, Ferramentas e equipamentos, Materiais para maquiagem de personagens). Vestimenta e aparência de artistas de maquiagem. Manutenção do kit. Sugestão de materiais e instrumentos alternativos de maquiagens (Kit de maquiagem básico, Materiais especiais, Receitas de sangue falso, Dicas para tintas e cremes de maquiagem alternativos).

c) Noções básicas de maquiagem - Noções sobre maquiagem (Anatomia da face, Preparação e remoção da maquiagem, Maquiagem bidimensional, Maquiagem tridimensional).

d) Moldes do corpo - Noções básicas (alginato, gesso, ataduras de gesso). Molde da face. Molde de cabeça inteira. Molde de orelhas. Molde de dentes. Molde de braço e mão. Molde de corpo inteiro.

e) Escultura: Materiais e Técnicas - Armação ou suporte da escultura. Estande ou mesa de escultura. Argilas. Ferramentas de escultura. Criando textura de pele. Refinamento da escultura. Técnica de pressionar a argila (clay press-out em inglês). Técnica de derramar a argila (Clay pour-in em inglês). Selando esculturas.

f) Moldes de Escultura - Materiais de impressão ou material do molde. Desmoldantes ou separadores. Selantes. Material paramolde: gesso. Cuidados com o gesso. Preparo do gesso para moldes. Reforço para moldes de gesso. Desmoldantes para moldes de gesso. Como limpar adequadamente um molde de gesso. Moldes de uma parte em maquiagem. Moldes de duas partes em maquiagem.

g) Construção de próteses - Maquiagem tridimensional. Construção de próteses ou apliques.

Próteses de gelatina. Efeitos com gelatina. Gelatina aplicada diretamente na pele. Gelatina protética. Receitas de gelatina protética. Processo de criação de próteses com gelatina protética. Aplicação e remoção de próteses de gelatina protética. Espuma de gelatina. Exemplos de aplicação de prótese de gelatina.

Próteses de látex. Exemplos de apliques de látex: fazendo uma prótese de nariz usando a técnica de derramar o látex (Slip casting) e a técnica pincelar o látex (paint-in application). Fazendo próteses de feridas usando a técnica pincelar o látex (paint-in application). Máscaras de látex: projeto do visual, escultura, confecção do molde, reprodução em látex. Pintura de apliques e máscaras de látex. Técnicas de pintura de próteses de máscaras. Considerações finais sobre pintura de máscaras. Meia-máscaras de látex: materiais, escultura, moldagem em gesso da escultura, reprodução em látex, pintura de meia-máscara de látex, exemplos de meia-máscara. Cabelo e Pêlos em apliques e máscaras de látex.

Próteses de espuma de látex. O que é espuma de látex? Tipos e marcas. Balanças para espuma de látex. Batedeiras para espuma de látex. Moldes para espuma de látex. Preenchimentos dos moldes com espuma de látex. Fornos para espuma de látex. Preparo dos sistemas de espuma de látex. Resolvendo problemas, fazendo reparos e limpando apliques de espuma de látex. Espuma de látex brasileira:Espuma de látex Bassan. Espuma de látex caseira. Construindo próteses de espuma de látex. Princípios básicos de construção de próteses de espuma de látex. Construindo próteses de espuma de látex com peças não sobrepostas. Construindo próteses de espuma de látex com peças sobrepostas. Pré-pintando próteses de espuma de látex. Cabelo e Pêlos em apliques e máscaras de látex.

h) Carecas

i) Peças de cabelo

j) Dentes, olhos e lentes

l) Construção de próteses especiais e aplicação de próteses

m) Alteração de idade - envelhecimento e rejuvenescimento

n) Truques especiais de maquiagem

o) Manequins

2) Como era feito e como é feito no cinema

3) Galeria de fotos de referência

  • Anatomia 1 - veja figuras de ossos e músculos.
  • Anatomia 2 - veja fotos de homens musculosos para você criar seus super-heróis.
  • Ferimentos - veja fotos de ferimentos reais para você criar seus efeitos de maquiagem.
  • Idosos - veja fotos de idosos para você criar suas maquiagens de envelhecimento.
  • Macacos - veja fotos de macacos para você criar suas esculturas.

4) Galeria de fotos de Maquiagem do Cinema

  • Ferimentos - veja alguns ferimentos feitos para o cinema.
  • Ficção - veja algumas maquiagens do cinema.
  • Terror - veja algumas maquiagens do cinema.
  • Macacos - veja algumas maquiagens do cinema.
  • Idosos - veja algumas maquiagens do cinema.
  • Caracterização - veja algumas maquiagens do cinema.
  • Manequins - veja alguns manequins feitos para o cinema.

5) Fonte de Inspiração 1: CLÁUDIO JOSÉ NUNES

6) Fonte de Inspiração 2: MÁRIO CAMPIOLI

7) Fonte de Inspiração 3: RODRIGO ARAGÃO

8) Você sabia que...

9) Como você pode fazer em casa

 

Voltar para a página principal

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail