MSFX - A Mágica dos Efeitos Especiais

Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 3

 

A Arte da Transformação

 

Produtos de maquiagem

Materiais para maquiagem de personagens

Alguns materiais que são importantes para a maquiagem de personagens, para a realização de maquiagens corretivas passam a não ser. Não é que todos os materiais mostrados abaixo devem estar presentes ao mesmo tempo no kit de maquiagem, mas em alguns casos uma parte deles.

Acetona - líquido altamente inflamável que é um dos solventes principais dos adesivos, selantes e plásticos para próteses.

Adesivos - trata-se de um categoria bastante ampla e que sempre está em mudança.

Goma Espírito (Spirit Gum em inglês) é um dos materiais adesivos mais antigos é a goma espírito (spirit gum em inglês), que nada mais é do que uma resina com alcóol ou éter. Apesar de ter uma razoável adesão, depois de seca, a goma espírito original adquiria um brilho indesejável e junto com a transpiração, ela perdia a sua adesão e rachava sobre a pele. Atualmente, outros produtos são adicionados para aumentar a adesão e diminuir o brilho da goma espírito. No Brasil é conhecido também como Verniz para bigode ou simplesmente Verniz. Mas por que o nome spirit gum ou goma espírito? Tanto spirit como espírito se referem a líquido obtido por destilação, ou seja, o álcool. Gum e goma se referem a resinas vegetais.

Goma espírito ou verniz para bigode é útil para colar peças de cabelos (barbas, bigodes, por exemplo). E também para pequenos apliques. Aplique na pele, espere ficar pegajoso e então coloque.

 

Para retirar é usado o removedor de goma-espírito.

Veja abaixo a foto da goma espírito vendida no Brasil da linha Catharine Hill, que é conhecida no nosso País como Verniz ou Verniz para bigode.

 

Adesivo Fosco (Matte Adesive em inglês) - é a goma espírito com sílica para tornar opaco e mais resistente. Usado para colocar cabelos na pele. Secagem rápida, sem brilho.

Adesivo Protético (Prosthetic Adesive em inglês) - são da área médica e que tem vários usos pelos artistas de efeitos. Trata-se de um adesivo mais forte e que é muito útil para se colar apliques ou próteses faciais. Uma marca muito conhecida em termos de efeitos especiais é a Pros-Aide. No Brasil só é disponível por importação.

Para usar, primeiro pincele sobre a pele em que o aplique será colado. Depois pincele no aplique e aplique na pele. Evite área próxima aos olhos. Depois de secar, o adesivo permanece pegajoso até ser aplicado o pó facial. Remova com solvente específico.

Adesivo Protético A - solúvel com solvente próprio, é claro, de rápida adesão, pouco fator de irritação da pele. Pouco afetado pela transpiração do que outros adesivos. É bem forte, para colocar próteses. Exemplo: Pros-Aide 1.

Adesivo Protético B - solúvel em água, cor de leite mas que quando seco fica claro, adere menos rapidamente que o Adesivo A, irrita menos a pele pois não usa solventes fortes. Depois de seco é insolúvel em água, pode ser diluído com água destilada. Exemplo: Pros-Aide 2.

 

Os adesivos protéticos misturados com tintas acrílicas são muito usados para se pintar apliques ou próteses faciais de espuma de látex, criando uma pintura resistente. É a chamada tinta PAX. PAX é um sigla em inglês que significa: Prosthetic Adesive Acrilics. O cs da palavra Acrilics é pronunciado com som de x, daí o nome PAX.

Removedor de Adesivo Médico - usado para remover adesivos protéticos.

Álcool - o álcool de comum de farmácia a 70% não é adequado como solvente em maquiagem. O álcool isopropil a 99% é mais adequado pois muitos adesivos tem 60% de acetona e 40% de álcool isopropil. O álcool também é um bom esterilizante de ferramentas e mesas.

Tintas de cabelos - cremes ou sprays para simular cabelos grisalhos, brancos ou outra cor.

No Brasil, a linha Catharine Hill vende também uma tinta de cabelos grisalhos nas cores branco, bege e cinza. É um produto formulado para ser aplicado nos cabelos, afim de torná-los brancos ou grisalhos. Para usar, após pentear normalmente os cabelos, aplique com auxílio de um chumaço de algodão. Pentear novamente deixando secar e escovar em seguida. A linha também vende o Hair Color em três cores: amarelo, azul e vermelho. É um produto para criar efeitos coloridos em cabelos. Para usar, aplique modelando Hair Colour em mechas com os cabelos úmidos. Deixar secar. Para remover, lavar com água morna e shampoo. Existe também o spray para cabelo, em várias cores. veja abaixo:

 

Esmalte de dente - é um líquido aplicado com pincel usado para mudar temporariamente a cor do dente. Serve para dar o aspecto de dentes sujos, podres ou manchados.

Para usar, aplique com dente seco. O frasco contém um pincel para facilitar a aplicação. Disponível nas cores: preto (para dente ausente), dourado, nicotina (dente manchado ou envelhecido), branco (para clarear o dente), vermelho (efeito sangrento). Pode ser removido facilmente com uma escova de dente ou mesmo pincelando com álcool isopropílico.

 

Látex - é uma borracha líquida usada como maquiagem e como adesivo (por exemplo, para peças de cabelo). Existem vários tipos para diferentes usos:

Látex em Goma Pura - uma borracha em goma pura e que seca ao ar. Não é adequado para se criar apliques, mas é adequado para a confecção de bexigas infláveis.

Látex para Apliques - um composto de látex empregado a criação de de apliques. O látex também pode ser empregado para selar construções faciais feitas com cera dérmica (ou massa moldável), permitindo aplicação de cremes de maquiagem. Pode ser colorido com qualquer tom de cor.

O látex líquido no Brasil é vendido em principalmente nas capitais, geralmente por quilo. Para saber melhor dos locais de compra, veja a secção ONDE COMPRAR? da MSFX na parte de Maquiagem.

Látex para Envelhecimento (Old Age Stipple em inglês) - uma mistura que contém látex e é usada para criar rugas. Estique a pele enquanto salpica a mistura com uma esponja. Quando este látex seca, solte e a ruga aparece. Uma segunda camada pode ser feita para deixar rugas mais profundas. Para fazer rugas bem profundas, use este látex com lenço de rosto picado em pequenos pedaços. A maquiagem pode ser aplicada sobre ele.

 

Material de Cicatriz - refere-se ao Colódio Rígido que é uma solução composta de Piroxilina (nitrocelulose), álcool 90% e éter. É um líquido xaroposo que forma uma película pela evaporação do solvente, quando estendido sobre uma superfície. Quando pintado sobre uma área de pele, forma uma película que puxa a pele ao redor à medida que seca. Aplicações repetidas aprofundam o efeito. É retirado com removedor específico. Pode ser transparente ou colorido.

No Brasil, o colódio rígido geralmente é vendido por importação ou em alguns poucos revendedores da Kryolan. Para saber mais sobre eles, veja a secção ONDE COMPRAR? da MSFX na parte de Maquiagem.

 

Selante - um dos selantes mais usados por artistas de maquiagem é o colódio elástico ou flexível, que é uma solução composta de Piroxilina (nitrocelulose), óleo de rícino, álcool 90% e éter. Usado para formar uma superfície protetora sobre apliques de cera antes de aplicar a maquiagem sobre ela, ou para aplicar sobre a pele antes de aplicar a cera, afim de auxiliar com que a cera grude na pele.

No Brasil, o colódio flexível geralmente é vendido por importação ou em alguns poucos revendedores da Kryolan. Para saber mais sobre eles, veja a secção ONDE COMPRAR? da MSFX na parte de Maquiagem. Também é possível de encontrá-lo em algumas farmácias de manipulação.

 

Ceras - de todos os materiais para efeitos de maquiagem, a cera é um dos mais velhos e utilizados para uso temporário.

As Ceras Moldáveis apresentam consistência amolecida. São elas: massa nasal (nose putty em inglês) e cera dérmica (derma wax em inglês) A antiga massa nasal era uma mistura de resina e cera que exigia uma certa manipulação com os dedos para ficar macia o suficiente para trabalhar com ela. Servia para alterar a formas do nariz, por exemplo. Sendo de uma certa forma um material pesado, ela freqüentemente caia do rosto ou se deforma facilmente num tempo mais quente.

Relacionado ainda às ceras, existe também a cera dérmica também conhecida como cera para cadáver (mortician wax em inglês), que é mais macia que a massa nasal mas foi feita originalmente para ser utilizada por técnicos de funerária para maquiar cadáveres mutilados. Ela suaviza rapidamente com o calor e tem sido substituída para uso profissional por materiais a base de microcera. É usada para fazer cicatrizes, feridas e cortes. Útil para emendar apliques no rosto. Pode ser usada para cobrir sobrancelhas ou outras deformidades. Lave e limpe a pele antes de aplicar. Use selante para formar uma superfície protetora sobre os apliques de cera antes de aplicar a maquiagem. No Brasil a cera dérmica é conhecida como massa moldável.

Veja abaixo a foto da cera dérmica vendida no Brasil pela linha Catharine Hill, que é conhecida no nosso País como massa moldável:

A Cera Dental também é bastante utilizada. A Cera Dental usada em cinema pode ser a Cera de Utilidade e o Bloco Acadêmico. A cera de utilidade vermelha vem em chapas e é usada por dentistas pra registro de impressões dentais. Nos efeitos especiais serve para simular gengivas. O bloco acadêmico é usado por protéticos dentais para esculpir dentes, o mesmo servindo para os efeitos especiais. São encontrados em casas de materiais odontológicos.

Solventes Voláteis - os solventes mais usados para maquiagem são: isopropanol (álcool isopropílico), acetona, querosene refinado e triclorotrifluoroetano. Este solventes fazem parte da composição da maioria dos adesivos e selantes e são relativamente seguros para uso. Mas lembre sempre de estar em local ventilado.

 

Sangue artificial - é um dos mais utilizados produtos de efeitos especiais para personagens. É encontrado comercialmente sob diversas formas e marcas.

Sangue líquido comum: É o tipo mais utilizado. Existem em diversas marcas, com algumas variações específicas para teatro, televisão e cinema. A maioria é lavável. Não deve ser aplicado em exagero pois pode esfarelar. No Brasil, podem ser encontradas algumas marcas com poucos representantes nacionais e a linha Catharine Hill vende um sangue teatral (última foto à direita).

Sangue para boca: Trata-se de um sangue líquido e fluído que pode ser colocado dentro da boca sem ser tóxico. Cora bastante a língua e dentes.

 

Sangue em cápsulas: São usadas para serem colocadas dentro da boca, necessitando que a pessoa morda a cápsula de gelatina e libere o sangue falso em pó, o que combina com a saliva formando espuma. Poranto, elas não funcionam se a boca estiver seca. É aconselhável deixá-la amolecê-la debaixo da língua e depois então mordê-la.

Sangue para dente: Este é um esmalte para dente que é pintado sobre ele depois de ter sido seco com um lenço de papel ou tecido. Dá a aparência de gengivas sangrando. Para retirar, o dente deve ser esfregado com algodão úmido.

 

Sangue para olho: Ele é pingado sobre o olho e fornece um efeito altamente dramático, deixando o branco do olho vermelho, embora de pouca duração. Dura poucos minutos. Não pode ser usado com lentes de contato.

Sangue em gel: Vêm em várias cores e é usado para dar um efeito de sangue fresco. É mais usado para preencher grandes feridas e aplicar sobre o cabelo.

 

Sangue para crosta fresca: É um sangue mais consistente que o gel, tem um coloração meio amarronzada e é usado para simular sangue que está secando. É bom para ferimentos de bala, amputações, e outros traumas.

 

Vestimenta e aparência de artistas de maquiagem

Apesar de muitos artistas usarem um jaleco branco, não existe um padrão de roupa. No geral, um visual limpo e profissional - mãos lavadas, unhas limpas, hálito fresco, sem cheiro forte de perfume - leva ao ator uma impressão agradável. O mais importante não é o tipo de roupa e sim a limpeza.

 

Manutenção do kit

Tal como uma pessoa, o kit reflete o artista de muitas formas. Pincéis limpos, esponjas limpas, pincéis aparados, assim por diante são sempre importantes. Aproveite os intervalos do trabalho para manter o material limpo. Limpes as tampas e as laterais dos frascos das bases e mantenha tudo etiquetado. De vez em quando retire todos os materiais de onde você guarda, limpe e armazene novamente. Faça desta forma e sempre você será orgulhoso em mostrar as suas ferramentas de trabalho.

 

Quando o maquiador precisa trabalhar em outro lugar, pode-se levar em maletas da maquiagem. Abaixo você pode ver um exemplo de alumínio e de divisórias móveis:

No Brasil, a linha Catharine Hill vende maletas em 3 tamanhos diferentes. Veja abaixo:

 

IR PARA A PÁGINA 5

 

Voltar para a página principal |Voltar para Maquiagem

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail

 

 

1