Logo Revista

ANO I - Nº 4

destaque


Editorial
A verdadeira riqueza das Gerais


Rafael Greca Ministro do Esporte e Turismo, fala sobre as diretrizes do Turismo no Brasil.


Conheça quais são e onde estão os belíssimos cantos e recantos da capital mineira.


A Hospitalidade, lazer, tradição e História. Traços das fazendas de Minas Gerais.

As cidades, muito próximas da capital mineira, dão um banho de História


Terras Altas da Mantiqueira, novo destino turístico de Minas Gerais


Hidroterapia, descanso e lazer nas termas de Minas Gerais.


O Parque Nacional da Serra do Cipó é um eterno presente marcado pela natureza.

Fazenda Capetinga


Fazenda Capetinga




Elizabeth Pimenta

Proprietária Elizabeth da Cunha Pimenta, também presidente da Água de Cheiro 
 


Mudas de hibiscos





Fazendas Hotéis,
Uma velha fazenda resgatada

Fazenda Capetinga. Localizada no município de Itapecerica, a Fazenda Capetinga tem para contar uma rica história, com mais de cem anos. Sua restauração envolveu a compra de outras fazendas da mesma época, de onde foram recuperados portais, janelas e telhas, proporcionando à atual sede a manutenção de suas características originais. Um bem elaborado projeto arquitetônico rejuvenesceu toda a área da fazenda tornando-a atual, com todos os ítens de conforto necessários aos dias de hoje.
Este pedaço de história rural de Minas Gerais está à disposição daqueles que desejam passar alguns dias ao lado da natureza, sentindo os primeiros raios do sol da manhã, o pé na terra, o ar puro longe da cidade grande, o leite ao pé da vaca e passeios a cavalo pelas inúmeras trilhas existentes. A comida? Caseira, com aquele tempero que só um fogão a lenha pode oferecer. O interior da sede é requintado, preservando um ambiente centenário. No lugar da antiga senzala, o bar, sauna, sinuca e mesa de jogos. A área externa conta com piscina, quadra de futsal, ducha de água natural e lagos para pesca. As opções de acomodação são inúmeras: suítes de casal e solteiros e a Casa de Hóspedes, com copa de apoio. Para crianças há até uma versão da casa do Tarzan, no topo da árvore.
Momentos de reflexão e da mais pura paz podem ser usufruídos numa capela, construída para esse fim.
De propriedade de Elizabeth da Cunha Pimenta, presidente da Água de Cheiro, a Capetinga é conhecida como a fazenda dos hibiscos. Sua paixão por esta flor levou-a a cultivá-la e, com o passar do tempo, a comercializá-la. Hoje são cultivadas na fazenda mais de 700 espécies, com diferentes cores. Originário da Ásia, sendo os Estados Unidos o país que mais o desenvolveu, trata-se de uma planta tropical, multiplicada através de enxerto, sendo as novas espécies desenvolvidas através da polinização. Seus adeptos cultivadores já conseguiram 7.200 espécies diferentes em cores e tamanhos, em todo o mundo.
Nos EUA, já existe, inclusive, a American Hibiscos Society, da qual Elezabeth é membro, que promove todos os anos um concurso, premiando os hibiscos mais bonitos, raros e bem desenvolvidos.

Leia a íntegra da reportagem na edição impressa da Revista do Turismo Rural disponível nas principais bancas de jornais ou ainda através de assinatura.  

 
 

Voltar para a Página Anterior

Avança para a Próxima Página

VOLTAR

AVANÇAR

 

enviar e-mail


 
Revista do Turismo Rural
Av. José César de Oliveira, 181-8° andar cj. 807
São Paulo - SP - BRASIL
CEP-05317-000