Fazendas Hotéis,
Uma velha fazenda resgatada
Fazenda Capetinga.
Localizada no município de Itapecerica, a Fazenda Capetinga tem para contar uma rica história, com mais de cem anos. Sua restauração envolveu a compra de outras fazendas da mesma época, de onde foram recuperados portais, janelas e telhas, proporcionando à atual sede a manutenção de suas características originais. Um bem elaborado projeto arquitetônico rejuvenesceu toda a área da fazenda tornando-a atual, com todos os ítens de conforto necessários aos dias de hoje.
Este pedaço de história rural de Minas Gerais está à disposição daqueles que desejam passar alguns dias ao lado da natureza, sentindo os primeiros raios do sol da manhã, o pé na terra, o ar puro longe da cidade grande, o leite ao pé da vaca e passeios a cavalo pelas inúmeras trilhas existentes. A comida? Caseira, com aquele tempero que só um fogão a lenha pode oferecer. O interior da sede é requintado, preservando um ambiente centenário. No lugar da antiga senzala, o bar, sauna, sinuca e mesa de jogos. A área externa conta com piscina, quadra de futsal, ducha de água natural e lagos para pesca. As opções de acomodação são inúmeras: suítes de casal e solteiros e a Casa de Hóspedes, com copa de apoio. Para crianças há até uma versão da casa do Tarzan, no topo da árvore.
Momentos de reflexão e da mais pura paz podem ser usufruídos numa capela, construída para esse fim.
De propriedade de Elizabeth da Cunha Pimenta, presidente da Água de Cheiro, a Capetinga é conhecida como a fazenda dos hibiscos. Sua paixão por esta flor levou-a a cultivá-la e, com o passar do tempo, a comercializá-la. Hoje são cultivadas na fazenda mais de 700 espécies, com diferentes cores. Originário da Ásia, sendo os Estados Unidos o país que mais o desenvolveu, trata-se de uma planta tropical, multiplicada através de enxerto, sendo as novas espécies desenvolvidas através da polinização. Seus adeptos cultivadores já conseguiram 7.200 espécies diferentes em cores e tamanhos, em todo o mundo.
Nos EUA, já existe, inclusive, a American Hibiscos Society, da qual Elezabeth é membro, que promove todos os anos um concurso, premiando os hibiscos mais bonitos, raros e bem desenvolvidos.