Logo Revista

ANO I - Nº 4

destaque


Editorial
A verdadeira riqueza das Gerais


Rafael Greca Ministro do Esporte e Turismo, fala sobre as diretrizes do Turismo no Brasil.


Conheça quais são e onde estão os belíssimos cantos e recantos da capital mineira.


Hospitalidade, lazer, tradição e História. Traços das fazendas de Minas Gerais.

As cidades, muito próximas da capital mineira, dão um banho de História


Terras Altas da Mantiqueira, novo destino turístico de Minas Gerais


Hidroterapia, descanso e lazer nas termas de Minas Gerais.


O Parque Nacional da Serra do Cipó é um eterno presente marcado pela natureza.

Mantiqueira




cachoeira

Cahoeira dentro da reserva do Ibama 
 


Cachoeira 1

Na Cachoeira do César, em Itamonte, pequenas quedas que formam piscinas naturais  
 

Terras Altas
da Mantiqueira

As Terras altas da Mantiqueira, no sul de Minas gerais, são o mais novo destino turístico do Estado, com grandes chances de se transformarem, em pouco tempo, num dos principais roteiros para os amantes da natureza, dos esportes radicais e da boa culinária mineira.

O novo circuito abrange os municípios de Alagoa, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde e Virgínia, agrupados na Associação das Terras Altas da Mantiqueira. Os atrativos naturais, proporcionados pela altitude e pelas reminiscências da Mata atlântica, são completados por um rico acervo cultural, incluindo tradições populares, culinária, fazendas antigas e a indispensável hospitalidade mineira.Quase todos os hotéis e pousadas estão instalados na zona rural, em antigas fazendas ou sítios em simpáticos povoados, que mantêm as tradições com produção caseira dos itens que compõem as refeições do dia-dia como queijos, linguiças, compotas, além de atividades campestres, como cavalgadas, trilhas e pescarias.
Em geral, o relevo da região é acidentado e as altitudes podem atingir até 3.000 metros, o que favorece os esportes como escalada e vôos de asa-delta e paraglider. Os locais mais indicados para as escaladas são o Pico de Agulhas Negras, a 2.787 metros e as Prateleiras, a 2.500 metros de altitude.
As cachoeiras também são muitas e para todos os gostos e disposições. Por ser berço das nascentes de rios importantes como o rio Aiuruoca (Alagoa), Capivari (Itamonte), Passa Quatro (Passa Quatro) e Verde (Itanhandu), a região foi favorecida por quedas como a Cachoeira do Campo Belo, em Itamonte, própria para a prática de rappel ou a Cachoeira do César, também em Itamonte, que, num trecho de menos de um kilômetro, tem seis pequenas quedas formando piscinas naturais.

De São Paulo para se chegar à região, toma-se a via Dutra até o km 39, em Cachoeira Paulista e quando se chega a Cruzeiro, pega-se a BR 116/MG, pela qual se atinge Passa Quatro a primeira cidade do circuito. Para quem vem do Rio de Janeiro, o caminho é a via Dutra até Engenheiro Passos e depois BR 354, entrando por Itamonte.

Leia a íntegra da reportagem na edição impressa da Revista do Turismo Rural disponível nas principais bancas de jornais ou ainda através de assinatura.

 

 
 

Voltar para a Página Anterior

Avança para a Próxima Página

VOLTAR

AVANÇAR

 

enviar e-mail


 
Revista do Turismo Rural
Av. José César de Oliveira, 181-8° andar cj. 807
São Paulo - SP - BRASIL
CEP-05317-000