Terras Altas
da Mantiqueira
As Terras altas da Mantiqueira, no sul de Minas gerais, são o mais novo destino turístico do Estado, com grandes chances de se transformarem, em pouco tempo, num dos principais roteiros para os amantes da natureza, dos esportes radicais e da boa culinária mineira.
O novo circuito abrange os municípios de Alagoa, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde e Virgínia, agrupados na Associação das Terras Altas da Mantiqueira. Os atrativos naturais, proporcionados pela altitude e pelas reminiscências da Mata atlântica, são completados por um rico acervo cultural, incluindo tradições populares, culinária, fazendas antigas e a indispensável hospitalidade mineira.Quase todos os hotéis e pousadas estão instalados na zona rural, em antigas fazendas ou sítios em simpáticos povoados, que mantêm as tradições com produção caseira dos itens que compõem as refeições do dia-dia como queijos, linguiças, compotas, além de atividades campestres, como cavalgadas, trilhas e pescarias.
Em geral, o relevo da região é acidentado e as altitudes podem atingir até 3.000 metros, o que favorece os esportes como escalada e vôos de asa-delta e paraglider. Os locais mais indicados para as escaladas são o Pico de Agulhas Negras, a 2.787 metros e as Prateleiras, a 2.500 metros de altitude.
As cachoeiras também são muitas e para todos os gostos e disposições. Por ser berço das nascentes de rios importantes como o rio Aiuruoca (Alagoa), Capivari (Itamonte), Passa Quatro (Passa Quatro) e Verde (Itanhandu), a região foi favorecida por quedas como a Cachoeira do Campo Belo, em Itamonte, própria para a prática de rappel ou a Cachoeira do César, também em Itamonte, que, num trecho de menos de um kilômetro, tem seis pequenas quedas formando piscinas naturais.
De São Paulo para se chegar à região, toma-se a via Dutra até o km 39, em Cachoeira Paulista
e quando se chega a Cruzeiro, pega-se a BR 116/MG, pela qual se atinge Passa Quatro a primeira cidade do circuito. Para quem vem do Rio de Janeiro, o caminho é a via Dutra até Engenheiro Passos e depois BR 354, entrando por Itamonte.