PRINCIPAIS MÉTODOS DE OBTENÇÃO DE ALDEÍDOS E CETONAS

1- Oxidação enérgica de alcenos
2- Ozonólise de alcenos
3- Hidratação de dienos acumulados
4- Hidratação de alcinos
5- Oxidação de alcinos por KMnO4
6- Acilação de Friedel-Crafts
7- Oxidação do cumeno


          1- Oxidação enérgica de alcenos

          Em meio ácido o KMnO4 é oxidante bastante enérgico e leva à ruptura da dupla ligação, quebrando o alceno em moléculas menores. Os produtos formados na reação dependem do tipo de carbono da dupla ligação. Carbonos primários originam CO2 e H2O; carbonos secundários, ácidos carboxílicos, e carbonos terciários, cetonas. Na oxidação do metil-propeno, por exemplo, como os carbonos da dupla são terciário e primário, formam-se, respectivamente, cetona e CO2 + H2O:

oxidação enérgica de alcenos


          2- Ozonólise de alcenos

          Os alcenos, reagindo com o ozônio em meio aquoso, produzem aldeídos e/ou cetonas. Trata-se de uma reação que destrói completamente a dupla ligação, quebrando a molécula do alceno em moléculas menores. O ozônio é um oxidante bastante enérgico e entra em reação de adição com o alceno, formando o ozonídeo ou ozoneto, um produto intermediário instável, que então se decompõe nos produtos finais, por hidrólise.

          Na prática, faz-se borbulha o gás ozônio numa solução do alceno em solvente inerte, como o tetracloreto de carbono. Por evaporação do solvente em seguida, obtém-se o ozonídeo, que tem a forma de um óleo viscoso. Por ser muito instável e explosivo, não se pode purificar esse ozonídeo, e faz-se reagir diretamente com a água, geralmente em presença de um agente redutor. A função desse agente redutor, geralmente a limalha de zinco, consiste em impedir a formação do peróxido de hidrogênio, que se aparecesse, reagiria com aldeídos e cetonas. O zinco captura um oxigênio, formando o óxido de zinco (ZnO). Veja o exemplo da ozonólise do metil propeno:

ozonólise de alcenos   


          3- Hidratação de dienos acumulados (adição de H2O)

          Os dienos que possuem duplas acumuladas reagem com água, produzindo cetonas. Veja um exemplo de reação, envolvendo o 1,2- butadieno:

hidratação de dienos acumulados   


          4- Hidratação de alcinos

          O mecanismo da adição de água nos alcinos ocorre de maneira análoga à hidratação dos alcenos, porém, o produto - um enol - tautomeriza-se na forma cetônica ou aldeídica, dependendo da estrutura da cadeia carbônica. Veja o exemplo da hidratação do acetileno:


          5- Oxidação de alcinos por KMnO4

          Oxidação branda - Nessa reação, a tripla ligação não chega a se romper, e aos carbonos são adicionados oxigênios. Os produtos dependem dos tipos de carbono iniciais. Geralmente resulta um aldeído ou uma função mista, como no exemplo abaixo - um cetoaldeído:

oxidação branda de alcinos

         Oxidação enérgica - A oxidação enérgica dos alcinos por permanganato segue uma reação semelhante à oxidação enérgica dos alcenos. Carbonos primários dão CO2 e H2O, secundários dão ácidos carboxílicos e terciários, cetonas.


          6- Acilação de Friedel-Crafts

          Reagindo-se haletos de ácido com benzeno, em presença de AlCl3 ou FeCl3 (ácidos de Lewis), obtém-se cetonas. O eletrófilo é o íon acetoxônio. Veja o exemplo abaixo:

acilação de Friedel-Crafts


          7- Oxidação do cumeno

          Esse é um dos métodos mais importantes e eficazes, utilizado inclusive industrialmente, para a obtenção do fenol e da acetona. Trata-se da oxidação do isopropil-benzenol (cumeno):

oxidação do cumeno



Química 2000 - Wagner Xavier Rocha, 1999