A EVOLUÇÃO  DO MOTOR Á VAPOR

O  homem    no  decorrer  do  seu  processo  evolutivo,    em determinado momento necessitou de fontes de energia para produzir trabalho. No inicio, utilizou a própria força muscular,  Em seguida utilizou a energia de animais, e de elementos da natureza:   Tração   animal   (Cavalos,   Mulas),  Força Eólica (Moinhos de Ventos, Caravelas), e a  Força Hidráulica (Rodas dágua).

Dominando os elementos da natureza, o homem prospectou minérios, descobriu o ferro e os metais, aprendeu a moldar estes metais, e criou a metalurgia. Que associada ao fogo e a água, passou a gerar  energia através da pressão do vapor.
E foi esta energia  que passou a impulsionar as  máquinas e veículos do mundo.  Durante séculos o motor á vapor foi o  único motor  existente, e qualquer outro tipo de motor era inconcebível...

A evolução do  aproveitamento da energia do vapor, ocorre
na seguinte seqüência:

130AC.
Heron de Alexandria (Egito) constrói um  dispositivo esférico, que girava movido pela pressão de escape do vapor (Princípio de   ação   e reação).     Denominou o seu invento de Eulópila

1550.
O Missionario (Jesuita)  holandês Ferdinand Verbiest,  constrói e demonstra perante o Imperador da China  Shun Chih, um pequeno veículo (Espécie de brinquedo) de 4 rodas, autopropelido, que utilizava  um jato de vapor soprando sobre um cata-vento que  movimentava o veículo.  Na época isto foi considerado  uma mera curiosidade.

1601
O italiano Giovanni Batista della Porta, publica o projeto de uma máquina para bombear água,  utilizando a pressão do vapor.

1629
Giovanni Branca, químico italiano constrói um motor, onde um jato de vapor  movimentava uma turbina, cujo movimento  é otimizado através de engrenagens redutoras e  produz trabalho útil.

1663
Surge uma necessidade:  No norte da Inglaterra o carvão de pedra (antracita) é retirado de minas cada vês mais profundas. As galerias destas minas se enchem de água, a qual é removida por intermédio de baldes e cordas.  Atento ao problema Edward Somerset,  Marques de Worcester  constrói um dispositivo movido a vapor, que remove  100 litros de água, em cada descarga que ocorre a cada 4  minutos.  Considera-se este dispositivo, como a primeira máquina a vapor que produziu trabalho útil.

1680
Sir Isaac Newton, físico inglês esboçou uma carruagem movida á vapor, usando o princípio de Giovanni Branca.

1690
O francês Denis Papin utiliza a condensação do vapor sob um embolo para produzir sucção. Neste motor a caldeira e o cilindro do motor são a mesmo componente.  Obs Papin é o inventor da Panela de Pressão que acelera o cozimento de alimentos.

EULOPILA DE HERON
Bomba de Della Porta
Motor de Giavanni Branca