1698
Thomas Saverys  aperfeiçoa a máquina para retirar água das minas de carvão. Sua máquina consiste em dois vasos que operam alternadamente. Ao se injetar vapor no vaso, este expulsa o ar contido, e quando o vapor se condensa forma um vácuo que abre a válvula (direcional) inferior succionando a água para o  interior do vaso.  Em seguida injeta-se vapor  no vaso o qual empurra a água. O problema desta máquina era a pressão do vapor de 150 Psi, que empurrava a água até uma altura  máxima de 10,5 metros quando as pressões se equilibravam. Esta é a primeira máquina comercializada que fazia uso da sucção por   condensação do vapor

1705
O ferreiro inglês Thomas  Newcomen,  constrói um motor movido a vapor que funciona  com ótimo rendimento. Este motor torna-se um padrão, sendo fabricado pelos  próximos 75 anos.  Newcomen melhorou o desempenho do motor de Papin separando o cilindro e a caldeira em unidades distintas.  A grande novidade deste motor é que a condensação do vapor era provocada pela injeção de água fria no interior do cilindro, e o bombeamento da água era produzido pelo deslocamento de um pistão dentro de outro cilindro. Agora não existe mais o limite de altura. Este aparelho bombeava grandes quantidades de água em pouco tempo. Mas este motor tinha um inconveniente, os registro tinham de ser abertos manualmente, serviço normalmente  feito por crianças.
 
1763
O capitão do exercito francês, Nicholas Joseph Cugnot projeta e constrói o que se considera o primeiro automóvel do mundo. Uma carreta movida á vapor destinada a tracionar canhões. Seu veículo atinge a velocidade máxima de 4 Km/h.

1765 
O inglês  Dr. Erasmus Darwin (Pai de Charles Darwin) projeta o motor a vapor rotativo, e projeta uma diligencia movida a vapor.

1769
O escocês James Watt, observou que a bomba de Newcomen tinha um consumo de vapor muito alto, para cada ciclo é necessário se injetar vapor duas vezes na câmara.  Alem do mais a máquina não tinha válvulas de segurança e proteções para os operadores, funcionava sem lubrificação,  os registros das válvulas tinham de ser abertos manualmente.
Construiu um motor onde resolveu e automatizou todos estas deficiências. James Watt foi o primeiro que produzia e comercializava motores com uma potencia de trabalho conhecida, e comparada ao trabalho produzido por cavalos. Criou uma unidade que permanece até os dias atuais  o cavalo-vapor (75kg/m/s.)

1770
Cugnot constrói seu segundo veículo, o qual tem autonomia de funcionamento de 15 minutos antes de acabar o vapor de sua caldeira. Durante  testes atinge a velocidade de 5 Km/h, Cugnot perde o controle do veículo, derruba uma parede e o veículo capota.  As autoridades  julgam o  veículo perigoso, o apreendem e proíbem Cugnot de continuar com seus experimentos.

Em seguida tem inicio a construção de vários veículos autopropelidos, rodoviários  similares a carruagens, e veículos destinados a trafegar sobre trilhos.


Bomba de Savers
Bomba de Newcomen
Motor de James Watt
Automovel de Cugnot