Mercúrio
raio equatorial = 2439 km
Mercurio é o planeta mais próximo do Sol. A excentricidade de sua órbita é 0,21, isto é, sua distância ao Sol varia de 0,31 a 0,47 AU. Isto faz com que a temperatura superficial varie bastante.
Seu tamanho é pequeno se comparado ao Sol, resultando uma baixa gravidade em Mercúrio; sua proximidade ao Sol resulta em altas temperaturas, razões que contribuem para uma falta de atmosfera. Isto por sua vez faz com que a temperatura caia rapidamente após o por do Sol. A duração do dia é de 176 dias terrestres, maior que para qualquer outro planeta. O eixo de rotação é perpendicular ao plano da órbita, é possível que em regiões próximas aos polos a temperatura seja moderada.
Antes da década de 60 acreditava-se que Mercúrio apresentava sempre a mesma face virada para o Sol, mas medições realizadas indicaram que a temperatura do lado 'escuro' era de cerca de 100K, se Mercúrio apresentasse a mesma face virada para o Sol esta deveria ser igual a zero K. O periodo de rotação foi estabelecido através de radar.
Mercúrio faz uma revolução em torno do Sol a cada 88 dias, o período de rotação é 2/3 disto, fazendo que no periélio a mesma face de Mercúrio esteja voltada para a Terra, já que em 6 meses ele realiza duas translações e consequentemente 3 rotações em torno de seu eixo.
Mercúrio é mais fácil de ser observado na primavera e no outono, mas detalhes de sua superfície se apresentam obscuros. Mercúrio está sempre próximo ao Sol, sua elongação máxima é de apenas 28°, o que dificulta as observações. Mercúrio se apresenta similar a uma estrela brilhante próxima ao horizonte, no por ou nascer do Sol. Quando está mais próximo da Terra, o lado voltado para a Terra não é iluminado pelo Sol.
No final do século 19 forma desenhados os primeiros mapas de Mercúrio, mas os melhores dados foram obtidos em 1974 e 75 quando a sonda Mariner 10 passou por Mercúrio três vezes, mas o mesmo lado de Mercúrio estava iluminado a cada sobrevôo. Ainda não temos informações sobre o outro lado. A Mariner 10 revelou que a superfície de Mercúrio é similar a da Lua, coberta por crateras, a maioria destas é antiga, o que indica a ausência de vulcanismo ou movimento de placas tectônicas.
O único dado relevante obtido que permite estudar o interior de Mercúrio é sobre o campo gravitacional, que permitiu determinar sua massa e densidade. De acordo com modelos teóricos sua estrutura interna é similar a da Terra, ou seja, ele é similar com a Terra internamente e com a Lua externamente.
Mercúrio tem um campo magnético fraco, cerca de 1% do terrestre.
créditos das images:
Mercúrio: Nasa