Em 18/3/1996, "entrou no ar" a edição número zero da homepage do mandato do deputado Luciano Zica, ainda que num canto obscuro da WWW (área multimídia da Internet), com um endereço nada esclarecedor de http://www.oocities.org/CapitolHill/1830. A euforia por essa façanha - ser o primeiro deputado petista a construir uma homepage - já transparecia no título, com exclamação e tudo: Expresso Zica (na NET!).
No início, a homepage era bastante modesta: compunha-se de uma página de apresentação, uma versão em HTML (linguagem da homepage) do Notícias do Mandato e uma página de links (acessos a outras homepages) que pudessem ser do interesse do internauta petista. De lá para cá a edição ganhou maior volume, contando com várias seções.
O mandato do Zica também buscou ocupar outros espaços virtuais da Internet. Assim o correio eletrônico tornou-se um dos mais eficientes meios de comunicação do mandato, com um cadastro de e-mails de mais de 2.000 pessoas. Além disso, o mandato criou, após um complexo processo de votação virtual (por e-mail!), a Lista PT, uma lista de discussão de assuntos petistas, junto à Esquina-das-Listas, da Unicamp - que seria embrião da ListaPT, do PTNet, site oficial do PT. Além disso, junto com alguns companheiros do Rio de Janeiro, participou da construção do ChatPT (#PT), um canal de bate-papo dos petistas a animar as noites de domingo, que pode ser acessado por canais que integram o BrasIrc
Como escreveu Zica na primeira versão do Expresso Zica, em março de 1996:
![]() |
Primeira edição do Expresso Zica, em março de 96 |
![]() |
Capa do Primeiro de Maio do Expresso Zica, em 1996 |
![]() |
![]() |