- JARDIM* LANÇA DESAFIO NA ASSEMBLEIA
"Passem para a Madeira administração da Justiça"
 - Jardim* quer dirigir a parte administrativa da Justiça na Madeira. O repto foi lançado em vésperas da chegada à Região do ministro Vera Jardim**, no final do debate sobre o programa do Governo. O PSD aprovou sozinho a moção de confiança ao Executivo.
DN 13/12/96, pág.4, Ivo Caldeira. 
*) Alberto João Jardim (presidente do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira)
**) Vera Jardim (ministro da Justiça do Governo da República Portuguesa)
 - Ministro da Justiça garante à sua chegada ao Funchal
Justiça não está numa autêntica bandalheira
 - O ministro da Justiça chegou,ontem, à Madeira para uma visita oficial de dois dias. Vera Jardim diz que não subscreve, de maneira nenhuma, a afirmação de que a justiça está numa "roda livre, nem numa bandalheira"
JM 16/12/96, pág.2
 - Durante um encontro que demorou mais de uma hora
 Advogados queixam-se ao ministro da Justiça
 - JM 16/12/96, pág.3 ,por R.Chg.
- Um grupo de advogados madeirenses chegou a ponderar a hipótese de dar as boas vindas ao ministro da justiça -que hoje inicia uma visita de trabalho à Região - através de uma carta aberta publicada na imprensa local. A carta tería o objectivo de tornar públicas algumas das reivindicações mais importantes dos advogados\Madeira. E constituiria nessa medida, um instrumento de alerta e de pressão: de alerta para os problemas mais prementes de que enfermam os serviços que,na Região, dependem do Ministério da Justiça; mas também de pressão, para que esses problemas, uma vez partilhados com a opinião pública, pudessem ser rapidamente resolvidos
Entre os problemas destaca a notícia (em subtítulos): Estado não investe na formação de advogados; Há tribunais por instalar (administrativos e fiscais);  Julgamentos na cadeia do Funchal; Flatam funcionários aos serviços notariais.
JM 16/12/96, pág.4, por Rui N.Fino
  Legislar sem ouvir ALR* banaliza-se em Lisboa 
- Não foi só a lei sobre o MAR** que avançou sem parecer da Assembleia. Anteontem, houve um segundo caso. É uma prática que pode implicar a inconstitucionalidade das matérias. O caso do MAR está em "stand by", terá afirmado o Gabinete do MR. Mas o comunicado do Conselho de Ministros diz o contrário.
DN 21/12/96, pág.3, por Luis Calisto
*) ALR = Assembleia Legislativa Regonal da RAM
**) MAR = Registo Internacional de Navios da Madeira
 - Partidos concordam com a sua alteração
Segredo de Justiça, até onde ?
 - Magistrados e advogados andam de candeias às avessas com a cada vez mais acesa discussão sobre Segredo de Justiça, na praça pública. Mas serenos, os deputados em São Bento disseram sim senhor à necessidade de fazer algumas alterações ao actual código jurídico. O livro sobre Leonor Beleza e a série  sobre Pedro Caldeira atiçaram a polémica. Enquanto uns brigam, outros fazem por resoolver a questão. Mas, afinal, até onde vai o Segredo ?! 
JM de 23/12/96, pág.2, A.Q.
 - ACIDENTES RODOVIÁRIOS CONTINUAM A MATAR
 -  Durante esta quadra de Natal já se verificaram diversos acidentes, alguns deles resultando na perda de vidas. Uma situação que leva o superintendente da PSP (Homem Costa) a pedir mais cuidado, sobretudo na circulação automóvel.
DN 24/12/96, pág.4,Marsílio Aguiar 
em entrevista ao superintendente da PSP (Homem Costa)
  Inspecção de Trabalho divide advogados e MP
- Alguns advogados madeirenses consideram que a Inspecção Regional do Trabalho está a actuar "sem lei", ou melhor de acordo com legislação que entretanto foi revogada a nível nacional. No entanto, o Ministério Público tem um entendimento diferente. O que dá uma nota de controvérsia à questão. É claro que a última palavra cabe sempre aos tribunais. Até agora, os advogados não tem utilizado espécie de "bomba atómica". mas, se um dia o fizerem, como será ? Um problema à atenção do legislador"
JM 25/12/96, pág.4, J.V.
 - VERA JARDIM E O NOVO CÓDIGO
 Justiça mais substancial e menos formal
 - Uma justiça "menos formal e mais substancial" e uma  "maior cooperação entre advogados e magistrados" são, para o ministro Vera Jardim, as principais vantagens do novo Código de Processo Civil, que entra em vigor no início de 1997.
DN 27/12/96,pág. III Nacional.
 - EM SINTONIA COM O RESTO DO PAÍS
Polícias madeirenses solidários com Severino
 - Conforme conseguimos apurar, muitos dos guardas madeirenses, que estiveram ao serviço na véspera de Natal, juntaram-se ao acto de depor as armas proposto a nível nacional, numa iniciativa de solidariedade para com o guarda Severino, da esquadra de Évora, detido por suspeita de homicídio.
DN 28/12/96, pág.5,por Marsílio Aguiar.
 - LUIS AMADO FOI A LISBOA DE EMERGÊNCIA MAS...
Não há crise nas polícias
 - O secretário de Estado Adjunto do Ministério da Administração Interna garante que há problemas mas que não há crise nas polícias.
DN 29/12/96, 1ª pág. 
 - A funcionar a partir de Fevereiro
 Projecto Vida tem novas instalações
Rui Adriano não quer fazer comentários sobre a eventual substituição de Carlos Perdigão
 
 - As novas instalações do Projecto Vida  na Madeira (PV) entrarão em funcionamento  entre os meses de Fevereiro e Março de 1997.
A Sede do PV, até agora situada no Centro de Saúde de Bom Jesus, passará para a Rua do Jasmineiro, onde será instalado também o Centro de Saúde Mental.
JM 30/12/96,pág.3.(Entrevista ao Sr.Srcretário Regional  dos Assuntos Sociais da RAM Rui Adriano)
 
 - Jardim e a Revisão Constitucional
 Região poderá usar direito à indignação
 - O presidente do Governo faz votos de silêncio sobre o processo de revisão da Constituição. Mas avisa:depois não se queixem
Alberto João Jardim decidiu que não dirá mais uma palavra a propósito da Revisão Constitucional. Uma opção que se aplica nomeadamente no que diz respeito às pretensões da Região Autónoma da Madeira. O Presidente do Governo Regional afirma que agora está na fase de ficar calado a observar. O que, obviamente, não significa inação.
Aliás,depois de fazer a sua declaração de voto de silêncio, Jardim deixou também um recado: "Depois não se queixem se os orgãos de Governo próprio da Região usarem o direito à indignação, expressão que aliás é do dr. Mário Soares"... 
  
"Se pensam que vou cair na asneira de nesta matéria dos direitos da Região Autónoma , correr riscos e cometer alguma ilegalidade para que depois possam cair-me em cima, tirem o cavalinho da chuva. Vou brincar ao gato e ao rato com os orgãos de soberania" ,esclareceu.
JM, 30/12/96, pág.5, por Raquel Gonçalves (em entrevista ao Dr. Alberto João Jardim).
 - VEM DA INTERPOL
Santiago já tem substituto na PJ 
 - Leitão dos Reis é o sucessor de Teófilo Santiago à frente da Polícia Judiciária Madeira. Segundo o DIÁRIO apurou ontem, o novo inspector entrará ao serviço no Funchal aos primeiros dias de Janeiro. Leitão dos Reis, conforme dados oficiosos a que tivemos acesso, já cumpriu serviço na Direcção Central de Combate ao Banditismo (DCCB), estando agora a terminar uma missão no Gabinete Nacional da Interpol.
DN 31/12/96, pág.7, Luis Calisto.