dons2
INTRODUÇÃO
A questão dos dons espirituais é sem dúvida um dos grandes temas abordados nas páginas de O Novo Testamento. É bastante importante, porque diz respeito à funcionalidade do Corpo de Cristo, que é a igreja.
Falar a rspeito dos dons ou carismas distribuídos pelo Espírito Santo, é redescobrir a própria essência da comunidade cristã que surge das páginas do livro de Atos. Talvez seja o desconhecimento deste tema e de suas implicações para a vida cristã , que esteja privando tantos crentes de serem melhor usados pelo Senhor.
Falar sobre dons espirituais a partir da perspectiva das escrituras é muito difícil se não recorrermos às cartas paulinas. É nos seus escritos profundos e desafiadores que vamos entender a natureza íntima de tal tema.
Inicialmente este trabalho abordará a questão da terminologia no que diz respeito aos dons, bem como analisaremos as listas de dons que aparecem no Novo testamento, além de algumas definições que nos ajudarão a ampliar a nossa discussão.
A partir de então, passaremos a analisar as listas de dons que encontramos nas cartas de Paulo, e a partir delas faremos o estudo de cada Dom em particular.
Finalmente, falaremos a respeito do propósito dos dons a partir da perspectiva do apóstolo Paulo.
Este trabalho também traz um apêndice onde apresento a distinção entre o Dom do Espírito e os dons espirituais.
I. OS DONS ESPIRITUAIS
1.1.TERMINOLOGIA
Há várias palavras no Novo testamento usadas em referência aos Dons espirituais, DÔREA e DOMA são usadas mas são raras(Efésios 4.8; Atos 11.17)3 , o uso mais comum é a tradução do substantivo grego que aparece no neutro plural, CHARÍSMATA, formado de CHARÍZESTHAI que tem como sentido "Mostrar favor, dar gratuitamente"e que está relacionado ao substantivo CHÁRIS (Graça) 4. Na forma plural, o substantivo DONS só pode ser encontrado em Romanos 11.29; 12.6; I Coríntios 12.4,9,28,30,31. O termo CHARÍSMA, é usado unicamente por Paulo, excetuando-se I Pedro 4.10. CHARÍSMA significa a Redenção ou a salvação como o dom da Graça de Deus (Romanos 5.15; 6.23), e também como Dom que capacita o crente a realizar o seu serviço a Deus (I Coríntios 7.7), além de referir-se também àquilo que habilita o crente a realizar um ministério específico na igreja( I Coríntios 12.28) (5)
Diante do exposto passaremos a expor algumas definições práticas sobre o que vem a ser Dons espirituais:
Para DELCYR DE S.LIMA, Dons espirituais são diferentes modos de o Espírito Santo usar as pessoas para a edificação da igreja e para o avanço da obra redentora de Cristo no mundo.(6)
STOTT define dom espiritual como certas capacidades , concedidas pela graca e poder de Deus, que habilitam pessoas para serviços específicos e correspondentes.(7) Em outras palavras dom tem a ver com a capacidade que qualfica a pessoa para um ministério.
CRANE afirma que dons espirituais referem-se a capacitações específicas usadas ou responsabilidades assumidas para o bem-estar e o crescimento da comunidade cristã.(8)
Em seu livro a respeito da Espírito Santo, HARBIN define dons como manifestaçòes específicas do Espírito santo que surgem na personalidade do crente para o proveito comum da igreja. (9)
KORNFIELD também abordando a questão dos Dons espirituais, descreve-os como dádivas ou graças dadas pelo Espírito Santo para edificação espiritual que resulta num crescimento do Corpo de Cristo e na glória de Deus.(10)
Diante destas definições podemos notar que embora com pequenos acréscimos e com palavras diferentes estes autores buscam identificar o dom espiritual inicialmente como obra exclusiva do Espírito Santo no Corpo de Cristo, depois que estes dons não são o resultado do esforço humano, mas são capacitações que vêm de Deus e que são fruto único de sua graça (CHARIS), isto entendido a partir da expressão TA CHARISMATÁ , cuja raiz obviamente é CHARIS. A terceira inferência a partir destas definições dos dons é que estes têm como alvo principal a edificação do Corpo de Cristo e para a glorificação de Deus.
1.2. LISTAS DE DONS NO NOVO TESTAMENTO
Tratando-se da quantificação dos Dons espirituais, STOTT apresenta quatro listas encontradas no Novo Testamento: Romanos 12.3-8; I Coríntios 12; Efésios 4.7-12 e I Pedro 4.10,11 (11) .
CRANE inclui além destes textos I Coríntios 7.7 (12), porém todos os demais autores consultados para este trabalho (13) optam (com ligeiras alterações na numeração dos versículos) pelas referências básicas apontadas por STOTT, e transcritas acima.
HARBIN classifica os dons nestas passagens gerais da seguinte forma (14):
Romanos 12.6-8: Profecia, serviço, ensino, exortação, atos de misericórdia, discernimento.
I Coríntios 12.8-10: sabedoria, conhecimento, fé e curas, operação de milagres, administração, línguas.
Efésios 4.11: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, interpretação.
I Pedro 4.11: fala, serviço.
Há certamente um erro de impressão no livro de HARBIN, quando identifica o Dom de Interpretação de Línguas na lista de Efésios 4.11, quando deveria estar na lista de I Coríntios 12, e quando insere discernimento de espíritos na lista de Romanos e Administração na lista de I Coríntios, devendo neste caso ser o oposto.
WAGNER diz que a grande maioria dos dons espirituais mencionados na Bíblia encontram-se em Romanos 12, I Coríntios 12 e Efésios 4, e que também há diversos capítulos secundários quanto ao assunto, os quais são: I Coríntios 13-14, I Pedro 4, I Coríntios 7 e Efésios 3. (15). A lista fundamental usando estes três capítulos básicos:
Romanos 12
1.Profecia 2.Serviço 3.Ensino 4.Exortação 5.Contribuição 6.Liderança 7.Misericórdia
I Coríntios 12
8.Sabedoria 9.Conhecimento 10.Fé 11.Cura 12.Milagres 13.Discernimento de espíritos 14.Línguas15.Interpretações 16.Apóstolo 17.Socorro 18.Administração
Efésios 4
19.Evangelistas 20.Pastores.
No recente livro de KORNFIELD sobre a questão de exercício dos dons na igreja, há uma pequena diferença na classificação dos dons, não sendo incluído nesta listagem o texto de I Pedro (16):
Romanos 12.6-8: profecia, ministério, ensino, exortação, dar, presidir, misericórdia.
Coríntios 12.8-10: palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, fé, dons de curar, milagres, profecia, discernimento de espíritos, línguas.
Efésios 4.11: apóstolo, profeta, evangelista, pastor, mestre.
Interpretação
Em seu livro DENTE DE OURO OU A CIDADE DE OURO, Odayr Olivetti afirma que em I Coríntios 12 existem duas listas de dons espirituais, a primeira nos versículos de 8 a 10, e a segunda no versículo 28, esta última alistando os seguintes dons (17):
Apóstolos, Profetas, Mestres, Operadores de milagres, Dons de curar, Socorros, Governos, Variedades de línguas.
Analisando as duas listas de Coríntios, OLIVETTI lembra que a interpretação de línguas é omitida na segunda lista, mas é mencionada no versículo 30.(18)
KORNFIELD alista outros possíveis dons que não foram mencionados nas listas apresentadas em seu livro (19) :
Administração(I Coríntios 12.28), Ajuda (I Coríntios 12.28), Arte/Artesanato (Êx 31.1-11; 35.30-35), Missionário (Atos 11.19-26; 13.1-3), Hospitalidade (I Pedro 4.9), Louvor (I Crôn 16.4-7; 25.1-7), Celibato (I Cor 7.7), Pobreza voluntária (I Cor 13.3), Intercessão (Mc 1.35; João 17.9), Exorcismo/Libertação (At 16.16-18).
Continuar
Voltar ao índice
Voltar ao homepage do Seminário