HISTÓRIA DO VIDRO
Ainda no século XIX, nos Estados Unidos, Deming Jarves colocou em marcha a fabricação do vidro sanduíche: objetos inteiros eram prensados em moldes com relevo.

No início do século XX, surgiu o estilo Art Déco, cujo representante máximo foi
Lalique (1860-1945).

Após a Segunda Guerra Mundial, o vidro moderno passou a ser altamente aperfeiçoado. No começo dos anos 60, surgiu o movimento International Studio Glass, o vidro arte, valorizado como a escultura e a pintura.

A primeira exposição de vidro em museu data de 1959 e foi realizada no Corning Museum of Glass, no Estado de Nova Iorque.

O curioso é que nenhum dos artistas do vidro dos anos 60 e 70 provinha de vidrarias. Muitos eram ceramistas, alguns trabalhavam em metal e outros eram pintores e desenhistas, a maioria autodidata no trabalho com o vidro.

Na Inglaterra, em 1967, foi criado o Royal College of Art, o primeiro curso específico de vidro.

No Brasil, a indústria vidreira tardou a surgir. A primeira fábrica de porte foi inaugurada no início deste século, com o objetivo de fabricar garrafas para a cervejaria Brahma.
É proibido reproduzir, na íntegra ou parcialmente, este texto. Ele foi registrado (C) por Ivany Kulczynski na Fundação Biblioteca Nacional (Ministério da Cultura, Escritório de Direitos Autorais), sob o número 140.283.
Home Page I Curriculum Vitae I História do Vidro
Galeria Virtual
I
Livro de Assinatura