Como vender leite!
Home Page Roberto > Filme "Como Vender Leite" 

"Como vender leite" : o caso do leiteiro criminoso!

Última atualização em 23/07/1998

"Como vender leite" é o título de um filme realizado como exercício na cadeira de "Fotografia para Cinema" do curso de Produção Cinematográfica da PUCRS.

O objetivo proposto era exercitar o uso de cores como uma maneira de despertar a atenção do espectador.

Nossa história mostra um leiteiro que entrega suas encomendas a moradores com simpatia. As pessoas gostam dele. Ao final, percebemos que o leite estava envenenado!!

O roteiro e a direção são coletivas, por Diego Otero, Giselle Jacques e Roberto Tietzmann. Tudo sob a orientação e palpites certeiros do prof. Jaime Lerner.

Documentando a filmagem realizada no dia 6 de junho, aqui estão o roteiro, o storyboard e as fotos da produção.

Se desejar, entre em contato conosco!


Apesar desta página ter menos fotos que "Uma Tarde no Sião", nosso exercício anterior de fotografia para cinema, isso é uma boa coisa. Afinal, significa que passamos mais tempo fazendo o filme do que tirando fotos disto!!!

A história do leiteiro que envenena seus clientes após conquistá-los com sua simpatia foi grandemente enriquecida com as locações na rua Sofia Veloso (na Cidade Baixa, em Porto Alegre) e a colaboração de nossos atores: Milka e Paulo Ricardo Levacov, Prof. Regis Cunha, Ayesha, Rogério e Giselle (sim! além de filmar ela também atuou!!). Muito obrigado a todos, inclusive aos moradores da rua.

Atendendo a pedidos, o roteiro de "Como Vender Leite" está disponível! A partir deste roteiro houve alterações em relação ao que foi filmado. Como sempre, o roteiro é uma referência, e não uma lei absoluta.

Envie um email para a equipe de "Como Vender Leite"!


Nosso elenco: convidados muito especiais.

............

Filme de faculdade é isso aí: buscar amigos, pais de amigos, conhecidos, desconhecidos e todas as almas de boa vontade para participar no filme. Apesar de ser um exercício de fotografia onde o enquadramento, fotometragem, composição, etc. são mais importantes do que a direção de atores, criar os planos com pessoas os torna mais envolventes e divertidos.

Rogério Fortes Carvalho foi nosso leiteiro, coagido na última hora após várias desistências. Milka e Paulo Ricardo Levacov foram o casal de terceira idade. O Prof. Regis Cunha foi o "Homem de Robe". E então, imprevisto! Todas as pessoas cotadas para viver a empregada (o "interesse romântico" de nosso filme) não podiam, se atrasaram, etc. etc. Sobrou para Giselle Jacques, nossa colega de grupo, fazer a ponta. Como ela e Rogério são namorados, não houve motivo para ciúmes!



Prof. Jaime: Kikitos à vista!



Pela primeira vez frente às câmeras, o prof. Jaime Lerner topou fazer uma ponta como o pedestre que cruza com o leiteiro. Corre solto por aí o boato que Jaime é forte candidato ao Kikito de melhor ponta!



Adiantados da hora. Dá pra acreditar?

............

Como sempre, nossa paranóia maior vinha do sol que ia rapidamente rumo ao horizonte, acabando com a luz disponível. Por incrível (ou não) que possa parecer, conseguimos terminar a filmagem bem antes do cronograma previsto. 45 minutos, para ser exato. O que foi motivo de grande alívio para toda equipe.



De olho na câmera!

........

A divisão de trabalho no grupo foi feita antes de irmos gravar, assim como a decupagem e a produção de locações, de figurinos e de elenco. Isso ajudou (da esquerda para a direita, olhando na câmera) Giselle Jacques, Diego Otero e Roberto Tietzmann a atingirem seu objetivo mais facilmente: realizar um belo exercício de fotografia para cinema.


As fotos mostradas na página são de autoria de Giselle Jacques, Roberto Tietzmann, Rogério Fortes Carvalho e do prof. Regis Cunha.


Desenvolvido por Roberto Tietzmann (rtietz@zaz.com.br)