Home Page Roberto > Filme "Como Vender Leite" > Roteiro
Diego de Otero, Giselle Jacques e Roberto
Tietzmann
"Como vender leite" é o título de um filme realizado como exercício na cadeira de "Fotografia para Cinema" do curso de Produção Cinematográfica da PUCRS. Nossa história mostra um leiteiro que entrega suas encomendas a moradores com simpatia. As pessoas gostam dele. Ao final, percebemos que o leite estava envenenado!! O roteiro e a direção são coletivas, por Diego Otero, Giselle Jacques e Roberto Tietzmann. Tudo sob a orientação e palpites certeiros do prof. Jaime Lerner. Se desejar, entre em contato conosco! |
Seqüência 1 - Apresenta o leiteiro. O leiteiro, bem-humorado e vestido de branco, vem andando por uma rua calma, carregando um engradado de garrafas de leite.
Seqüência 2 - Primeira casa. Ele chega diante da porta de uma casa. Bate e aguarda. Um homem de robe e cachimbo atende, cordial. O leiteiro tira o boné, respeitoso, entrega o leite e ainda apanha o jornal que está na soleira, entregando-o ao homem, que agradece com um sorriso austero e um aperto de mãos. O leiteiro parte para outra casa.
Seqüência 3 - Segunda casa. Pára diante da segunda porta e levanta o punho. Antes de bater, porém, a porta se abre e surge uma mulher bem vestida, estilo executiva, conduzindo a filha, uma menina de uniforme escolar e mochila. Ambas sorriem ao ver o leiteiro. Ele passa a mão na cabeça da criança e esta se afasta. Depois de entregar o leite à mulher, o leiteiro apoia a mão na porta, relaxando a postura e puxando conversa. A mulher também se recosta no marco oposto, demonstrando interesse. Mas, ela logo olha no relógio e se despede dele com um beijo displicente na face. O leiteiro avança pela rua em direção à próxima casa.
Seqüência 4 - Terceira casa. Batendo pela terceira vez, o leiteiro é atendido por uma velhinha simpática. Novamente, ele tira o boné em sinal de respeito enquanto estende a garrafa. A velhinha faz sinal para que ele espere, some por um momento e volta trazendo um pote de geléia. O homem agradece sorridente e se afasta, sob o olhar carinhoso da velha.
Seqüência 5 - O suspense. Assim que se afastada casa, o leiteiro pára, olhando sorrateiramente para os lados.
Seqüência 6 - O envenenamento. Vemos um conta-gotas pingando. Em seguida, é mostrado um galão de veneno ao fundo, enquanto o leiteiro, com expressão sinistra, continua pingando o líquido escuro dentro de uma garrafa de leite. |