O Rio de Janeiro continua lindo.....
Esta foto foi obtida junto ao site da Embratur.
Este site conta com belíssimas fotos de pontos turísticos do Brasil afora.

RIO DE JANEIRO / URCA

A Urca é um dos mais tradicionais centros de escalada do país.
Aí encontra-se o mais famoso cartão postal da cidade (junto com o Cristo, é claro): o Pão de Açúcar onde se concentra a maioria das vias do local; O Morro Babilônia também fica aí com suas vias de graus não muito elevados que proporcionam um prazer indescritível nos fins de semana ensolarados do Rio, há também a Parede dos Ácidos com suas vias curtas e 'grossas' de escalada esportiva; Ao lado do Pão de Açúcar fica o Morro da Urca, bom campo escola para quem está engatinhando no esporte e por fim não poderia deixar de citar a Pedra do Urubu que é uma falésia que parece surgir do mar ao lado do Pão... (o acesso se dá através da Pista Claudio Coutinho) e que tem vias esportivas atléticas bem difíceis; aí fica uma das vias que é considerada uma das mais difíceis do Brasil , a Southerner Confort, um 10a Atlético!

Para obter maiores informações sobre as vias não deixe de consultar o livro GUIA DE ESCALADAS / URCA.

PÃO DE ACÚCAR

O Pão de Açúcar possui mais de 70 vias dos mais diferentes graus em suas quatro faces.
O Acesso às diferentes faces se dá através da pista de cooper Claudio Coutinho, mantida pelo exército (que aliás tem diversos quartéis na região tornando-a bem segura, não tenha medo vá para o Rio).
Esse morro (o grande Pão de Açúcar é um morro?) foi palco (escalada também é arte) de uma das primeiras manifestações de escalada no país através da inglesa Henrietta Carsteirs que o conquistou em 1817 subindo pelo Costão que hoje em dia é acessível para qualquer 'turista' mas que na época representou um grande feito.
A via mais popular é (acredito eu) o Coringa que justamente tem este nome por ser o coringa na manga de todo escalador carioca que quer apresentar o morro para seus colegas de outros estados, ciérrrrto?
Para maiores informações consulte o
Guia da Urca.

Uma das vias que eu tomei a liberdade de descrever foi a ITALIANOS, que é uma via clássica que resume o Pão de Açúcar.

BABILÔNIA

(A maior parede que aparece na foto ao lado)
É parada obrigatória para quem se dirige à Urca pela primeira vez e uma boa pedida para o sábado de quem foi para a cidade passar só um fim de semana. Após a chuva é a primeira parede a secar pois possui pouca vegetação e é bem exposta ao Sol, fator que faz com que os escaladores a procurem pela manhã deixando por exemplo a face sul do Pão de Açúcar para a tarde pois se aí o Sol mal consegue dar as caras, na Babilônia ele chega a torrar seus dedos num dia forte de verão no Rio 40 graus (cidade maravilha purgatório da beleza e do caos..) Uma das vias mais tradicionais dessa parede é a M2: via longa (4 enfiadas) como praticamente todas as outras do morro porém bastante agradável .
Para maiores informações consulte o Guia da Urca.

©Marcelo Botelho                Clique na foto

Esta e outras fotos do Rio podem ser vistas na
bela página:     LIVE CAM RIO / MBOTELHO

ÁCIDOS

A Parede dos Ácidos fica ao lado do Babilônia e seu acesso se dá através da Praia Vermelha
Possui apenas vias esportivas de alto grau de dificuldade ( com excessão de umas três vias de 4 grau que eu me arrisquei a fazer).
Para maiores informações consulte o
Guia da Urca

COMO CHEGAR

Eu acho que é desnecessário explicar como se faz para chegar até o Rio...
Uma dica para quem vai pra lá passar um fim de semana é ficar no Hotel Angrense que é um hotel simples porém confortável e com diárias não muito caras. O ideal é chegar no sábado de madrugada lá e sair no domingo de manhã do quarto, deixando as coisas com o atendente, assim você paga só uma diária ( +/- R$18, com café da manhã no domingo ) pois estas começam a ser contadas a partir do meio-dia. O hotel fica em Copacabana na Travessa Angrense,25 ( paralela à R. Santa Clara, uma travessa da Av. Nossa Senhora de Copacabana ) e o telefone é: (021) 255-0594. Para chegar lá a partir da Rodoviária você deve pegar o ônibus no.127 no terminal ao lado. Do hotel até a Urca pegue o ônibus no. 512, ele te deixará em frente ao bondinho do Pão de Açúcar, para voltar pegue o 511, do outro lado da avenida.
Só mais um conselho, assim como quem não quer nada..., guarda seu relógio e carteira antes de pegar um ônibus lá, não é por nada não, só faz isso.


| ÓRGÃOS | ITATIAIA | MARUMBI | CORCOVADO | CUSCUZEIRO | BAÚ| GUARAIÚVA | VISUAL| MALUF | JARAGUÁ |
| PEDREIRA | 90 |

Volta