A Geografia nas vias da Internet

Introdução

Meu nome é Hosana Ayko Tominaga. Venho apresentar as páginas que fizeram parte do meu Trabalho de Graduação Individual (TGI I e II) do curso de Geografia da USP no segundo semestre de 1996.

O objetivo deste trabalho é apresentar um novo método de pesquisa para os alunos do primeiro e segundo graus facilitando desta forma o acesso a informações atualizadas e possibilitando também o ensino à distância. Desta forma estaremos promovendo um maior intercâmbio entre o pesquisador e o usuário, abrindo novos horizontes, valorizando suas capacidades e motivando a trabalhar e compartilhar experiências.

O método de pesquisa e divulgação é a Internet. Com o crescimento tecnológico a Informática está sendo inserida na grade curricular como matéria regular. Assim o computador é apresentado como uma poderosa ferramenta cognitiva, auxiliar na construção do conhecimento, capaz de auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo, a organização do pensamento, facilitar a expressão da criatividade e a postura crítica. Além disso, à medida que a cultura da Informática penetra no ambiente escolar, a Informática passa a funcionar como um elo, integrando-se às demais disciplinas curriculares.

O tema geográfico a ser abordado neste trabalho é a água, mas seria possível abordar basicamente qualquer outro tema de Geografia uma vez que a Internet está aberta para qualquer tipo de assunto e os temas geográficos são particularmente propícios a esse tipo de veiculação. Hoje é possível encontrar os mais diversos tipos de serviços, pesquisas e até mesmo de comércio dentro da Internet.

A água foi escolhida por ser um assunto importante para o Brasil. Embora o país esteja na faixa tropical úmida, tecnicamente a água pode ser considerada como elemente escasso, tanto no abastecimento urbano como no uso multiplo. Convém divulgar esses aspectos e educar as gerações futuras com vistas a sua preservação.

Para o desenvolvimento destas páginas foi utilizado o software chamado FrontPage da Microsoft. Para o melhor aproveitamento dos recursos das páginas é necessário utilizar browsers acima da versão 2.0 (Netscape ou Explorer).

O trabalho realizado baseou-se em pesquisas bibliográficas, revistas técnicas e principalmente em páginas extraídas da própria Internet.

Gostaria de agradecer a Professora Doutora Claudette B. Junqueira pela paciência, compreensão e apoio, frente aos obstáculos que surgiram durante o processo de elaboração deste trabalho. À minha família que tanto me apoiou e compreendeu a razão de não estar presente nos momentos que desejava. E aos amigos que com suas sugestões ajudaram a desenvolver este trabalho.

Você é meu visitante número