Donodavida - O site do povo de Deus
LINKS
Home
Boa Busca
Humor gospel
Contato
Downloads
Cifras
ASSUNTOS
Anjos de Deus
Satanismo
Espiritismo
Ímpios
Inferno
Maçonaria
Jesus
Incomparável Cristo
Os mórmons

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Você precisa ler frequêntemente o livro dos livros, a Bíblia. Temos muitas provas do eterno poder da Palavra de Deus.

1) - As vidas transformadas pela leitura e prática de suas palavras.

2) - A fidelidade dos seus inspirados escritores, muitos dos quais morreram pela fé.

3) - A coerência do conteúdo, apesar de escrito por dezenas de servos de Deus, e num período de vários séculos.

4) - O cumprimento minucioso das profecias.

5) - O testemunho de Jesus, confirmando as palavras do velho testamento.

6) - As recentes descobertas arqueológicas.

7) - O testemunho que ela dá a respeito de si mesma: "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." (2Timóteo 3:16,17)


Vantagens da leitura bíblica

1) - Ela nos fortalece. "Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós." (Salmo 119:28)

2) - Ela nos purifica. "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado." (João 15:3) "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? observando-o segundo a tua palavra." (Salmo 119:9)

3) - Ela nos ajuda a receber respostas de oração. "Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito." (João 15:17)

4) - Ela traz gozo ao nosso coração. "Tenho-vos dito estas cousas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo." (João 15:11)

5) - Ela nos alimenta espiritualmente."Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para a salvação." (1 Pedro 2:2)

6) - Ela nos traz sabedoria. "Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos...compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos." (Salmo 119:98,99.)

7) - Ela orienta nossa vida e nossas decisões. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos." (Salmo 119:105)

8) - Ela garante nosso sucesso. "Não cesses de falar deste livro da lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido." (Josué 1:8)


Como ler a bíblia?

1) - Leia na expectativa de que Deus lhe fale ao coração. Ore pedindo que Deus o ajude a entender o que lê. O salmista Davi orou assim: "Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei." (Salmo 119:18)

2) - Leia fazendo perguntas. O que Deus quer de mim neste trecho? O que é que esta passagem revela sobre Deus, sobre Jesus, sobre mim e sobre a vontade de dele? Há aqui alguma ordem para eu obedecer? Alguma promessa da qual deva me apropriar? Como as verdades deste texto podem ser aplicadas à minha vida?

3) - Leia várias vezes. Para entender bem uma passagem, nada melhor que a repetição. A Bíblia é um livro que deve ser consultado com frequência.

4) - Leia metitando. É melhor uma pequena passagem lida, entendida e aplicada, do que as muitas verdades de um texto longo, vistas superficialmente. (Salmo 1)

5) - Leia com disposição de praticar a palavra. "Tornai-vos, pois praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos." (Tiago 1:22)

6) - Memorize versículos e referências. "Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma." (Deuteronômio 11:18)


Como começar?

A Bíblia é composta de duas partes: o Antigo Testamento, que foi escrito antes da vinda de Jesus Cristo e contém 39 livros, e o Novo Testamento, que foi escrito depois da vinda de Jesus Cristo e contém 27 livros. Os livros são divididos em capítulos, e estes em versículos numerados.

Você deve começar com os livros do Novo Testamento. Leia o livro de 1João e, em seguida, os evangelhos de João e Marcos. Leia os Salmos, porque serão de grande utilidade na sua vida devocional. Leia um capítulo de Provérbios por dia. Depois, Atos dos Apóstolos, Efésios, Filipenses e os demais livros da Bíblia.

Para localizar estes livros,consulte o índice que se encontra em uma das primeiras páginas. O importante é ser persistente e sistemático. Anote suas descobertas e não tenha receio de sublinhar passagens preciosas. Escreva na margem das páginas. Uma Bíblia marcada é uma Bíblia bem aproveitada.

A grande finalidade da leitura bíblica e da oração é manter uma comunhão íntima com Deus. Através dela recebemos do Senhor o alimento indispensável ao dia-a-dia de nossa vida espiritual.


Abreviações


Leituras selecionadas

Quando você...

* Estiver enfermo ou em sofrimento: Tiago 5:13-18 ; João 11:1-45 ; Salmos 6 e 41.

* Fracassar nos negócios: Salmo 37 ; Mateus 6:24-34.

* Desejar paz interior: João 14 ; Salmo 23 e 91.

* Sofrer inratidão: 1 Coríntios 13 ; Isaías 49:14,15.

* Sentir-se provado: Tiago 1:2-15.

Se você...

* Tiver pecado: Salmo 51; Isaías 53 ; 1João 1:9.

* Necessitar de Perdão: Lucas 15 ; Mateus 6:14,15.

* Desejar paz e alegria no lar: Efésios 5:22,23 ; 1Pedro 3:1-12.

* Quiser aprender a orar: Mateus 6:5-18 ; Salmos 23 e 51.

* Quiser viver em paz com o próximo: Mateus 5:23-26 ; Mateus 7:12; Romanos 12:9-21.

* Quiser certeza da salvação: João 3:16, 18 e 36 ; 1João ( a carta inteira).