Educação e ensino
Defesa da escolas técnicas
O projeto do Executivo sobre o novo currículo e papel das escolas técnicas no país vem gerando manifestações contrárias de toda a sociedade, incluindo estudantes e educadores. Zica solicitou à assessoria da liderança da bancada do PT um estudo do projeto, de suas conseqüências e de alternativas.
O estudo da bancada é muito crítico à proposta, principalmente em quatro pontos: ausência de um projeto de desenvolvimento do país face à globalização da economia, desvinculação do ensino técnico do curso secundário, despreocupação com as novas características do mercado de trabalho, que busca técnicos que saibam pensar e aprender e, finalmente, a desvinculação deste projeto com o espírito geral da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).
A preocupação do deputado com as escolas técnicas vem desde o início do mandato. Já na discussão do orçamento de 1996, uma das emendas apresentadas previa uma verba de R$1.810.000 para projeto pedagógico do Centro Paula Souza, que é vinculado à Unesp e responsável por diversas escolas técnicas do Estado de São Paulo.
Veja também
![]() |
PDC00402-97, que susta o decreto presidencial sobre o ensino técnico. |
Fale com o Zica: zica@mpc.com.br
Esta página está hospedada em