Copa do Norte
Fase Final

1º Jogo | 2º Jogo


Grupo G

Sampaio Corrêa 0 x 1 São Raimundo
Local:
Estádio Castelão - São Luis/MA
Data: 28.03.1999
Gol: Luíca (São Raimundo).

Sampaio Corrêa: Gabriel, William, Alê, Cedral (Ronaldi) e Romero; Toninho, Renato Nascimento, Dejair (Jairo Lenzi) e Válbson; Irineu e Edmundo (Edson Carioca). Técnico - Arturzinho
São Raimundo: Nailton, Marquinhos, Murica, Donizete (Marcos Pesão) e Frei; Marcos Luís;
Luís Cláudio, Alberto e Zedivan (Luíca); Niltinho e Neto. Técnico - Aderbal Lana
Árbitro: Saul Brito Duarte (BA)
Assistentes: Belmiro da Silva (BA) e Alessandro Rocha Matos (BA) –
Cartão vermelho: Alê, do Sampaio - Público: com a nota na mão 30.252 torcedores.

Veja como foi o jogo (Fonte:
O Estado do Maranhão).
Sampaio perde a primeira em casa
São Raimundo-AM vence e agora basta só empatar jogo de volta domingo em Manaus
Diante 30.252 torcedores que foram ao Castelão, na tarde noite de ontem, o Sampaio Corrêa decepcionou, mais uma vez, ao perder por 1 x 0 para o São Raimundo-AM, na primeira partida da decisão da Copa do Norte/99.
O Sampaio dominou boa parte do jogo, criando inúmeras oportunidades, mas não teve tranquilidade para fazer os gols pretendidos para garantir uma boa largada na disputa do bicampeonato.
O quadro maranhense teve um começo arrasador. Atirou uma bola na trave e criou mais duas chances de gol, logo nos primeiros cinco minutos. Deu impressão de que chegaria fácil à vitória.
Mostrando ser um time entrosado e até experiente, o São Raimundo, com três zagueiros na frente da área, sustentou a pressão inicial para depois arriscar algumas estocadas na base do contra-ataque.
O gol amazonense aconteceu aos 20 minutos do segundo tempo, justamente numa jogada em que o Sampaio estava no ataque e o São Raimundo tomou a bola. No contra-ataque, Luíca, que havia entrado minutos antes em lugar de Zedivan, marcou de cabeça, num vacilo do meio de zaga boliviano.
O técnico Arturzinho fez algumas alterações no Sampaio. Mudou o ataque, mas a pontaria continuou a mesma. Várias situações de gol aconteceram, sem sucesso. A principal chance foi quando Edson Carioca driblou até o goleiro, sofreu pênalti, mas faltou experiência para cair na área.
No que tentou fazer o gol, perdeu. Para complicar, aos 31 minutos, Alê, a figura mais fraca do time tricolor, foi expulso de campo, dando chance ao São Raimundo terminar o jogo tocando a bola, o que levou a própria torcida boliviana a gritar "olé".
Vestiário – No vestiário do Sampaio, o técnico Arturzinho disse que, de novo, o seu time pecou
nas finalizações e que, por isso, perdeu um jogo que poderia ter ganho, até com tranquilidade.
O preparador frisou, entretanto, que, assim como o Sampaio perdeu em casa, pode perfeitamente
ganhar em Manaus. "É só corrigir os erros e acertar a pontaria.Vamos trabalhar para isso".


São Raimundo é Campeão da Copa Norte.
Parabéns!

São Raimundo 1 x 2 Sampaio Corrêa - Tempo Normal.
São Raimundo 3 x 1 Sampaio Corrêa - Pênaltis.
Local:
Estádio Vivaldo Lima - Manaus/AM
Data: 04.04.1999
Público: 47.211 pagantes.
Renda: Não fornecida.
Gols tempo normal: Jairo Lenzi, Valbson (Sampaio Corrêa) e Neto (São Raimundo).
Gols pênaltis: Marco Rui, Frei, Genival(São Raimundo) e Romero(Sampaio Corrêa).

Sampaio Corrêa: Gabriel; William, Ronaldi, Cedral e Romero; Toninho, Renato Nascimento, Djair
(Edmundo) e Valbson; Irineu e Jairo Lenzi (Juruna). Técnico: Arturzinho.
São Raimundo: – Nailton; Marquinhos, Donizete, Luis Cláudio e Frei; Murica (Luíca), Marcos Luis,
Alberto e Zedivan; Niltinho (Genival) e Neto. Técnico: Aderbal Lana.
Árbitro: Jamir Garcês/DF.
Auxiliares: Renato Miguel e Rogério Oliveira.

Veja como foi o jogo (Fonte: O Estado do Maranhão).
Sampaio perde titulo nos pênaltis.
O Sampaio Corrêa perdeu a chance de conquistar ontem, no estádio Vivaldo Lima, em Manaus, o
bicampeonato da Copa do Norte de Futebol.
O tricolor maranhense foi derrotado pelo São Raimundo por 3 x 1 na cobrança de pênaltis, depois de vencer no tempo normal por 2 x 1. O time maranhense, pelo que jogou, merecia um melhor resultado, porém, seus jogadores não tiveram a calma necessária na hora da decisão da loteria dos pênaltis.
Durante a partida, o tricolor teve as melhores oportunidades e dominou o jogo. O time amazonense tentou amedrontar o quadro maranhense, porém não foi feliz em sua tentativa. Já o time timbira se impôs com um futebol rápido e objetivo, abrindo caminhos pelas pontas com um meio-de-campo criativo, uma defesa forte e um goleiro seguro. Valeu Sampaio!
Primeiro tempo - O Sampaio virou de campo com a vantagem no marcador. O representante timbira na competição marcou seu primeiro gol aos 21 minutos. O ponta Jairo Lenzi foi o autor do gol, aproveitando uma boa jogador do meio-campista Dejair que venceu seus dois marcadores.
O placar deu certa tranqüilidade ao tricolor time, que voltou para o segundo tempo sem alteração e determinado em continuar buscando o segundo gol. O treinador Arturzinho gritou o tempo todo e o time atendeu sua ordem.
Segundo tempo - Logo no começo da etapa final, o time São Raimundo tentou surpreender o Sampaio, porém seu jogadores não tiveram espaço devido a forte marcação imposta pela equipe boliviana e pela boa movimentação no meio-de-campo.
O jogo estava equilibrado. Numa jogada pela ponta esquerda, o time do São Raimundo conseguiu empatar aos 14 minutos, com gol marcado por Neto. Depois do susto, o Sampaio voltou a dominar a partida. Seus jogadores avançaram e aos 28 minutos veio o gol da vitória no tempo normal. O gol foi marcado pelo meio-campista Valbson, aproveitando uma boa jogada de todo ataque tricolor. Com 2 x 1, o jogo chegou ao seu final. Para ficar com o título, o Sampaio precisava vencer por 3 x 1 porque foi derrotado em casa, no primeiro jogo, por 1 x 0. O resultado levou a decisão da Copa do Norte para a cobrança de pênaltis.
Pênaltis – O São Raimundo levou a melhor na loteria da decisão da cobrança dos pênaltis. Os
jogadores maranhense perderam três chances. O resultado final foi de 3 x 1 para o time
amazonense. O goleiro tricolor Gabriel ainda defendeu uma penalidade. Marco Rui fez 1 x 0;
Romero empatou em 1 x 1; Frei fez 2 x 1 para o São Raimundo. Toninho perdeu para o Sampaio.
Genival fez 3 x 1 para o quadro amazonense;. Valbson perdeu para o Sampaio. Gabriel defendeu o
pênalti batido por Ubaldo. Edmundo selou a vitória do São Raimundo, chutando para a defesa do
goleiro Nailton.

A equipe do São Raimundo está classificada para a Copa Conmebol em 1999 e para a Copa dos Campeões envolvendo os campeões dos torneios regionais de 1999, ainda sem data marcada pela CBF.


Primeira Fase Grupo A | Grupo B | Grupo C | Grupo D
Segunda Fase
Grupo E | Grupo F
Fase Final
Grupo G | Classificação Geral | Estatísticas

 

| Copa do Norte 2000 | Primeira Fase | Grupo A | Grupo B |
| Classificação Geral | Estatísticas |
Ranking |
Ranking do Norte| Ranking do Nordeste |

| Copa do Norte 97 | Copa do Norte 98 | Copa do Norte 99 ||
Histórico | Copa Norte-Nordeste 1969 | Copa Norte-Nordeste 1970 ||

Torneios | Copa do Nordeste 97 | Copa do Nordeste 98 |
| Copa do Nordeste 99 | Copa do Nordeste 2000 | Série B |